domingo, 11 de setembro de 2011

Caldense busca técnico em lista com quatro nomes

A apresentação do elenco da Caldense para o Campeonato Mineiro de 2012 está marcada para o dia primeiro de dezembro no CT Ninho os Periquitos. Glaysson, que está no Araguari, Rodrigo Dias, no São Bento de Sorocaba, Maxsuel e Luizinho, no Villa Nova de Nova Lima, Juninho e Maranhão no Coimbra, Marcinho no Araxá e Rodolfo, Rafael e Gustavinho, que estão no Santarritense, além dos jogadores que ficaram em Poços, Waldery, Mário, Renatinho e Coreco, são nomes garantidos na apresentação do final do ano, junto com o novo treinador e de atletas que ele possivelmente indicar. Na entrevista, Alex destaca que o time para 2012 será mais barato e eficaz na disputa do Estadual. Segundo Alex, a vaga para a Série D do Brasileiro é a meta principal.
Mantiqueira - Faltando pouco menos de três meses para todos os jogadores da Caldense se reunirem em Poços, como está o trabalho hoje da equipe, tanto dos atletas que estão treinando na cidade quanto dos que estão emprestados?
Alex Joaquim - Nossa apresentação está marcada para dia primeiro de dezembro, ou seja, falta pouco tempo para o futebol profissional voltar a ser o foco da Caldense. Estamos tralhando forte desde o final do último Campeonato Mineiro. A filosofia implantada neste trabalho é no intuito de baratear os custos do futebol profissional. Hoje, a maioria dos atletas da Caldense está emprestada e fazem bons campeonatos. Esta medida esta foi necessária para conter os gastos do futebol profissional.

Mantiqueira - A Caldense aposta forte em atletas como Waldery, Mário e Renatinho, atletas que ficam na cidade. Os dois primeiros se recuperam de cirurgias no joelho e Renatinho estava visivelmente fora de forma. E hoje, como eles se encontram?
Alex Joaquim - Tanto o Mário, quando o Waldery já estão quase que completamente recuperados. Eles tinham uma atrofia na perna, mas este problema hoje não existe mais. Eles estão treinando normalmente aqui no Ninho dos Periquitos com o preparador físico Wagner. O Renatinho, que estava seis quilos acima do peso e com um percentual de gordura de 18%. faz um ótimo trabalho de recuperação. Ele já perdeu cerca de três quilos, o percentual de gordura caiu para 14%, sendo que o ideal é de 10%. Acredito que até outubro ele esteja nas condições ideais para a prática do futebol.

Mantiqueira - Dos atletas que estão emprestados, você acompanha como cada um está no momento?
Alex - Estou acompanhando todos bem de perto, venho sendo informado a todo o momento das condições de cada um. Quero destacar que todos foram emprestados para times onde tenho amigos de total confiança. Toda a segunda-feira, após a rodada do final de semana procuramos entrar em contato com estes parceiros, que nos relatam como foi de desempenho deles. De todos os atletas, apenas o Glaysson está passando por problemas no Araguari com a falta de salários. Na última conversa que tivemos, o deixei com liberdade de se desligar do clube e voltar para cá caso o problema não seja resolvido.

Mantiqueira - Você vai ver alguns jogos de times com atletas da Caldense?
Alex - Neste domingo vou até Santa Rita do Sapucaí assistir Santarritense x Araxá. No time do Araxá está o Marcinho e no Santarritense tem o Rodolfo, o Gustavinho e o Rafael, meninos que são aposta do time da Caldense e quero acompanhar de perto como andam os trabalhos que eles estão fazendo.

Mantiqueira - Hoje a Caldense tem um time, mas não tem treinador. Como está esta questão?
Alex - Temos quatro nomes para assumir o comando do time no Campeonato Mineiro. Não vou citar o nome de nenhum deles, pois todos estão empregados, - quando a entrevista foi feita, Roberto Fonseca ainda não havia sido demitido do Paraná Clube - e destes quatro treinadores, um será o comandante da Caldense na próxima temporada. Nossa vontade é definir o nome deste treinador até outubro para que possamos dar início na montagem do time.

Mantiqueira - Todo técnico tem um peso bastante grande na montagem de um elenco. A Caldense hoje já tem este elenco quase todo formado e por isto, como será a postura do novo treinador? Ele terá que aceitar o time que tem em mãos ou terá liberdade de mudar a peça que achar necessária?
Alex - Em minha opinião a Caldense errou em 2010 justamente por da liberdade demais ao treinador. O Catanoce montou toda a equipe e acredito ter sido este um dos principais erros que cometemos e acabamos pagando isto dentro de campo. Agora estamos vacinados e não vamos cometer o mesmo erro. Em várias reuniões feitas com todos os integrantes da direção da Caldense, ficou definido que agora temos uma base pronta, contamos com 11 atletas que vão compor o time e estão em plenas condições do jogar o Campeonato Mineiro. Claro que o treinador que chegar aqui não precisa aceitar todos os atletas que estão pré-definidos e se ele tiver que mudar uma ou outra peça terá liberdade de fazer. Além dos 11 jogadores que temos como base, temos ainda um contrato de imagem com o Jardel e o Chimba, que se comprometeram e apresentar aqui dia primeiro de dezembro com os demais atletas da Caldense caso não receba um proposta superir à nossa.

Mantiqueira - Este ano a Caldense abriu os cofres e fez contratações caras, consideradas por alguns, como loucura por parte da diretoria. A filosofia continuará sendo esta, ou seja, a Caldense vai continuar pagando caro para ter um time para a disputa do Estadual?
Alex - Loucuras não vamos fazer. O time chegou a certo momento do campeonato deste ano que beirava o rebaixamento e o presidente Antônio Bento Gonçalves investiu forte para evitar que isto acontecesse. Deu certo, o time se recuperou do meio do campeonato prá frente e terminou entre os sete melhores. A mentalidade agora é formar um time bem mais barato e de qualidade.

Mantiqueira - Alguns atletas que estão no elenco atual da Caldense tinham fama de gostarem da noite. Waldery e Renatinho eram dois exemplos disto. Hoje, qual conduta se esperada destes dois grandes atletas?
Alex - Falar tanto do Waldery, quanto do Renatinho dentro de campo é besteira. Todos sabem o que eles podem render por se tratar de dois craques com a bola nos pés. O Renatinho nos procurou, pediu para vestir as cores da Veterana, seu sonho era jogar aqui. Conversamos muitos sobre problemas extra-campo, inclusive existem cláusulas em seu contrato destacando que se ele sair do nosso planejamento, este contrato poderá ser rescindido a qualquer momento. Vejo-o com um nova cabeça, já está com 30 anos, mais amadurecido e tenho certeza que ele vem para somar. Ele está fazendo tudo muito bem até o momento, não nos deu nem um problema nestes quase dois meses que está na Caldense. Todo o trabalho que foi feito com ele de perda de peso está indo muito bem e será um atleta que nos dará muita alegria com as cores da Veterana. No caso do Waldery posso garantir que hoje ele está mais tranquilo, vive um ótimo momento da vida pessoal, está casado e focado em ajudar a Caldense. Ele trouxe sua esposa para Poços de Caldas e perto da família ele poderá render melhor profissionalmente e continuará sendo o ídolo que sempre foi para o torcedor da Caldense. A Caldense tem um regulamento interno que tem que ser seguido por todos os jogadores. Aquele que desobedecer a gente vai procurar punir da forma estabelecida.

Mantiqueira - A Caldense, em toda temporada tem um segundo semestre morto no futebol profissional, o que causa críticas tanto da imprensa quanto da própria torcida. Esta filosofia continuará em 2012?
Alex - Todo ano este tema é bastante discutido pela diretoria da Caldense. Este ano, com o Antônio Bento Gonçalves, estamos dando uma grande preferência pela série D do Campeonato Brasileiro. É uma competição que o time tem um objetivo, que pode te levar para uma série C, depois para a B e quem sabe num futuro para uma elite do futebol brasileiro. Por isto é o campeonato que a Caldense almeja. Nosso plano é fazer um bom Campeonato Mineiro e conseguir a vaga para a Série D. Se isto ocorrer garanto para o torcedor que o time vai disputar a competição. Já a Taça Minas Gerais e demais campeonatos não nos interessa, não são bons campeonatos. Além do mais não temos patrocínio para estas competições. Se alguma empresa da cidade resolver nos apoiar numa Taça Minas aí sim a gente pode disputar, caso contrário estamos fora, e assim vamos continuar.

Mantiqueira - Nem a vaga para a Copa do Brasil torna a Taça Minas interessante?
Alex - Disputar uma Taça Minas durante três meses e depois montar uma equipe competitiva para a Copa do Brasil não vale a pena. Jogar uma Copa do Brasil para enfrentar um time grande e perder feio como ocorreu com o Uberaba este ano não nos interessa.

Mantiqueira - O presidente da Caldense se mostrou muito interessado em mudar a fórmula de disputa do Campeonato Mineiro. Você acredita que isto é possível?
Alex - O Sr. Antônio Bento Gonçalves quer fazer uma reunião, antes do conselho técnico, com todos os representantes dos times do interior de Minas. Estamos tentando contato até mesmo os grandes para ver se conseguimos mudar pelo menos alguma coisa. Mudar a fórmula de disputa para 2012 acho muito difícil, pois precisa de unanimidade. Nossa proposta é que se classifiquem oito times para as finais e não apenas quatro como foram este ano. Se isto acontecer acredito que pelo menos teremos um campeonato mais interessante. Mudanças mais radicais não acredito que vão ocorrer.

Nenhum comentário: