sábado, 29 de dezembro de 2012

Novo secretário reafirma apoio aos atletas da cidade mas descarta ajuda ao futebol profissional


Poços de Caldas, MG - A partir desta terça-feira (1), a Secretaria Municipal de Esportes terá novo titular. Sai Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, entra o empresário Albert Mareca, do PMDB.  É a segunda vez que Mareca assume a pasta. Ele foi secretário de Esportes de 2000 a 2004 quando o prefeito de Poços era Paulo Tadeu. Mareca também já foi presidente da Associação Atlética Caldense, porém, vê o apoio do poder público ao futebol profissional como uma realidade difícil de acontecer.
A troca de comando na Secretaria é aguardada com ansiedade por atletas da cidade. Muitos acreditam que possam tem mais apoio a partir de agora. O Mantiqueira conversou com o secretário e tentou saber quais são os planos para sua nova administração.

Mantiqueira - Como foi feito o planejamento do trabalho para esta sua nova administração na Secretaria de Esportes?
Albert Mareca - Estou muito feliz de ter sido escolhido pelo prefeito Eloísio. Quando fui secretário fiz muitos projetos e muitos deles acabaram não dando tempo de serem concluídos. Agora, com minha volta, quero dar continuidade nestas iniciativas. A cidade tem muitos eventos esportivos e quero implantar mais algumas opções durante o ano.

Mantiqueira - Quais projetos anteriores devem ser colocados em prática a partir de agora?
Mareca - A maioria dos projetos a que demos início no passado teve sequência. Quero trazer de volta a Corrida da Fogueira, tradicional evento do pedestrianismo de Poços de Caldas nos anos de 70 e 80, reativamos em nossa gestão e pode voltar a partir deste ano. Queremos reviver bons momentos daquela época. Vamos procurar incentivar aos atletas da cidade, dar apoio às atividades por eles desenvolvidas. Queremos que Poços de Caldas seja uma referência no esporte em Minas em todas as modalidades esportivas.

Mantiqueira - De 10 atletas que procuram o Mantiqueira, nove reclamam da falta de apoio ao esporte. Como você pretende mudar este panorama?
Mareca - Sempre acompanhei estas reclamações através das matérias feitas pelo Mantiqueira e queremos ajudar. Um dos apoios fundamentais a esta prática será principalmente para os atletas de alto rendimento. Vamos buscar junto ao Ministério dos Esportes a Bolsa Atleta. Este projeto foi um dos marcos na campanha do Eloísio e vamos lutar muito para conseguir esta ajuda para nossos representantes do esporte.  Serão valores em torno de 2 a 5 mil mensais para o desenvolvimento esportivo que certamente ajudará muito nossos competidores. Fora isso, dentro das possibilidades da Secretaria de Esportes, vamos incentivar os atletas do município para que eles possam pleitear futuramente o alto rendimento, tendo assim oportunidade do apoio do Governo Federal.  Vamos trabalhar de uma forma bastante intensa. bastante ampla, aberta, para que o atleta poços-caldense tenha o apoio da Secretaria e consiga manter seu trabalho da melhor forma possível.

Mantiqueira - A parte estrutural das praças esportivas da cidade terá cuidados especiais?
Mareca - Este problema é antigo. O vandalismo infelizmente é muito grande e é o grande problema na manutenção das praças esportivas. Vejo que passados oito anos desde que estive na Secretaria não mudou muita coisa. O problema das drogas é muito intenso e acaba atrapalhando a manutenção dos ginásios, pois muitos destes marginais têm apenas o intuito de destruir. Vamos buscar uma parceria com o gabinete de gestão que o Eloísio está criando junto às polícias Militar e Civil para cuidar da segurança. Quem sabe assim a gente consiga fazer um trabalho diferenciado e com isto possamos cuidar melhor destas praças esportivas.

Mantiqueira  - Em entrevista ao Mantiqueira o prefeito Eloísio disse que deve ser criada uma equipe de manutenção para cuidar dos ginásios da cidade. Como está este projeto?
Mareca - Quando estive na Secretaria uma das nossas falhas era na manutenção dos ginásios. Éramos muito dependentes da Secretaria de Obras e agora vamos buscar soluções. Queremos, o mais rápido possível, contratar uma empresa que dará manutenção aos nossos ginásios.

Mantiqueira - Recentemente, a pista de bicicross foi inaugurada, porém a obra foi entregue com duas faltas graves. Está sem alambrado, o que deixa o local completamente desprotegido, e falta asfaltamento nos paredões. Quando este trabalho será concluído?
Mareca  - Vamos analisar direitinho e acredito que a obra seja concluída em breve.

Mantiqueira -  Como você vê o apoio ao futebol profissional da cidade?
Mareca - Somos bastante ponderados em relação a este assunto. Tanto a Caldense como o Vulcão são equipes que divulgam a cidade, porém, os dirigentes do futebol profissional precisam saber das suas responsabilidades e tentar buscar apoio das empresas para a manutenção dos mesmos. Nem sempre o poder público pode socorrer neste sentido. É muito difícil desviarmos dinheiro de atividades esportivas de atletas da cidade, pessoas que participam do esporte efetivamente, para o futebol profissional. Vamos ter uma conversa com o Eloísio neste sentido e analisarmos quais são as possibilidades. A princípio, a verba da Secretaria de Esportes hoje é para investir no social, nos atletas, na iniciação esportiva e equipes de competições amadoras da cidade.

Mantiqueira - A atual equipe da Secretaria de Esporte continua?
Mareca - Quem é funcionário da Secretaria vai continuar trabalhando. Já trabalhei com várias pessoas que ainda estão lá. Vamos sentar e conversar com o prefeito para definir quais serão as pessoas que vão assumir cargos de confiança. Queremos desempenhar um papel fundamental de fomento ao esporte de Poços de Caldas.

Mantiqueira - Janeiro começa com algumas competições importantes. Como está este planejamento?
Mareca - Tudo fechado. Temos a prova ciclística da Comarca dia 20, a Volta ao Cristo também foi deixada encaminhada para nossa administração e vamos ter duas belas competições nesta abertura de temporada. Mas é assim mesmo que funciona. A gestão pública não pode parar porque perdeu uma eleição. Da mesma forma que saí em 2004 e deixei tudo organizado para o Antônio Carlos Pereira, que assumiu na época, aconteceu agora com o Lelo, que deixou tudo bem encaminhado para a nova administração.

Mantiqueira - O calendário de eventos de fora está definido?
Mareca - Quando estivemos na Secretaria trouxemos os Jogos Abertos Brasileiros, Olimpíadas Escolares, que hoje é uma realidade para Poços de Caldas, que aconteceu pela primeira vez na cidade em nossa gestão. O Campeonato Brasileiro de Paraglider, o rali que hoje também é realidade, enfim, várias atividades fomos nós que trouxemos. Vamos ver agora quais as possibilidades destes novos eventos esportivos que divulgam bastante a cidade.

Nenhum comentário: