quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Secretaria busca mais recursos para equipar o esporte de Poços

 “Não temos um tênis para treinar. Fica difícil competir, pois dependemos da boa vontade de um ou de outro para nos emprestar um calçado ou até mesmo uma roupa e assim representar a cidade em competições”, disse um dos alunos de atletismo do professor Sidney de Parólis, numa reportagem do Mantiqueira. Este é apenas um caso na cidade. O karate e o judô, por exemplo, precisam emprestar tatames em época de competição. A Secretaria de Esportes mantém diversos projetos que abrangem desde o atletismo do professor Sidney ao vôlei do Valverde, passando pelo futsal, futebol de campo, karate, bicicross, basquete, entre outros, e todos enfrentam o mesmo problema da falta de material para trabalhar com os alunos. “Claro que temos material em estoque que são disponibilizados para os núcleos, mas mesmo assim temos uma carência grande pois o consumo é muito grande. Faltam bolas, tatames, aparelhos e tudo tem que ser improvisado. Queremos acabar de vez com esta situação, já que o esporte de Poços tem condições de formar muitos bons valores que não podem desistir por causa de uma questão que podemos resolver com a ajuda da cidade”, disse o secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos.
Buscando soluções, a equipe da Secretaria de Esportes deu entrada, em Brasília, em pedidos para projetos da Lei Federal de Incentivo, visando à compra de equipamentos para os diversos núcleos de formação da cidade. De seis projetos enviados, já foram conseguidas aprovações para quatro, e agora o trabalho é para viabilizá-los o mais rápido possível.
Os benefícios para o esporte local que estes projetos trarão serão muito grandes, pois irão abranger toda a população de Poços de Caldas, desde as crianças, idosos e os deficientes visuais da AADV. “O que mais chamou a atenção para a aprovação destes projetos foi a finalidade de equipar os núcleos. Nossa intenção é dar condições para todos os envolvidos, professores e alunos, trabalhar bem e sem enfrentar necessidades básicas, como acontece nos dias de hoje. Nenhum núcleo será esquecido e a qualidade do esporte e, principalmente, a qualidade de vida do nosso cidadão terão um ganho muito grande”, disse o secretário.
Além de equipamentos, a Secretaria irá investir na compra de uniformes para todos os alunos.
Para a captação dos recursos e viabilização dos projetos, a Secretaria de Esportes conta com a ajuda de empresas e, principalmente, da população, que pode contribuir com parte do seu imposto de renda. No caso de pessoa física, 6% podem ser destinados ao esporte local, enquanto que a pessoa jurídica se beneficia com 1%. “É muito simples ajudar. A pessoa é obrigada a pagar o imposto, não tem como sonegar. Então, pode manifestar o interesse em ajudar os projetos. Basta procurar seu contador, preencher uma guia com o nome do projeto e todos os dados necessários e, pronto, doou 6% para ajudar o esporte local. Tivemos um bom retorno até agora. Muitas pessoas estão nos ajudando e abraçando a causa. Quem quiser entrar para o time e também ajudar nosso esporte é bom correr já, que a procura está sendo realmente muito grande”, disse o secretário. “Acho que nossos projetos abrangem quase 100% da população de Poços de alguma maneira. Toda família deve ter um filho, um neto, um avô, um sobrinho, enfim, alguém que direta ou indiretamente faz parte de um projeto da Secretaria e nossa intenção é que com os recursos da Lei de Incentivo Federal possa dar ainda maior qualidade de vida ao nosso povo”, finalizou Lelo.

Nenhum comentário: