Quatorze cidades do interior do Estado apresentaram candidaturas ao Comitê Organizador Local (COL) na disputa a Centros de Treinamento de Seleções (CTS), que são os locais escolhidos pelas seleções de futebol para treinamento até 15 dias antes do início da Copa. Os municípios aproveitaram a segunda oportunidade de inscrição aberta pela Fifa. Seis cidades do Estado foram pré-selecionadas como CTS na primeira fase: Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia.
O segundo grupo de cidades é formado por Caxambu, Caeté, Divinópolis, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba e Varginha. Juiz de Fora aparece novamente na lista porque apresentou novas estruturas (novo hotel e novo centro de treinamento) em sua ficha de inscrição, o que é considerado uma nova candidatura. Ao todo, foram apresentadas 19 estruturas, sendo que Poços de Caldas apresentou três e Sete Lagoas e Uberaba inscreveram duas cada. Três municípios formalizaram candidaturas pela primeira vez: Caeté, Lagoa Santa e Uberaba.
O secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa), Sergio Barroso, destaca a importância de levar a Copa ao interior do Estado. “A escolha de uma cidade como CTS representa benefícios perenes à região. O título atrai turistas, gera mais empregos e expõe a cidade numa vitrine mundial, fortalecendo a sua imagem”, diz.
Quem não for escolhido nesse segundo momento poderá se adequar e tentar novamente em 2012. No primeiro semestre de 2013, a FIFA pretende lançar um catálogo com, no mínimo, 64 opções de cidades, podendo chegar a 90. A definição dos locais de treinamento das 32 equipes, porém, é de responsabilidade exclusiva das comissões técnicas das seleções.
Critérios
A escolha de um CTS está baseada em critérios rigorosos de avaliação de hotéis, aeroportos e campos de treinamento como:
Hotel
O hotel deve ter disponibilidade de mínimo de 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região nos meses de junho e julho). Algumas seleções podem precisar de 100 quartos ou mais. O serviço de restaurante deve atender, no mínimo, 55 pessoas, estilo Buffet, que seja reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima de 100 pessoas.
Aeroporto
A cidade deve ser próxima de um aeroporto, com capacidade para receber aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e que permita voos noturnos. As seleções exigem uma distância máxima de até 60 minutos de deslocamento Hotel-Aeroporto, via ônibus.
Centro de treinamento
O centro de treinamento deve ter, pelo menos, um campo em excelentes condições e medidas oficiais, além de SPA, piscina e área fitness. O tempo de deslocamento hotel-centro de treinamento, em ônibus, deve ser de, no máximo, 20 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário