quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Caldense adota novas técnicas para tratamento de jogadores no DM


GUSTAVO MENDANHA
ACS Caldense

Poços de Caldas, MG - Profissionais do departamento Médico da Caldense adotaram novas técnicas para o tratamento de jogadores contundidos no CT Ninho dos Periquitos. Há duas semanas, a equipe técnica do setor vem constatando resultados positivos no trabalho junto a atletas recém-chegados de outros clubes que apresentavam pequenas e médias lesões. É o caso do volante Maxsuel e do meia Luisinho, ambos que estavam emprestados ao Nacional de Nova Serrana, para a disputa do Brasileiro – Série D, e que após tratamento especializado já treinam com o novo elenco da Caldense para o estadual do ano que vem.
Essa rápida recuperação dos atletas se deve à Kinésio Tape, uma técnica oriental que utiliza fitas adesivas para o tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Segundo especialistas na área, esta técnica é considerada terapêutica e não utiliza qualquer substância química nas bandagens. “Fizemos um curso sobre esta nova tecnologia, que está sendo utilizada principalmente em atletas de alto rendimento, para proporcionar um melhoramento da vida útil aos jogadores, dando a eles condição de jogo imediata”, explica o fisioterapeuta do departamento de Futebol da Caldense, Reginaldo Marques Evangelista.

Treinamento
No início do mês, os profissionais do DM estiveram em Campinas/SP para a realização de um curso direcionado à aplicação da Kinésio Tape, com o médico Felipe Mascarenhas, mestre em Fisioterapia, que há 15 anos ministra palestras e cursos sobre bandagens funcionais em atletas. De acordo com o fisioterapeuta do clube, as fitas adesivas aplicadas com a nova técnica são feitas de algodão e elásticas, bastante utilizadas por jogadores de futebol, vôlei, também por tenistas e ciclistas.
De acordo com a equipe técnica do DM da Caldense, a novidade auxiliará o trabalho do treinador Tarcísio Pugliese dentro de campo. “Retornamos ao clube após 10 anos e estamos hoje implantando um novo trabalho no setor, junto ao ortopedista Adriano Torres e ao massagista Flávio Dias. Essas novas técnicas atuam no sentido de acelerar o processo de recuperação dos atletas, visando à breve reintegração de jogadores ao elenco para os trabalhos com bola junto ao Tarcísio”, define Evangelista.

Nenhum comentário: