sábado, 11 de novembro de 2017

Xadrez gigante recebe novas peças e volta a ser atração turística em Poços

Poços de Caldas, MG - Os enxadristas de Poços de Caldas estão comemorando. Na tarde de ontem, o tradicional xadrez gigante da cidade recebeu 32 novas peças e voltou a ser uma das principais atrações turísticas. A solenidade de reabertura contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, dos secretários Ricardo Fonseca, Wellington Guimarães, o Paulista, e Ana Alice, além do vereador Álvaro Cagnani, representando a Câmara Municipal. “O xadrez gigante é uma marca registrada de Poços de Caldas e marca a cidade como um ponto turístico e também como um esporte bastante praticado aqui”, disse o secretário de Turismo Ricardo Fonseca.
Ano passado, algumas peças da atração foram furtadas e recuperadas pouco depois. As novas peças que chegaram ontem são bem mais leves que as antigas e facilitará o manuseio de jogadores de qualquer idade. “As crianças e idosos vão ter mais facilidade para jogar, já que as peças antigas eram bastante pesadas e isto dificultava a partida”, disse Fonseca.  O espaço é aberto a toda população e aos visitantes e ficará aberto das 8h às 18h, de segunda a sábado, e domingo das 8h às 14h.  O xadrez gigante fica localizado ao lado da Estação Mogyana. O Centro de Informações Turísticas (CIT) é o responsável pela manutenção do ponto turístico.
Durante o evento os jogadores locais realizaram algumas partidas. O prefeito Sérgio Azevedo também arriscou algumas jogadas com o secretário de Turismo. “Este local é muito importante para a cidade e nossa equipe está de parabéns por trazer ele de volta para toda a população e turistas.
O xadrez gigante de Poços foi inaugurado em 1983.

Enxadristas

Os enxadristas de Poços de Caldas comemoram a reabertura do xadrez gingante. Para Jeremias Gonçalves da Silva, é mais um local onde os jogadores da cidade podem praticar o esporte que admiram. “Quero agradecer a prefeitura, através do prefeito Sérgio Azevedo, pois há muitos anos a gente fazia reivindicações e só agora estamos sendo atendidos. Estas novas peças são bem mais leves que as outras, e acredito que este local será importante para nosso esporte, principalmente para as crianças”, disse Jeremias, que estuda num futuro próximo implantar projetos no local. “Com estas novas peças será mais fácil para todos e queremos em 2018 trazer escolas para realização de eventos neste tabuleiro gigante”, disse Jeremias.

Nenhum comentário: