sexta-feira, 15 de março de 2019

Poços de Caldas recebe segunda etapa de treinamento da metodologia Joy of Moving

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - A Ferrero realizou durante todo o dia de ontem a segunda fase de treinamento da metodologia Joy of Moving, que tem por objetivo despertar a alegria e o prazer de praticar esportes e atividades físicas entre crianças. Cerca de 120 professores da rede municipal de Poços de Caldas estiveram presentes em dois períodos. As atividades e palestras foram realizados no IFsuldeMinas.
O projeto Joy of Moving - método educacional inovador, desenvolvido na Itália pela empresa Ferrero em parceria com a Universidade Italiana Foro Italico - tem como objetivo despertar nas crianças e jovens o interesse e o prazer pela prática de atividades físicas. O programa faz parte das ações de responsabilidade social da Ferrero e atenderá a mais de 9 mil crianças na cidade. O Brasil é o primeiro país a receber o projeto completo, que será implementado em escolas públicas da cidade por uma equipe de quatro professores italianos.
“Tivemos o lançamento do projeto em outubro do ano passado quando os professores puderam experimentar a aplicação do projeto. Nesta segunda etapa o propósito foi de fazer uma reciclagem dos conceitos que estão por trás, uma vez que eles estão mais familiarizados com os jogos e atividades realizadas com os alunos e puderam desfrutar de uma maneira mais profunda estes conceitos”, disse Afonso Champi, diretor de assuntos coorporativos da Ferrero no Brasil.
Segundo ele, o planejamento do projeto vai até o final de setembro deste ano e está sendo feita paralelamente uma avaliação com as crianças, professores e coordenadores, além dos familiares. “Ao longo do ano haverá visitas técnicas nas próprias escolas que acompanham os desenvolvimento do programa, tudo acompanhando por plataformas com vídeos”, disse Champi. São certa de 80 vídeos traduzidos do italiano para o português, onde estão todas as instruções de como o jogo deve ser aplicado. “Durante a avaliação que faremos no final de setembro poderemos perceber o benefício que teve a criança, o que foi percebido pelos pais durante as atividades realizadas por seus filhos e depois vem o aprimoramento contínuo do programa”, falou Champi.

Acessibilidade

Durante um dos exercícios realizados ontem no IFsuldeMinas um dos professores de uma escola de Poços se colocou como cadeirante e pode perceber as dificuldades que o aluno com deficiência tem ao desenvolver qualquer atividade. “O cadeirante pode ter restrições nos movimentos, mas ele cria um movimento que é adequado ao que ele possa fazer, também se desafiando e realizando atividades cognitivas, motoras e sua sociabilidade, foi muito legal”, finalizou Champi.
Além de Afonso Champi participaram do evento de ontem os professores doutores da Unesp José Barella, Ana Barella, além de Gabriela Figueiredo. Eles estão em constante contato com Caterina Pesce, idealizadora da metodologia.

O PROJETO

O método foi escolhido pelo Grupo Ferrero para orientar seu programa de Responsabilidade Social Kinder+Sport, implementado em 28 países e que já engajou cerca de 4,4 milhões de crianças e jovens em atividades esportivas.
Acessível a todas as crianças, a essência do Joy of Moving está na criação de uma série de jogos físicos usando pedágios e espaços pequenos, praticados ao ar livre e, em alguns casos, com música. A aplicação desses movimentos permitem o desenvolvimento motor e o aumento de habilidades, contribuindo para o crescimento saudável.
Para a implantação do método, a equipe do Kinder+Sport leva toda a estrutura de materiais didáticos nas escolas como um guia explicativo para o professor, link para plataforma online e-learning www.joyofmovingeducation.com, manuais práticos com sugestões de atividades, formulários que permitem as crianças fazerem suas próprias avaliações de maneira divertida, livretos explicativos para as crianças e suas famílias e até posters para serem pendurados nas classes de aula, com espaços em branco para as crianças preencherem de forma criativa. Além de professores da rede municipal de Poços, o evento contou com a presença da secretária de Educação Flávia Vivaldi. “Uma proposta muito interessante que de fato olha o aluno no seu todo, no desenvolvimento integral e esta etapa de continuação de formação e preparo de nosso profissional lidar com estas ferramentas e novas possibilidades é fundamental. Estamos apostando muito que ao longo deste ano teremos muitos frutos deste trabalho”, falou a secretária.

Nenhum comentário: