sexta-feira, 29 de março de 2019

Cob roda o Brasil para definir as sedes dos Jogos Escolares da Juventude 2019

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) finalizou nesta terça-feira, dia 26, uma série de visitas técnicas por dez cidades de todas as regiões do país para escolher as sedes dos Jogos Escolares da Juventude 2019. Desde 12 de fevereiro, dois representantes da entidade rodaram o Brasil em busca das melhores estruturas para receber o futuro do esporte nacional. A definição das novas sedes acontece no dia 2 de abril, quando a diretoria do COB se reunirá para analisar todas as candidaturas.
As seguintes cidades foram visitadas pelo COB: Cascavel (PR), Joinville (SC), Palmas (TO), Manaus (AM), Brasília (DF), Mossoró (RN), Natal (RN), Blumenau (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Poços de Caldas (MG). As visitas tiveram o objetivo de instruir as cidades candidatas e validar a documentação para definição das vencedoras. Os principais critérios para a definição das sedes são as garantias governamentais de atendimento ao caderno de encargos, sessão dos locais de competição e centro de convenções (etapa nacional) e disponibilidade e tarifa da rede hoteleira.
“As visitas foram extremamente proveitosas. Estamos muito satisfeitos com o número de cidades que apresentaram candidaturas. É sinal de que o novo formato dos Jogos Escolares se tornou mais atrativo e acessível. Um dos objetivos da mudança era justamente dar a oportunidade de levar a competição a novos locais e com isso disseminar ainda mais o esporte estudantil”, afirmou André Mattos, coordenador geral dos Jogos Escolares da Juventude.
Em 2018 foi definido um novo formato para a competição, com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma etapa nacional, com ambas as categorias, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal. Desde o ano passado, a maior competição estudantil do país é disputada em um novo formato. Agora, são três etapas regionais e uma nacional. O novo formato gerou uma redução orçamentária de aproximadamente 30% em relação aos anos anteriores. Em 2018, Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville (SC) receberam os Jogos Escolares da Juventude.
Maior competição estudantil do país, os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne anualmente mais de 6.000 alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil, que competem em 14 modalidades, em um clima de interação, respeito e amizade.
Já estão definidas as datas das etapas regionais e nacional dos Jogos Escolares 2019 e as cidades que se candidataram para cada uma delas:
Regional Amarela (Sul/Sudeste/GO/MS): 02 a 06 de setembro
1- Cascavel/PR
2- Joinville/SC

Regional Verde
(Norte/DF/MT):
11 a 15 de setembro
1- Palmas/TO
2- Manaus/AM
3- Brasília/DF

Regional Azul
(Nordeste):
20 a 24 de setembro
1- Mossoró/RN
2- Natal/RN

Etapa Nacional:
16 a 30 novembro
1- Blumenau/SC
2- Foz do Iguaçu/PR
3- Poços de Caldas/MG
4- Natal/RN

Nenhum comentário: