quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Marcos Queniano coloca Poços de Caldas entre os favoritos da São Silvestre 2010

Esta semana foram divulgados nomes de atletas do Brasil e do exterior que largam como favoritos na edição deste ano da tradicional São Silvestre, uma das principais corridas de rua do Brasil. Marcos Alexandre Elias, o Queniano, teve seu nome relacionado entre os possíveis vencedores da competição. Queniano é paranaense mas adotou Poços de Caldas como sua cidade e mora e treina por aqui. Atleta do Cruzeiro, ele tenta este ano seu primeiro título São Silvestre.
O paranaense de 30 anos foi campeão da Meia Maratona da Praia Grande (2007), campeão da Maratona de Porto Alegre (2009) e campeão da Meia Maratona das Águas em Poços de Caldas (2009). Este ano venceu a Meia Maratona de Pomerode (SC), foi quarto colocado na Maratona de São Paulo e terceiro na Meia Maratona da Linha Verde (MG). Atualmente ocupa a sexta posição no Ranking Nacional de Corredores de Rua. O nome do Marcos Alexandre Elias foi citado ao lado de grandes feras do nosso atletismo, como Marílson Gomes dos Santos, Franck Caldeira, Damião Ancelmo de Souza, Giomar Pereira da Silva, Luis Paulo da Silva Antunes, João Ferreira de Lima (João da Bota, recordista em vencer a Volta ao Cristo de Poços de Caldas), Raimundo Nonato Souza Aguiar e Clodoaldo Gomes da Silva.
No feminino a organização fez a mesma classificação de favoritas mas esqueceu a jovem Tatiele Roberta de Carvalhos. O nome da atleta que deixou Poços para treinar em Guarulhos foi esquecida e seu nome não aparece entre as favoritas. Mesmo não sendo destacada pela organização Tatiele tem potencial para buscar uma boa colocação na prova já que teve um ótima temporada.
A entrevista oficial da 86ª Corrida de São Silvestre será realizada hoje, às 10h, no no Hotel Hilton São Paulo Morumbi. Estão convidados para a coletiva o bicampeão da prova, em 2003 e 2005, Marílson Gomes dos Santos, Franck Caldeira, último vencedor, em 2006, Damião Ancelmo da Silva, terceiro colocado na Volta da Pampulha. Entre os estrangeiros, os quenianos James Kwambai (bicampeão em 2008 e 2009), Barnabas Kiplagat Kosgei, campeão da Volta da Pampulha, e Mark Korir, vencedor da 10K Rio - Corrida Pan-Americana.
No feminino, estão convidadas, as quenianas Alice Timbilili (campeã em 2007), Bornes Jepkirui Kitur (campeã da Volta da Pampulha) e Eunice Kirwa (campeã da Meia Maratona do Rio). E as brasileiras Marily dos Santos (terceira colocada em 2008 e 2009), Edielza Alves Guimarães (campeã do Ranking Nacional CAIXA/CBAt 2010 e vice-campeã da Volta da Pampulha), Marizete Rezende (campeã em 2002 e vice-campeã em 2007) e Maria Zeferina Baldaia (campeã em 2001).
A competição terá os seguintes horários de largada: 14h45 - cadeirantes; 14h50 - outras categorias de atletas com deficiência; 16h30 - elite feminina; e 16h47 - elite masculina e demais categorias.
O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros. A largada será dada em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero (avenida Paulista, 900).

Nenhum comentário: