sexta-feira, 1 de abril de 2016

Técnico René Simões é uma das atrações do Flipoços

Poços de Caldas, MG - Aproveitando a proximidade da Olimpíada do Rio, o Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) traz à cidade o técnico René Simões, medalha de prata com a seleção feminina de futebol, nos Jogos de Atenas, em 2004. O treinador participa da mesa “Do caos ao topo”, sobre a importância do trabalho em equipe e de alto rendimento no esporte, dia 6 de maio, às 20h, no salão de convenções do Minas Garden Hotel, rua Dr. Francisco Faria Lobato, 50. Ao lado dele estará Nizar El Khatib, vice-prefeito de Poços de Caldas e entusiasta do esporte. A mediação da mesa é de Marcelo Noberto, especialista em esporte de alto rendimento.
Segundo Gisele Ferreira, curadora do Flipoços e diretora da GSC Eventos especiais, empresa que criou e organiza o evento há 11 anos, a Olimpíada não poderia passar em branco naquele que é considerado o festival literário do país que mais dá espaço para a diversidade de temas. “O mundo inteiro estará ligado nos Jogos do Rio e queremos antecipar a discussão sobre o trabalho que nossos atletas fazem para disputar medalhas. Sem contar que a simples presença do René Simões, um dos técnicos de futebol mais conhecidos no país e exterior, dá um brilho extra ao Flipoços”, diz ela.
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Simões, que também foi jogador de futebol profissional, treinou alguns dos principais clubes do Brasil, como Bahia, Figueirense, Coritiba e Botafogo. Entre os títulos conquistados como técnico, estão o campeonato da série B, com o Coritiba, em 2007, e a Taça Guanabara, com o Botafogo, em 2015. Simões tem, ainda, uma sólida carreira internacional. Treinou, por exemplo, as seleções de futebol da Jamaica, do Irã e de Trindad e Tobago. A primeira, na Copa do Mundo da França, em 1998.

Livro premiado
Por conta de sua atuação no exterior, Simões morou 22 anos fora do país. E também se enveredou pela literatura. Tendo como base a experiência com a seleção feminina de futebol, ele lançou, em 2007, o livro “O dia em que as mulheres viraram a cabeça dos homens”. A obra lhe rendeu naquele ano, o prêmio literário do sindicato dos jogadores.
O Flipoços 2016 será realizado simultaneamente com a 11a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, entre os dias 30 de abril e 8 de maio. Mais informações www.flipocos.com

Nenhum comentário: