segunda-feira, 18 de março de 2019

Após garantir classificação, Caldense segue hoje para BH para encarar o Cruzeiro

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com e Renan Muniz / Caldense

Poços de Caldas, MG - O clima de festa vivido no Ronaldão no último domingo, após a vitória por 3x0 sobre o Tupynambás é coisa do passado. Ontem mesmo o time comandado por Mauro Fernandes se reapresentou e começou o trabalho para encarar o Cruzeiro amanhã pela última rodada da fase de classificação. A vitória contra o time de Juiz de Fora no domingo garantiu a Caldense nas quartas de final, restando definir apenas em qual colocação o time de Poços terminará.

Reapresentação
A equipe  se reapresentou na tarde desta segunda-feira no CT. O elenco teve uma longa conversa com o técnico Mauro Fernandes e realizou um trabalho de recuperação física. Na terça pela manhã o grupo fará um treino tático no Ninho dos Periquitos e ao meio dia seguirá viagem para Belo Horizonte, onde irá encarar o Cruzeiro na quarta-feira às 21h30 no Mineirão.
O grupo está focado em alcançar outras duas metas, conquistar vaga para a Copa do Brasil e para a Série D 2020. Para isso, a equipe terá de quebrar um tabu de 24 anos se não quiser depender de outros resultados, já que não vence o Cruzeiro fora de casa desde 1995.
Atualmente o Verdão conta com a defesa menos vazada entre os clubes do interior e está na quinta colocação do estadual, com 13 pontos. Já o Cruzeiro ocupa a vice-liderança com 22 pontos. O Mineiro oferece três vagas para a quarta divisão do futebol nacional, destinadas às equipes que não disputam divisão do brasileiro. Já para a Copa do Brasil, são quatro vagas, entretanto, novas vagas podem ser abertas caso Cruzeiro, Atlético e América, por exemplo, se classifiquem à competição através do Brasileirão ou Ranking da CBF.

 Números
O retrospecto geral do confronto assinala 78 jogos, sendo 6 vitórias da Caldense, 20 empates e 52 vitórias do Cruzeiro. A Veterana marcou 44 gols e sofreu 154. Em toda a história, a Caldense venceu a Raposa fora de casa apenas uma vez, em fevereiro de 1995, por 1 a 0, com gol de Vantuir. As outras vitória do Verdão foram em casa, sempre por 1 a 0, nos estaduais de 74, 75, 83 e 2004. Exceto em 76, quando venceu por 2 a 1. No último confronto entre as equipes, pelo Mineiro de 2018, empate por 0 a 0 no Ronaldão.

Para o duelo, a Caldense não poderá contar Leleco, que segue em tratamento no departamento médico. Os demais atletas estão em plenas condições de jogo. Ninguém está suspenso por cartões.

O lateral-esquerdo Edu Pina e o zagueiro Rodolfo estão pendurados com dois cartões amarelos. Lazarini, Felipe Baiano, Lorran, Renan Ribeiro, Joel, Romário, Salatiel e Omar levaram um cartão cada na competição. Felipe Baiano (4), Judson (2), Romário (2), Lazarini, Lorran e Carlinhos são os autores dos gols da equipe no campeonato.

A arbitragem ficará a cargo de Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira, que apitou a derrota da Veterana por 2 a 0 frente ao Patrocinense no estadual deste ano. Além de Ricardo Junio de Souza (assistente 1), Magno Arantes Lira (assistente 2), Adílio Ribeiro da Silva (quarto árbitro) e Flávio Henrique Coutinho Teixeira (observador).

Nenhum comentário: