quarta-feira, 20 de março de 2019

Poços na briga para sediar a etapa nacional

Poços de Caldas, MG - A cidade está na disputa para realizar a etapa nacional, que acontece no final do ano. O anúncio da cidade-sede deve acontecer nos próximos dias. “Entramos com nossa proposta e já tivemos uma resposta positiva do governo e da hotelaria e agora entramos numa disputa com outras cidades, não é fácil pois são cidades fortes, mas acreditamos que nossa proposta foi bem feita e está bem nesta saudável briga”, falou Paulista.
Representantes do COB visitaram as praças esportivas de Poços de Caldas em fevereiro e se reuniram com diversos setores, como de hotelaria e prefeitura. Foi realizada ainda uma reunião na sede da Secretaria de Esportes com presença do secretário de Esportes Wellington Guimarães, o Paulista, o secretário de Turismo Ricardo Fonseca Oliveira, Pedro Mendes de Lima, representando a Secretaria de Educação, e Luís Gustavo dos Santos Dutra, representando a Cultura, além de Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, que trouxe os jogos para Poços quando foi secretário de Esportes, Marcela Carvalho e Israel Pereira. André Mattos, gerente de esporte de base do COB, realizou uma palestra e disse o que a cidade precisa para receber os jogos. Segundo ele, Poços tem totais condições de voltar a sediar o evento, mas precisará atender a vários requisitos. “Estamos iniciando o processo de candidatura para os jogos de 2019 para as etapas nacionais e regionais e Poços de Caldas é uma forte candidata à etapa nacional. Viemos realizar uma série de visitas aos locais de competição, hotéis e depois vamos analisar todas as candidatas que estão concorrendo”, falou Mattos. “Poços de Caldas é a menor cidade em termos de tamanho em relação às outras, mas leva vantagem de já ter realizado em outras edições com muita competência, conhece o formato, uma rede hoteleira bem grande e por isto é uma forte candidata”, falou Mattos.
Poços de Caldas sediou os Jogos Escolares Nacionais pela primeira vez em 2006 e a última edição na cidade foi em 2012. Além de visitas aos ginásios e hotéis os representantes do COB se reuniram com integrantes da prefeitura para conversar sobre as contrapartidas da cidade para a realização dos jogos.


Os Jogos

Os Jogos Escolares já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Já nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, 75 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares. Outra competição que tem diversos atletas oriundos dos Jogos Escolares são os Jogos Olímpicos da Juventude. Da delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, 33 atletas entre 59 possíveis em 11 modalidades são oriundos da maior competição escolar do país.
Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo.
A etapa nacional é composta por 14 modalidades em disputa. Além das quatro coletivas, basquete, futsal, handebol e vôlei, também serão realizadas disputas de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

Nenhum comentário: