sábado, 4 de novembro de 2017

Golfista de Poços de Caldas é convocada para a seleção brasileira

Poços de Caldas, MG - Mais uma atleta de Poços de Caldas entra para a história ao ser convocada para a seleção brasileira. Já tivemos representantes no futebol, BMX, mountain bike, voleibol, entre outras modalidades. Agora é a vez do golfe nacional contar com uma representante de Poços de Caldas. Aos 33 anos, Roberta Moretti Avery conquista uma de suas maiores proezas no esporte e vai defender a seleção brasileira. O Mantiqueira conversou com a atleta, que neste final de semana está com a equipe nacional fazendo um treinamento especial.

Mantiqueira - Como você recebeu a notícia de sua convocação?
Roberta Avery - Estou muito feliz pois é uma convocação muito importante. É a primeira vez que alguém de Poços de Caldas é convocado para defender a seleção brasileira de golfe para disputar uma competição importante e é uma grande honra. Foram cinco jogadoras convocadas e eu estar entre elas me deixa muito orgulhosa, por representar meu país. De minha parte agora é fazer de tudo para ir bem e ajudar o Brasil neste campeonato.

Mantiqueira - Que campeonato é este que você representará o Brasil?
Roberta Avery - Será a Copa Los Andes - Campeonato Sul-americano - que este ano será em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Os jogos serão entre os dias 20 a 25. O campeonato tem disputas tanto no individual quanto por equipes.

Mantiqueira - Como você recebeu esta convocação?
Roberta Avery - A notícia da minha convocação veio há cerca de um mês. Eu estava na quinta colocação do ranking nacional, mas ainda não sabia como seria o critério de convocação e quando veio a notícia fiquei chocada, difícil até de acreditar. Levou alguns dias até que eu pudesse processar a ideia. Um sonho que foi realizado porque desde criança quando entrava num campo de golfe para jogar a seleção brasileira era o objetivo. Sempre me imaginei representando o Brasil, ouvir o Hino Nacional, mas sinceramente não imaginei que seria este ano. Pensava que este momento chegaria, mas seria mais futuramente. Estou vivendo uma felicidade que não cabe dentro de mim.

Mantiqueira - A questão de idade faz diferença?
Roberta Avery - Em todos o rankings que participo as meninas são bem mais jovens, pois elas conseguem um desempenho de alto rendimento com mais facilidade. As jogadoras acima dos 30 anos, como eu, enfrentam um pouco mais de dificuldades. Por isto minha convocação se torna ainda mais especial. Para se ter uma ideia a jogadora mais velha tem 18 anos e eu estou com 32. Estou feliz em poder mostrar que idade não é empecilho e o que vale é a técnica e fui chamada por meus méritos. 

Mantiqueira - Como foram seus resultados que valeram a quinta posição no ranking nacional?
Roberta Avery - Ano passado foi muito bom para mim. Consegui posições importantes nos campeonatos estaduais. Estas competições acontecem em cidades como Brasília, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, enfim, grandes centros, e que contam com pontos importantes. Este ano disputei o Campeonato Bandeirantes, fui terceira colocada no Aberto de Brasília e tive outros bons resultados em competições diversas. Estes resultados contaram muito para minha convocação.

Mantiqueira - O que você acha que precisa para uma maior divulgação do golfe no Brasil?
Roberta Avery - Esta é uma grande batalha do golfe. Existe um preconceito grande com a modalidade pois é considerado por muitos como esporte de elite, mas quem fala disto não conhece realmente o que o golfe é e sua parte competitiva. Temos muitos talentos, muita gente despontando e virando profissional, mas não existe um marketing para nosso esporte. É um trabalho que o golfe precisa fazer, mostrar sua cara e que tem muito acontecendo. Temos projetos em andamento, competições sendo realizadas e as pessoas precisam saber. Em Poços temos crianças praticando em alto nível, outras aprendendo e adorando a modalidade e esta coisa de esporte elitizado não é a realidade. Temos um lindo campo de golfe em Poços de Caldas, um local maravilhoso, mas a maioria das pessoas da cidade sequer sabe onde ele fica. O golfe é um esporte tão fascinante quanto os outros, temos  seleção brasileira, temos competições e temos um esporte apaixonante.

Mantiqueira - Como são os treinamentos para um campeonato de golfe?
Roberta Avery - São três fases de treinos. Temos a parte física, o treinamento mental e o treinamento técnico, que é feito geralmente em um campo de golfe, e eu faço três vezes por semana.  O treino físico é feito na academia Studio Ação. O treinamento mental é feito com a psicóloga esportiva Adriana Barcelos.

Mantiqueira - Como anda o golfe em Poços de Caldas?
Roberta Avery - O golfe de Poços está passando por uma boa mudança. Estamos há três anos num novo campo e conseguindo novos sócios e também a realização de projetos de incentivo. As crianças são o futuro e por isto acredito que estamos no caminho certo. Sobre os campeonatos na cidade infelizmente não estou conseguindo jogar muito aqui por conta das competições do ranking, mas o nosso clube é bem movimentado e está bem estruturado.

Mantiqueira - Esta convocação para a seleção brasileira é sua maior realização esportiva?
Roberta Avery - No golfe é de longe a minha maior realização. Também faço parte do maravilhoso trabalho realizado em Poços pelo cricket, mas ser chamada para defender o Brasil é indescritível e certamente o maior feito que já conquistei no esporte.

Mantiqueira - Suas considerações finais
Roberta Avery - Quero falar do apoio da Federação Paulista de Golfe, que deu todo o suporte, a Confederação Brasileira de Golfe, a Academia Stúdio Ação e todo mundo que de uma forma ou de outra me ajuda.

Nenhum comentário: