domingo, 5 de dezembro de 2010

Secretaria de esportes investe na qualidade de vida

Preocupada com a saúde da população, especificamente da terceira idade, a Secretaria de Esportes está investindo na criação de várias academias em diversos pontos da cidade. A primeira foi implantada no Conjunto Habitacional, no último domingo. Segundo o secretário de esportes, Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, até fevereiro mais nove serão instaladas.Os bairros que deverão ser beneficiados são Cohab, Parque Esperança, Jardim Kennedy e Santa Ângela na zona sul; Parque Pinheiros, Itamaraty, Jardim São Paulo e Santa Rosalia na zona leste; Vila Rica e Parque Municipal na zona oeste. E, por fim, a região central, que terá uma academia na Urca.
O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do cidadão idoso, oferecendo atividade física de graça.
"Com a realização dos exercícios nos equipamentos, há melhora da capacidade cardíaca, aumento na mineralização óssea, sendo o mais eficaz trabalho no combate à osteoporose. As Academias da Terceira Idade estão instaladas em espaços públicos, com fácil acesso a todos os cidadãos, tornando-se o maior Projeto de Atividades Físicas, atendendo hoje cerca de 2.000 idosos por dia", diz Lelo.
Segundo o secretário, a ideia da implantantação deste projeto surgiu há pouco mais de um ano, depois que ele viu um vídeo de alguns projetos semelhantes pelo Brasil. "Gostei do que vi. Eu e minha equipe da Secretaria de Esportes começamos a trabalhar para trazer o projeto para Poços de Caldas. Conseguimos um parceiro importante que ajudou muito na realização deste projeto, que é a Alcoa. A empresa abraçou a ideia e com isto conseguimos tirar o projeto do papel", explicou o secretário.
Durante a inauguração da primeira academia, no último domingo, a aprovação foi imediata. As pessoas ansiosas, sequer esperam os equipamentos serem desembalados e queriam começar imediatamente os exercícios. "Cheguei a me emocionar com o caso de uma senhora que disse que era a primeira vez que tinha oportunidade de fazer exercício num aparelho. Ela contou que nunca tinha entrado numa academia e agora tinha uma pertinho de casa e de graça. É este mesmo o objetivo do projeto, facilitar a vida do nosso cidadão e dando qualidade de vida que ele poucas vezes teve a chance de ter", finalizou Lelo.

Nenhum comentário: