terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jogos Escolares

Goiânia, GO - A delegação mineira conquistou 20 medalhas, sendo duas de ouro, 11 de prata e sete de bronze, nas Olimpíadas Escolares que se encerraram neste final de semana em Goiânia-GO. Nas modalidades individuais, Minas Gerais ganhou 17 medalhas: nove no atletismo (duas de ouro, quatro de prata e três de bronze), cinco na natação (três de prata e duas de bronze), duas no judô (uma de prata e uma de bronze) e uma no xadrez feminino (bronze).
Neste final de semana, as equipes masculinas de basquete, handebol e vôlei conquistaram medalhas de prata. No basquete, o time do Sistema Ápice de Ensino perdeu a final por 67 a 79 para o Colégio Pessoa, de Franca-SP. No handebol, o Colégio Nacional, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, perdeu por 21 a 29 para o Colégio Vinicius de Moraes, do Mato Grosso. No vôlei, o Colégio Promove, de Uberlândia, foi derrotado por três sets a um (24x26 – 25x19 – 25x17 – 25x18) pelo CEL, do Rio de Janeiro.
Chefiada pelo professor Aurélio do Amaral Duarte Costa, da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), a delegação mineira era composta por 144 alunos-atletas, de 15 a 17 anos, de 48 escolas públicas e privadas de 20 municípios, seis oficiais, dois fisioterapeutas e um jornalista.
Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) são uma ação continuada do Projeto Estruturador Minas Olímpica, desenvolvida, em seu formato atual, desde o ano de 2007, pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento do Esporte, Educação e Cultura (IBDEEC).
O sucesso desta ação se deu desde o primeiro ano de execução e ano após ano a Seej aprimora a execução dos jogos e bate recordes de participação. Em 2010, os 184.050 participantes de 667 municípios e 4.740 escolas foram divididos nos módulos I e II, com atletas de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, respectivamente. Ao longo do ano, quatro modalidades coletivas e sete individuais foram disputadas nas etapas municipal, microrregional, regional e estadual e classificaram os atletas para participar das Olimpíadas Escolares como representantes do Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário: