No último final de semana, o ginásio poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves recebeu alguns dos principais atletas do jiu-jitsu nacional. Cerca de 530 competidores de 26 cidades estiveram na cidade participando do Jiu-Jitsu nas Montanhas. A Academia PR foi o grande destaque e terminou com o título de campeã da competição. A G Force de Pouso Alegre foi vice-campeã e a Cícero Costa de São Paulo foi a terceira colocada. Além da Academia PR, Poços de Caldas foi representada pelas academias Ativa do professor Cristiano e Cia Fitness do professor Kenji, todas com resultados de expressão. "Este evento veio resgatar o potencial de Poços de Caldas em sediar competições de jiu-jitsu. Quero agradecer ao empenho da prefeitura por conseguirmos trazer este evento de grande porte para a cidade", disse Paulão Rezende. A DNA Suplementos e a Kimonos Sucuri Cobra também apoiaram a competição que teve premiação em dinheiro para as principais categorias em disputa. Paulão ainda destaca o apoio de alguns empresários da cidade que contribuíram com a grande estrutura montada para o evento.
Erick Cardoso foi um dos destaques da academia. Ele competiu na categoria absoluto faixa preta profissional e ficou com o título depois de realizar um grande campeonato. Erick venceu quatro combates e ficou com o título ao vencer na decisão Vitor Sobral, um dos atletas mais experientes do torneio. "Este título valeu para fechar o ano de forma positiva. Foi uma competição de alto nível técnico com atletas de várias cidades de São Paulo e Minas, inclusive das capitais destes Estados. O mais importante na minha participação é que pude representar bem a cidade na minha categoria", disse Cardoso, que pelo título na principal categoria ganhou uma premiação em dinheiro, um quimono e kits de suplementos. Erick Cardoso é um dos responsáveis para academia PR e ajuda o mestre Paulão nos treinamentos dos alunos. Segundo ele, as metas para 2011 continuam as mesmas, ajudar a fazer da equipe uma força no Brasil e participar de competições importantes, como o Brasileiro, Sul-americano, Pan-americano e Mundial. Ele coloca o jiu-jitsu praticado em Poços de Caldas como um dos melhores do país. "Poços sempre teve tradição, sempre formamos compeões mundiais. Este ano, com a retomada da Casa do Atleta, conseguimos trazer para a cidade vários campeões, como Felipe, bicampeão mundial, e Matheus, também com títulos mundiais no currículo, que juntaram-se ao Giusley, Paulinho, Priscila e fizeram nossa equipe bastante respeitada nos campeonatos e isto é muito bom para o esporte de Poços de Caldas", disse Cardoso.
Matheus Oliveira foi campeão na absoluto faixa roxa. "Um campeonato grande, muito difícil e conquistei dois títulos, para mim foi muito bom. Credito o resultado aos treinos muito fortes que vinha fazendo especialmente para a competição. Quero agradecer ao Paulão, ao Erick e a toda galera, pois sem eles não teria conseguido este resultado", disse Matheus, que fez sete lutas, venceu seis por finalização e uma por pontos.
Felipe Giarola, campeão mundial recentemente, foi outro destaque do evento e na decisão de sua categoria derrotou um atleta vice-campeão europeu. "Foi difícil, o nível do campeonato estava no mesmo nível do Mundial que ganhei no início do mês. A luta final contra o atleta vice da Europa foi a mais difícil, mas eu consegui finalizar e conquistar este título", disse Felipe, que luta na categoria faixa azul galo. Ele realizou três lutas e venceu todas por finalização.
Tiago Rodrigues, campeão na categoria faixa preta leve, Léo, vice-campeão na categoria pesadíssimo faixa amarela, e Vinícius, campeão na categoria verde infantil juvenil, foram alguns dos outros destaques da Academia PR no Jiu-Jitsu das Montanhas.
Além da academia PR, o projeto social do Cohab participou da competição com 40 crianças. "Foi muito bacana a participação destes meninos, que mostra que nosso trabalho de base está muito bom e dando resultados", disse Paulão. Os projetos do Cohab em parceria com os recrianças são de responsabilidade do professor Paulo Alves.
Novas competições - Com a realização do Jiu-Jitsu nas Montanhas, Poços de Caldas pode passar a figurar de vez no calendário de importantes competições da modalidade. Segundo Erick Cardoso, em 2011 a segunda edição está confirmada e outros campeonatos podem ser realizados na cidade.
"Conseguimos reunir um grupo bem grande de atletas de ponta em Poços de Caldas. Recebemos campeões mundiais, europeus e brasileiros, que gostaram muito da cidade e da competição e se dispuseram a voltar em novos torneios. Quem sabe em 2011 Poços de Caldas não realize este evento na forma de um circuito, com dias ou mais etapas e possa trazer mais iniciativas deste porte que só fortalecem a modalidade na cidade", finalizou Cardoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário