quinta-feira, 19 de abril de 2012


Disputar a Série D custaria cerca de 2 milhões para a Caldense


Poços de Caldas, MG - A desclassificação da Caldense para a disputa  do Campeonato Brasileiro da Série D do Campeonato Brasileiro vai proporcionar aos cofres do clube uma economia considerável. Se conseguisse a vaga em campo e realmente quisesse disputar o campeonato com certo nível de qualidade técnica, o clube teria que desembolsar aproximadamente R$ 2 milhões.
A competição é deficitária, exige muito dos clubes e não tem apoio algum da CBF. Assim, o time tem que arcar com todos os custos do campeonato, sendo que para isto, precisa buscar parceiros importantes. O Nacional de Nova Serrana e o Guarani de Divinópolis são os times de Minas classificados para a competição. Apesar dos altos custos os dois times vão disputar o campeonato. O Nacional estima ter um gasto de R$ 3 milhões e espera manter a parceria com o Cruzeiro para disputar a competição nacional. O time de Nova Serrana ainda tem apoio da Prefeitura da cidade, coisa que em Poços de Caldas não acontece.
O Guarani de Divinópolis também disputará o campeonato amparado por um apoio financeiro da prefeitura de sua cidade, mas espera novos parceiros para formar um time competitivo. O Nacional estreia no campeonato contra o Rezende enquanto o Guarani joga diante da Friburguense na primeira rodada.
Em entrevista ao Mantiqueira na semana passada o presidente da Caldense, Antônio Bento Gonçalves, disse que teria uma verba de aproximadamente 600 mil reais. O valor é considerado baixo e o próprio presidente admitiu que não daria para montar um time competitivo. “Com este valor a gente entraria no campeonato apenas para participar, correndo o risco de colecionarmos derrotas em cima de derrotas”, disse ele na oportunidade. A vontade do presidente em entrar no campeonato mesmo com o baixo orçamento era de manter o time em atividade no segundo semestre, no entanto, o empate diante do Villa Nova, em Poços, e a derrota para o Boa, em Varginha, acabaram fazendo o projeto da Veterana ir para o lago abaixo.
Com o time eliminado, a comissão técnica e parte do elenco foi dispensado na última segunda-feira. O clube tem contratos com alguns jogadores e deu férias para todos. Na volta será decidido onde cada um irá atuar no segundo semestre.
Dos 25 jogadores que disputaram o Campeonato Mineiro, apenas 12 permaneceram no clube: Glaysson, Jardel, Maxsuel, Mário, Vinicius, Rodolfo, Fernando, Luizinho, Gustavinho, Guilherme, Felipe Jonatas e Caio.

 Fim da série D
A série D do Campeonato Brasileiro pode estar com seus dias contatos. A CBF e as federações estaduais estão estudando acabar com a quarta divisão do Brasileirão em 2014.
 A ideia foi discutida na segunda-feira em um assembleia geral da confederação de futebol e levada adiante com o apoio de muitos dirigentes. O próprio presidente da CBF, José Maria Marin, afirmou em entrevista coletiva logo após a reunião que já tinha pensando em mudanças para a série D. Ele mesmo encomendou estudos de técnicos para avaliar o melhor a se fazer com a quarta divisão. “Em 30 dias, no máximo, devo ter uma posição”, afirmou Marin.
A série D está deficitária, segundo presidentes de federações estaduais. O valor arrecadado com os jogos do torneio não é suficiente para arcar com seus custos.
 Apesar do apoio de muitos cartolas, alguns representantes de federações estaduais não reagiram bem à notícia de uma possível extinção da quarta divisão.
 De toda forma, se a proposta de mudança no campeonato avançar, ela ainda terá de ser aprovada em assembleia da CBF. Se isso acontecer ainda neste ano, a mudança só valeria a partir do ano de 2014.


Nenhum comentário: