sábado, 3 de setembro de 2011

Em clima de otimismo, Instituto Poços Pré-Jogos é lançado

Em clima de muito otimismo, a Prefeitura lançou ontem à noite na Urca, o Instituto Poços Pré-Jogos Rio 2016.
O evento teve presença de consultores que fizeram palestras para orientar a administração e a iniciativa privada em como aumentar as chances de Poços de Caldas se tornar uma subsede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.
A iniciativa da criação do Instituto Poços Pré-Jogos Rio 2016 partiu de Marcelo Norberto Correa, poços-caldense que mora no Rio de Janeiro e que possui grande influência na capital carioca. A finalidade principal deste Instituto, é que ele represente Poços de Caldas junto ao Comitê Rio 2016 na tentativa de trazer para a cidade investimentos na área esportiva, além de algumas modalidades e atletas para períodos de treinamento na cidade. “A criação do Instituo hoje (ontem) é o mais um passo firme, direto ao objetivo, que Poços está dando rumo aos jogos olímpicos. A partir de agora a instituição está constituída juridicamente e vai ser um braço forte da cidade junto ao comitê Rio/2016”, disse Carlos Alberto dos Santos, secretário de esportes de Poços de Caldas. Segundo apurado, Poços de Caldas hoje não tem condições de receber apenas a modalidade de Vela devido a suas condições climáticas. Existem projetos de melhorias de várias praças esportivas, o que fortalecerá a cidade ainda mais em sua caminhada aos Jogos Olímpicos. “É um legado que ficará após a passagem do evento que a população vai tirar grande proveito”, completou o secretário.
Segundo previsões, em 2012 haverá um trabalho direcionado para as instalações olímpicas da cidade. Marcelo Norberto disse que melhorias nas instalações existentes são o foco principal, porém, e se for preciso, novas praças esportivas de alto padrão devem ser construídas. “Poços não possui uma piscina de 50m, por exemplo. Vamos estudar se é mais viável a construção de uma ou adaptar as que existem na cidade”, disse ele. “Poços tem grande capacidade em sediar competições de remo, porém, não existe este esporte aqui. Vamos analisar as possibilidades de realizar este evento aqui. E assim vamos caminhando e estuando todas as possiblidades e trazer para a cidade o máximo de modalidades possível.”, completou.
Oitenta vezes maior que uma Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos é a menina dos olhas das principais cidades do Brasil. Mesmo morando no Rio de Janeiro, Marcelo quer ver sua cidade natal bem preparada para entrar na disputada de igual para igual. Fora das quadras, campos, piscinas, enfim, fora do esporte, a cidade precisa também estar em condições de fazer frente com outros centros. Para isto, segundo Marcelo, haverá treinamentos em setores como hotelaria, turismo, empresas e comércio. “Todos precisam estar bem sincronizados como numa disputa olímpica por medalhas. Se trata de uma grande oportunidade para a cidade que terá a chance de receber turistas, atletas e empresários do mundo todo. “Este é o objetivo do Instituto Poços Pré-Jogos Rio 2016 e é trabalhando com seriedade e muita vontade que vamos conseguir trazer este evento para a cidade”, disse o empresário.
O Prefeito Paulo César Silva é um dos mais otimistas sobre as possibilidades de Poços conseguir trazer atletas e delegações para treinos. Segundo ele o trabalho vem de longa data e a cidade está muito avançada com relação a outras candidatas. “Saímos na frente ao oferecer Poços de Caldas como uma cidade com potencial para implantação da Copa 2014 e o projeto Rio 2016. Estamos contando com a ajuda de pessoas apaixonadas pela cidade, diretamente envolvidas com a causa e por isto estamos muito otimistas. São pessoas conhecedoras da causa que abraçaram Poços de Caldas que vão defender os interesses da cidade, nosajudar na captação de recursos para preparar a cidade para recepcionar e nos dar oportunidade tanto para sermos subsedes de uma seleção para a Copa do Mundo quanto para as Olimpíadas de 2016”, disse o prefeito.
Os palestrantes do evento foram os consultores Marcelo Norberto Correa, Fernando Salgado, Marcos Burlamarqui e Roberto José Guini. Foi divulgado um plano de ação que deverá unir esforços dos setores público e privado locais. Além do Prefeito Paulo César Silva, a vide Gláucia Boaretto, a secretária Cibele Mello Benjamim, o presidente da Câmara Waldemar Lemes e o secretário de esportes Carlos Alberto dos Santos foram algumas das autoridades presentes.

Nenhum comentário: