quarta-feira, 25 de abril de 2012

Demora na reforma da pista de bicicross irrita patrocinador


Poços de Caldas, MG - "Acho que todos os limites de espera foram ultrapassados. Não tem cabimento uma demora de um ano e meio para entregar uma pista de bicicross que tenha condições de atender nossos meninos. Não existe uma previsão de entrega, e do jeito que as coisas estão andando, acho que perdemos mais um semestre sem solução. Lamentável". O desabafo é de Juliano Moreno, proprietário da empresa Neo Nutri, é um dos principais incentivadores do bicicross de Poços de Caldas.
A pista de Poços de Caldas está desativada desde novembro de 2010, quando havia uma promessa de modernização do local. As melhorias, no entanto, até agora não deixaram de ser rascunhos em projetos que jamais saíram do papel. De lá para cá, aconteceram mudanças no projeto, protestos de frequentadores do Parque Municipal e um jogo de empurra-empurra muito grande por parte das secretarias de Obras e de Esportes, pista no entanto, nada.  O resultado de tanto descaso acaba refletindo  nas competições. Hoje, o BMX de Poços de Caldas, que sempre foi um celeiro de grandes nomes, não consegue mais revelar talentos.
Desde o dia que foi "derrubada", até o início deste ano, vários prazos foram prometidos para a entrega do local, mas nenhum foi levado à sério pelos órgãos competentes. Recentemente o secretário de esportes, Carlos Alberto dos Santos, disse que até março deste ano, pelo menos o gate estaria pronto, porém, o gate ainda não é nem um esboço do que vai ser quando estiver concluído. Já estamos entrando no mês de maio.
Para Juliano Moreno, o reflexo de não ter uma pista para treinamento é sentido duramente pelos pilotos de Poços de Caldas. Resultados que poderiam ser melhores acabam não vindo e muitos acabam se desanimando com a continuidade no esporte. "Alguns campeonatos estão em sua metade e nossos pilotos, sem condições adequadas de treinamento, acabam não tendo um bom desempenho. Este atraso na entrega da pista está sendo muito prejudicial para nosso esporte", disse Juliano Moreno.
A  Neo Nutri apoia o Bicicross Poços Clubes com parte das inscrições dos pilotos, uniformes e até alimentação. "A empresa que faz seu investimento espera que o atleta tenha no mínimo condições de treinar bem, e isto é justamente o que não está acontecendo com o bicicross de Poços de Caldas. Estou muito chateado com esta situação", lamentou o empresário.
"Não estou aqui exigindo vitórias dos meninos, não é uma cobrança por resultados, mas sim que eles tenham condições dignas de competir pelos menos num nível melhor com os meninos de outras cidades. Hoje lamentavelmente isto está muito longe de acontecer", continuou Juliano.
  Poços de Caldas tenta voltar a ser um pólo no BMX, porém desde que a pista foi desativada, alguns de seus principais pilotos deixaram a cidade para buscarem melhores condições. Renato Rezende, atleta que iniciou o movimento para reforma da pista do Parque Municipal, hoje é representante de Paulínia e está muito perto de disputar uma vaga para as Olimpíadas de Londres.  "Tenho pena dos meninos que ficaram em Poços de Caldas. Aí não existe apoio ao esporte e acho que dificilmente este panorama vai mudar", disse Renato Rezende. A reforma da pista do parque Municipal foi encabeçada por Rezende, porém, ele garante que existia promessas do prefeito, na época, que o local seria melhor do que era na oportunidade. "O prefeito havia prometido melhorias na pista e acreditamos nele. Infelizmente o tempo passou e esta melhoria não veio. Uma pena que isto tenha acontecido em Poços de Caldas", disse Renatinho.

 Lentidão
O trabalho na pista de Poços de Caldas está em andamento, porém, segundo alguns pilotos que frequentam o local, os dois funcionários que estão encarregados da obras não vão ao local todo o dia. O próprio empresário Juliano Moreno foi ao local conferir o andamento da obra e ficou desanimado. "Estive, na pista ontem, vi que as vigas para as fundações do gate estão lá, existe um trabalho começado, mas ainda está muito longe de terminar. Não consigo enxergar um  prazo para que esta pista seja entregue aos pilotos da cidade", lamentou o empresário. Segundo especialistas, do jeito que a pista se encontra hoje, levaria cerca de dois meses para ela ficar pronta, porém, isto se houvesse trabalho todos os dias no local, o que não é a realidade hoje. Sobre retirar o apoio ao bicicross de Poços de Caldas, Juliano disse que não existe este pensamento de imediato, mas, sem a pista, e com os meninos sem condições de disputar dignamente uma competição, isto pode realmente acontecer. "Este ano assumimos o compromisso de apoiar o bicicross e vamos tentar continuar com este apoio. Fico triste em falar que num breve futuro o esporte poderia perder este apoio, mas não deixa de ser uma verdade, uma vez que se você está fazendo um investimento, apoiando a modalidade e não está tendo respaldo de pessoas que também deveriam estar interessadas para o bem do esporte. Adoro o bicicross, cresci neste esporte e isto tudo me deixa uma profunda tristeza", finalizou Juliano.
O Mantiqueira tentou contato com o Secretário de Esportes, Carlos Alberto dos Santos, até o fechamento da edição, para que ele respondesse as críticas do empresário. Mesmo com muita insistência, Lelo não atendeu a reportagem nem retornou as inúmeras ligações feitas para ele.
A reforma da pista de Poços de Caldas é dividida em duas secretarias, a de Esportes e de Obras.

Nenhum comentário: