terça-feira, 13 de setembro de 2011

Alunos da Budo-Kai conquistam 19 medalhas e homenageiam vítimas de acidente

Uma conquista para ficar marcada na história. Alunos da Academia Budo Kai disputoram no último final de semana o Campeonato Sul-Americano Interclubes de Karate Goju Ryu, realizado em Foz do Iguaçu. Mesmo com uma delegação contando com apenas 10 karatecas, a equipe do sensei Daniel Carvalho de Souza trouxe para Poços de Caldas 19 medalhas, sendo nove delas de ouro.
“A princípio teríamos uma equipe maior, com 26 atletas para disputar o campeonato, mas devido à inexistência de recursos para levar todos, tivemos que ir com uma equipe bem menor”, disse Daniel.
A equipe de Poços fretou uma van até Foz do Iguaçu, e o valor de dois mil reais cobrado pelo transporte, foi divido entre os próprios atletas e o sensei, que lamenta a falta de patrocínio para o karate de Poços de Caldas.
O desempenho da academia Budo Kai na competição foi fantástico levando-se em conta o número de participantes. Cerca de 50 clubes estiveram presentes sendo que a equipe campeã contou com 160 karatecas. No geral a Budo-Kai terminou em quinto lugar, classificação digna de elogios.
O campeonato foi disputado por Brasil, Uruguai, Chile e Argentina e cerca de 500 karetecas estiveram presentes na competição. O título geral ficou com a Academia Dojo Roça Grande, do Paraná. A Budo Kai estava na terceira colocação, porém, na última categoria do evento perdeu a posição devido aos grandes desfalques. “Tivemos que colocar atletas que não eram especializados em kumitê e por isto perdemos a final. No entanto o resultado foi muito bom para nossa academia”, disse o sensei Daniel. O Sul-Americano de Foz do Iguaçu teve pontuação diferenciada. Medalha de ouro dava 10 pontos, prata cinco e bronze três. “Como tínhamos poucos competidores era praticamente impossível uma colocação melhor do que a que ficamos.
Homenagem
Ontem à noite, durante treino na sede da Budo-Kai, toda a equipe da academia prestou homenagens para as vítimas do acidente que matou alunos que iam para o campeonato em Foz do Iguaçu. Uma van que transportava 16 pessoas bateu contra um caminhão na BR-277. Os veículos bateram de frente no km 653 da rodovia, no município de Matelândia, deixando cinco pessoas mortas. Segundo o Instituto Médico-Legal (IML) de Cascavel, uma menina de 10 anos, dois adolescentes de 13 e 14, a mãe de um dos jovens, e o motorista da van morreram no momento do acidente. Os três menores participariam de uma competição de caratê em Foz do Iguaçu.
“Estávamos no local da competição quando chegou a notícia e todos se emocionaram”, disse o sensei Daniel. O Renshi Shihan Luiz Antonio de Araújo Kotsubo – representante máximo no Brasil da International karate Goju Kai Association do Japão - decidiu não cancelar o campeonato por causa da tragédia. “Ele é uma pessoa muito tradicional e não pode, e também achou melhor optar por não cancelar a competição e sim, fazer deste evento um marco para homenagear os karatecas que perderam a vida”, disse Daniel.
Na homenagem de ontem aos mortos e feridos da tragédia, foi prestado um minuto de silêncio em momento de bastante comoção nas dependências da Budo Kai.
Mineiro
A Academia Budo-Kai já se prepara para mais um evento. No próximo domingo, Poços de Caldas sediará a quarta etapa do Campeonato Mineiro de Karate Interestilos. A competição acontece no poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves a partir das 8h. É esperada a presença de 450 atletas de 25 cidades mineiras. A Budo-Kai está em segundo lugar no ranking, ficando atrás de Betim que este ano está investindo pesado no karate. A cidade recebe o retorno deste investimento e está perto de fechar a temporada em primeiro, tirando o título da Budo-Kai que foi campeã nos últimos cinco anos. “Alguns adversários tratam nossa academia como “fundo de quintal”, mas é aqui que conseguimos elevar o nome de Poços de Caldas para o mundo todo, como uma das melhores academias de karate do Brasil”, disse Daniel.
Dificuldades
O sensei Daniel disse que a perda do primeiro lugar para Betim foi justamente por falta de apoio e dificuldades em conseguir patrocínio. Segundo ele, o cronograma foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, mas a verba praticamente já foi toda usada. A Budo-Kai tem ainda atletas no Projeto Viva o Esporte. Este ano a equipe teve um problema com relação ao projeto da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. “Infelizmente nosso projeto não foi encampado por uma empresa da cidade que vinha nos apoiando. Agora estamos esperando a votação da Câmara de Vereadores para que este projeto possa receber o devido valor. É um projeto transparente, honesto, porém confiamos na empresa que havia encampado ele no ano passado, mas este ano tivemos a surpresa que eles não estariam mais conosco”, disse Daniel. “Não sei o motivo deles não encamparem nosso projeto e ainda por cima atrasaram demais para nos dar esta triste resposta e nos deixaram sem alternativas de buscar outra empresa para encampar o projeto”, finalizou o sensei, que destacou que o prefeito Paulo César Silva está ajudando o projeto enquando a academia espera a votação dos vereadores. A equipe teve apoio da Secretaria de Esportes este ano para disputar o Zonal Sul-Sudeste, realizado em abril.

Nenhum comentário: