terça-feira, 20 de setembro de 2011

Budo-Kai termina etapa do Mineiro em segundo e lamenta desfalques

Poços de Caldas sediou no último domingo a quarta etapa do Campeonato Mineiro de Karate Interestilos. A competição reuniu na cidade 356 atletas de 15 clubes. Trinta cidades tiveram representantes em Poços de Caldas. O evento foi realizado no ginásio poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves. Acostuma com os títulos, a Academia Budo-Kai, de Poços de Caldas, teve que se contentar com o vice-campeonato. A academia do sensei Daniel Carvalho de Souza conquistou 29 medalhas de ouro, ficando atrás de Betim que juntou as forças de quatro academias da cidade e abocanhou 33 medalhas de ouro, ficando com o primeiro lugar. A pontuação geral que define as colocações são conquistas de medalhas de ouro. A Budo-Kai ainda levou 29 medalhas de prata e outras 35 de bronze.
O Campeonato Mineiro é disputado em cinco etapas. Poços sediou domingo a penúltima e Varginha, em dezembro, sedia a etapa final. A Budo-Kai, campeã em 2010 está atrás de Betim no ranking deste ano. A diferença das cidades é de 14 medalhas de ouro e com o resultado deste final de semana fica muito complicado buscar mais um título. “Foi duro perder em casa. Claro que devido às circunstâncias nosso resultado pode ter sido considerado muito bom, mas a gente poderia ter indo mais longe se tivéssemos contado com nossa equipe completa”, disse o sensei Daniel. A Budo-Kai competiu sem grande parte de seus alunos e isto acabou influenciando diretamente no resultado final. “Tinhamos cerca de 56 karatecas enquanto a equipe campeã veio com um delegação com cerca de 120 competidores”, disse o sensei. “Nenhum competidor gosta de perder. Lutamos para vencer e buscar a vitória é o objetivo principal sempre. Com certeza, este segundo lugar, diante das circunstâncias, foi um resultado fantástico. Muitos e muitos atletas de última hora não compareceram. Betim hoje tem mais de 1000 praticantes de karate espalhados em escolas, creche, parques. Abraçaram o karate do professor Kim e o resultado está aparecendo”, disse Daniel.
A supremacia de Betim na competição foi tamanha que em determinadas categorias apenas karatecas daquela cidade estavam inscritos, o que garantiu várias medalhas para a delegação na etapa de Poços de Caldas. Questionado sobre o motivo de desfalques de Poços de Caldas, Daniel lamentou a falta de apoio para o esporte na cidade. Segundo o sensei, existe um grande apoio da Prefeitura local com custos de inscrições e logísticas para competições, porém, a modalidade precisa buscar recursos em outros setores. A resposta, na maiora das vezes é negativa. O sensei Daniel ressalta o alto nível técnico dos atletas de Poços de Caldas. “Estamos muito à frente de Betim no quesito técnico, porém a quantidade está fazendo a diferença. Nunca perdemos em Poços de Caldas, mas Betim está conseguindo a receita para no vencer em nossa casa e isto é difícil de aceitar”, lamentou o sensei.
Segundo o sensei, a prefeitura de Poços custeou algumas inscrições e cedeu toda a estrutura para a realização da competição. As outras inscrições tiveram que serem bancadas pelos alunos. “Muitos não possuem esta condição. Neste ano recebemos uma quantia da Prefeitura, pagamos toda a documentação em duas federações, disputados o Zonal e acabou nossa cota. De lá para cá, só com recursos próprios. As viagens de equipe reduzida nas outras três etapas praticamente definiram o ranking deste ano. Como trabalhamos com atletas carentes, que não possuem dinheiro para arcar com as taxas em todos os eventos que participamos ficamos sem a maioria dos competidores. O transporte é o item mais caro e o que temos mais dificuldade em conseguir. Se nas etapas anteriores do campeonato tivéssemos transporte para levar todos os atletas em condições de representar nossa academia e a cidade, hoje posso assegurar que ao invés de estarmos 14 de medalhas atrás de Betim, estaríamos muito na frente deles e com mais um título da temporada garantido, mesmo Betim contando com tantos competidores e com quatro academias unidas. A falta de transporte está acabando com a Budo-Kai.”, disse Daniel.
Os últimos seis títulos do Mineiro Interestilos foram conquistados por Poços de Caldas. “Alguns de nossos atletas desanimaram com a falta de recursos e se afastaram. Infelizmente não tive como ajudá-los financeiramente para que eles continuassem”, lamentou o sensei. Daniel tem o projeto “Karate Do Educando para a Vida”, encampado, porém, ele ainda não conseguiu a verba para a manutenção do mesmo. “Se a prefeitura não tivesse nos ajudado com algumas taxas de inscrições neste evento em Poços de Caldas, certamente teríamos uma equipe ainda menor. A Danone também foi bastante solidária e cedeu quase dois mil danoninhos que foram distribuídos aos competidores e arbitragem, porém precisamos de mais para não deixar o karate na cidade acabar. O evento deste domingo foi muito bonito e todos que participaram foram embora elogiando tudo. Alguns disseram que foi a melhor etapa até agora do Mineiro. Quanto ao ranking, temos ainda uma pequena chances de ultrapassar Betim e vou trabalhar duro para conseguir que isto ocorra”, finalizou o sensei.

Nenhum comentário: