quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Rapper italiano se apresenta hoje em Poços de Caldas

Jéssica Balbino - jessica@mantiqueira.inf.br
jessicabalbino.blogspot.com
Poços de Caldas, MG – Letras que falam de amor, rolês e diversão. Assim é o rap feito pelo italiano Jhony Pereira Baltazar, conhecido como Jhonsombra, que está distante da carência monetária brasileira que rege os raps feitos no país. Ele foi convidado pelo lutador Fernando Fumaça para realizar um show durante o evento Boxe Solidário, que acontece na noite de hoje, a partir das 20h.
Este é o primeiro show em terras brasileiras do MC que vive na região de Garden, em Milano na Itália. Ele conta que tem pai italiano e mãe brasileira, sendo que esta é a terceira vez que ele vem ao Brasil e a primeira que sobe no palco e canta um pouco das rimas italianas, que são um dos estilos mais comuns de música no país da pizza e costuma lotar o Coliseu ou estádios de futebol.
Por simpatizar com o Fumaça, que já duelou no ringue com um amigo de Jhony, o rapper decidiu apoiar a ação de Natal, que arrecada brinquedos e alimentos com objetivo beneficente. “Estou muito contente por conhecer uma parte do Brasil e estou sendo bem recebido em Poços de Caldas, que é uma bela cidade”, pontua o rapper.
Em entrevista, ele destaca as diferenças entre as músicas feitas na Itália e no Brasil e diz que o país europeu tem maior poder econômico e aquisitivo, com poucas favelas, o que não acontece no Brasil, onde o rap predomina em guetos e periferias e faz versos que representam a indignação dos seus protagonistas.
“Existe essa diferença, mas o rap do Brasil é belo e bom de se escutar e na Itália ele é bem diverso, mas fala também da política e da vida, como ela é dura, além de mãe, de pai, enfim, de tudo”, frisa.
Questionado sobre a cultura geral do hip-hop na Itália, Jhonsombra explica que apesar de existir representatividade nos elementos, como graffiti, Dj e breaking, o mais forte continua sendo o rap. “Tem um pouco de tudo, mas a música é muito forte por lá e faz a diferença. A música é uma coisa muito bela. Quando se fala em evento, lembra-se de música”, conta.
Aos 24 anos ele vive exclusivamente da música, apesar de ainda não ter conseguido gravar nenhum CD, uma vez que, de acordo com ele, o custo para fazer isso na Itália é bastante elevado. Porém, o fato de não ter um material físico não atrapalha no fechamento de shows.
“Apesar das dificuldades, temos que fazer o que gostamos. Eu sempre digo isso na vida. Quanto a minha passagem em Poços, posso dizer que é uma honra participar de um evento belíssimo que o Fumaça está fazendo aqui”, finaliza.
O evento conta ainda com o rapper poços-caldense Job, que há anos se dedica à cultura hip-hop na cidade, tem um CD gravado e também faz questão de enriquecer o evento beneficente, apresentando um pouco das próprias rimas.
Serviço – O Boxe Solidário acontece hoje às 20h no Ginásio Moleque César, no bairro Cascatinha. A entrada para a arquibancada é 1kg de alimento. Para cadeira, 1kg de alimento e 1 brinquedo. A troca deve ser feita no horário do evento, no próprio local.

Nenhum comentário: