quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Ex-técnico de Caldense e Cruzeiro lança livro “Santa Bola” em Poços


Poços de Caldas, MG - Rui Guimarães é um daqueles homens que tudo conhece quando o assunto é futebol. O ex-treinador de Caldense e Cruzeiro, além de outros incontáveis clubes, Guimarães esteve em Poços de Caldas ontem para o lançamento do livro Santa Bola. O evento aconteceu na sede da Associação Atlética Caldense e contou com presenças de amigos como Lázaro Walter Alvisi, Antônio Carlos Pereira, Bambini, Lira, Miro, Orlando Gaiga, entre outros.

 Casos
Santa Bola é um livro de “causos” verdadeiros do futebol, todos presenciados por Guimarães. O ex-treinador conta que as histórias sempre eram comentadas em rodas de amigos e depois de certo tempo estes mesmos amigos passaram a incentivar a produção do livro. “Temos momentos hilários de jogadores, ex-jogadores, jornalistas, enfim, do mundo do futebol. Como tenho uma memória fotográfica e com o tempo consegui registrar muitos casos interessantes, escrever o livro era questão de tempo”, disse Guimarães.
Antes do livro, os “causos” passaram a serem temas de uma coluna. Rui vive hoje em Santa Catarina onde atua como comentarista esportivo. Foi lá que surgiu a ideia de colocar as histórias em uma coluna num diário local. “Aquilo foi como uma terapia. Escrevia os “causos” que semanalmente eram divulgados num grande jornal de Santa Catarina”, disse. Além do jornal, as histórias do ex-treinador eram contadas no rádio e na TV. Ele contou incentivo de amigos para a produção do livro e também com o apoio de alguns parceiros que patrocinaram o projeto.

 Santa Bola
O título da obra de Rui Guimarães tem um significado especial, a gratidão pelo futebol em sua vida. “Quando iniciei na Educação Física, em 1971 eu não ia mexer com o futebol. Meus planos eram apenas ser professor de Educação Física, trabalhar com basquete, voleibol, modalidades que realmente tive algum contado. Fui para Nova Lima e passei a trabalhar como preparador físico do Villa Nova. Foi alí que tive contato com muitos treinadores e pouco depois iniciei minha vida como técnico do Villa”, disse Guimarães. Após deixar o Villa o treinador passou pela Caldense e Cruzeiro. “A Bola me deu condições de rodar o mundo, estar dando entrevista para jornais do Brasil todo. Conheci belos lugares como Poços de Caldas, Arábia Saudita e mais de quarenta países.  Por tudo isto o livro se chama Santa Bola”, conta Rui. Ele confessa que foi um mulherengo convicto. “Em cada cidade que passei tive um amor e isto também marcou demais minha vida” conta. “A cada cidade era uma separação” conta.  O livro Santa Bola foi lançado recentemente em Florianópolis e Belo Horizonte e em todos os locais foi sucesso absoluto.

 Caldense
A Caldense surgiu na vida de Rui Guimarães em 1987. O treinador teve oportunidade de trabalhar com jogadores como Rubinho, Renê, Joaci, Paulão, Edecir, Silvano, Ismael, Paulo Sereno, Caio Cambalhota, entre outros. “Não me lembro de todos, mas sei que mandei muita gente embora.  Tinha gente no time que só queria saber de fumar maconha, beber e jogar baralho. Estes dispensei logo. Fiz uma grande limpeza e consegui arrumar o time. A Caldense era última colocada quando assumi e acabou entre os quatro melhores”, lembra. O treinador deixou Poços de Caldas antes da fase final para assumir, e ser campeão, pelo Cruzeiro. “Guardo de Poços de Caldas uma lembrança muito boa. Foi a Caldense que me deu a chance de trabalhar num time grande e isto nunca vou esquecer”, finalizou Guimarães.

Nenhum comentário: