segunda-feira, 14 de maio de 2018

Poços vai participar do evento “Um Milhão de Passos pela Esclerose Múltipla”

Poços de Caldas, MG - Será realizado sábado (26), às 8h, com saída da praça Pedro Sanches, o evento “Um Milhão de Passos pela Esclerose Múltipla”. A mobilização inclui a participação gratuita em corrida ou em caminhada promovida neste dia, com o intuito de chamar a atenção para a importância de pesquisas que tragam avanços para o diagnóstico e o tratamento da esclerose múltipla. A caminhada será até o Parque Municipal Antônio Molinari e a corrida com percurso até a rodoviária.
A doença inflamatória do sistema nervoso central é neurodegenerativa, rara e atinge 1,5 milhão de pessoas no mundo e pelo menos 30 mil no Brasil. O paciente apresenta surtos ao longo do tempo. A principal dificuldade é a perda da coordenação motora. O mal tem caráter autoimune, ou seja, o próprio sistema de defesa do organismo é o causador do.
A mobilização do dia 26 é mundial e organizada peleven Associação Granadina de Esclerose Múltipla, entidade espanhola. “É muito importante que as pessoas se inscrevam previamente e que registrem os passos dados dia 26, por meio de fotos, filmagem ou por um aplicativo específico para isso”, explicou a cabeleireira Eliane Bueno, que tem uma irmã portadora de esclerose múltipla, Daniela Flauzino Gonçalves, que mora em Andradina-SP e é a responsável por esta mobilização no Brasil.
Na manhã desta segunda-feira (14), uma reunião com representantes das secretarias de Comunicação Social, Esportes e Saúde definiu o apoio da prefeitura na ação. “Parabenizo a iniciativa da Elaine, que em outros anos começou sozinha este trabalho. Esperamos poder contribuir para gerar mais passos e a participação de Poços de forma mais ampla. Precisamos apoiar e incentivar ações que visam a pesquisa e o avanço no tratamento da esclerose múltipla”, declarou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.
“Vamos mobilizar o maior número de pessoas possível para as atividades, que além de saudáveis trazem a reflexão a respeito de uma causa extremamente importante”, complementou Marcela Brito de Carvalho Messias, assessora esportiva.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail tratamentos.em@gmail.com ou pelo whatsapp (18) 99722-3425.

Nenhum comentário: