sábado, 25 de novembro de 2017

Atletas de Poços brilham nas Paralimpíadas Escolares

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - O Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo recebeu esta semana a 11ª edição da maior competição escolar do planeta, as Paralimpíadas Escolares. Ao todo, 944 atletas do Brasil estiveram no evento realizado entre os dias 21 a 24.  Poços de Caldas esteve presente com 11 atletas da AADV, Adefip e AACD. Eles disputaram as modalidades de Futebol de Sete, Natação, Atletismo e Goalball masculino e feminino.
A equipe novamente foi comandada pelo professor Eraldo Sandi, que há oito anos está à frente do projeto Superar Limites no Paradesportivo .  “Estou muito feliz e claro que não poderia ser diferente. Os resultados obtidos nestes jogos são os frutos que estamos colhendo com o trabalho feito nas instituições Adefip, AACD e AADV, grandes parceiros do projeto e que fazem com que o esporte paralímpico em Poços seja o sucesso que é.  Os atletas de Poços que foram aos jogos, todos conseguiram grandes resultados e a grande maioria está trazendo medalhas para a cidade. Temos uma estrutura bem pequena e mesmo assim conseguirmos resultados tão expressivos como este é para deixar qualquer um emocionado devido à dedicação e vontade de todos. Fico muito honrado em fazer parte deste time que muito nos orgulha”, falou o professor Eraldo, responsável pelos treinos do atletismo, que conquistou medalha de ouro com Erick na pelota e lançamento de peso e também o goalball feminino, vice-campeão, e o masculino, sétimo colocado. “Tivemos ainda no goalball feminino a melhor atleta e artilheira da competição. São grandes trabalhos vindos através de muita luta e esforço. Quero agradecer aos pais que ajudam muito, levam os meninos para os treinos e dão total apoio ao sonho dos filhos. Uma coisa se soma à outra e tudo faz parte de um processo que vem sendo construído pelo projeto Superar Limites no Paradesportivo desde 2006. E podem ter certeza que queremos mais e vamos conseguir fazer de Poços de Caldas uma cidade paralímpica. Uma cidade que vai fazer com que estas pessoas participem de um esporte que é para elas, que é direito delas. Este é o objetivo do projeto, fomentar as atividades paralímpicas e fazer com que todos consigam suas metas. Finalizo agradecendo ao jornal da Mantiqueira, que vem dando um grande apoio, que é fundamental para nosso trabalho”, finalizou o professor Eraldo. O projeto Superar Limites no Paradesportivo conta com o patrocínio direto do grupo DME e incentivo da Unimed, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, com apoio institucional da prefeitura de Poços de Caldas.

Os jogos

Além da visibilidade e da possibilidade de entrada no esporte de alto rendimento, as Paralimpíadas Escolares asseguram aos três primeiros lugares de cada gênero e classe das modalidades individuais o direito de receber o Bolsa Atleta nível escolar. Nos esportes coletivos são determinados três atletas de cada gênero por meio de votação entre os técnicos e árbitros da respectiva modalidade.
Os velocistas Alan Fonteles e Petrúcio Ferreira, a saltadora Lorena Spoladore, o nadador Matheus Rheine e o atleta do goalball Leomon Moreno, todos eles medalhistas em Jogos Paralímpicos e Mundiais, são alguns dos nomes que despontaram na competição.

Depoimentos dos atletas de Poços

Pablo Henrique de Melo
“Estou muito feliz de ter participados das Paralimpíadas Escolares. Conheci muitas pessoas de vários lugares diferentes. Espero que este sido apenas o primeiro ano de muitos que ainda irei disputar os jogos. Quero fazer parte das equipes de natação, goalball, entre outras”. Pablo trouxe duas medalhas de prata para Poços de Caldas na natação

João Pedro 
“Estar presente nas Paralimpíadas Escolares é a realização de um sonho de fazer o esporte que gosto e representar bem nossa cidade. Estou muito feliz, gostei muito de representar a seleção mineira e quero voltar nos próximos anos”. João Pedro disputou a modalidade de Futebol de Sete

Fábio Luiz de Lima
“Disputar esta competição é uma honra e um orgulho muito grande. A gente rala e batalha todos os dias e isto é o fruto do esforço que fazemos. A emoção é muito grande. Para os próximos anos quero baixar meus tempos e sempre ir em busca de melhorar. Outro destaque foi o contato com os atletas da seleção brasileira de natação. Foi inesquecível, ter conselhos e incentivo do técnico da seleção foi sensacional e poucos tiveram esta honra”. Fábio conquistou medalha de prata nos 100 metros livres e foi campeão nos 100 metros peito

Victor Manoel Pimental
“Disputei meus segundos jogos e a importância de poder jogar, ganhar experiência, conhecer pessoas é muito boa. Espero nos próximos anos jogar novamente e ajudar a equipe a ser campeã. Vamos nos concentrar mais nos treinos e nunca desistir dos sonhos”. Victor é atleta do goalball

Isabel M. Ferreira
“Estou muito feliz, conquistei duas medalhas de ouro e uma de prata e a cada ano é uma nova experiencia inexplicável. Estar neste grande evento tem uma dimensão muito grande e fica marcado para o resto da vida. Estou muito feliz também em conhecer o Daniel Dias. Foi um sonho realizado, pois desde o começo admiro a história dele e a oportunidade de estar perto do ídolo ficará marcada para sempre”. Isabel é atleta da natação

Alícia de Paula Dornelles
“Foi minha primeira paralimpíada e tudo foi maravilhoso. Fomos vice-campeãs e a equipe unida jogou muito bem e estou feliz com o resultados. Quero voltar novamente e ajudar que na próxima disputa sejamos campeãs”. Alícia é atleta do goalball

Erick Resende da Cruz
“Estou muito feliz com minha medalha de ouro na pelota. A importância é saber que eu posso fazer uma coisa divertida e também que tenho condições de praticar um esporte que gosto que vai me dar um futuro. Foi muito bom estar neste jogos, saber que tenho uma coisa boa para fazer, que tenho talento, me divertir fazendo o que quero. Estar aqui pela primeira vez foi sensacional e quero muito, se Deus quiser, estar aqui novamente. Vou me dedicar mais nos treinos, procurar melhorar e voltar e conquistar melhores resultados. Agradeço o apoio de minha família que sempre está do meu lado e é fundamental para me incentivar. Me apoiam em tudo que quero e por isto me dedico bastante. É um verdadeiro trabalho de equipe”. Erick pratica o atletismo

Nenhum comentário: