sexta-feira, 20 de abril de 2012

Lar Criança Feliz recebe aulas do Projeto Judô Móvel


Poços de Caldas, MG - O Projeto Judô Móvel, coordenado pelo sensei Elton Fiebig, está abrangendo dois núcleos na cidade. O Colégio Mariquinhas Brochado, que está em atividade deste o início do ano, e agora as aulas estão a todo vapor também no Lar Criança Feliz. “Graças à liberação da verba da Lei de Incentivo e a Unimed, uma de nossas patrocinadoras, foi possível a compra de tatames para a prática da modalidade no Lar Criança Feliz”, disse Fiebig. Foram adquiridos tatames de material sintético, um dos melhores que existem no mercado. As aulas no Lar Criança Feliz abrangem duas turmas divididas nos períodos da manhã e tarde.

Festival
No próximo dia 17 de maio acontece o Festival anual do Projeto Soma. O evento reunirá todas as escolas associadas. Este ano a expectativa é que cerca de 300 crianças sejam atendidas no festival. “Isto mostra a adesão e evolução que a modalidade vem tendo em Poços de Caldas. Cada ano tem um grande aumento de interessados na prática do judô”, disse Fiebig. Segundo o sensei, o primeiro festival reuniu 110 crianças, no ano passado 180 estiveram no evento e a expectativa para este ano é que o evento ultrapasse a casa de 300 crianças. “Estamos calculando este número contando apenas com a participação das escolas associadas e dos projetos sociais. É mais uma prova de que com o trabalho bem orientado aparecem talentos que podem se aproveitados nas competições. Quanto mais atletas estiverem praticando, com certeza novos atletas irão representar o município.

Competição
A equipe do sensei Fiebig esteve no último final de semana na cidade de Guaíra para a disputa do torneio Uemura Yamashita, competição tradicional na região. Poços de Caldas esteve presente com 10 atletas, sendo que muitos fazem parte do Judô Móvel e participaram pela primeira vez de uma competição de alto nível. A equipe conseguiu oito medalhas, sendo três de prata e cinco de bronze. O campeão mundial Elton Fiebig entrou no tatame para disputar na categoria absoluto e acabou ficando com o vice-campeonato. Elton fez a final com Rubens Filho, de São José do Rio Preto. A luta foi decidida pela arbitragem e Elton, ao segurar na mão do atleta, foi penalizado com a perda de importantes pontos. “Estamos a cada dia descobrindo novos valores e tentando formar nossa equipe para os Jogos Escolares que acontecem em Poços de Caldas em setembro. Os últimos acontecimentos que ouvimos sobre a modalidade do judô em Poços de Caldas nos deixaram bem chateado. Na verdade hoje em dia é inadmissível comportamento como o sensei Matsuo teve recentemente. No Japão antigamente o castigo físico era aceito, mas desde a década de 90, com o Estatuto da Criança e do Adolescente isto acabou. Mesmo no Japão comportamentos assim não são mais tolerados. Se o professor encosta a mão no aluno ele é punido severamente. Infelizmente muitas vezes a omissão de pais e responsáveis e de pessoas que deveriam coibir abusos, acaba maculando a imagem da modalidade. Prevalece a opinião de que o judô é um esporte de agressividade e isto não é a realidade. Nosso trabalho, tanto nos projetos quanto nas escolas, é de resgate a alto-estima, melhora de comportamento e é esta filosofia que tem que imperar”, finalizou Elton Fiebig.

Nenhum comentário: