sábado, 4 de agosto de 2012

Alunos da Apae e do Bicicross Poços Clube participam de projeto


Poços de Caldas, MG - “Um projeto social que é um marco no bicicross de Poços de Caldas”. Assim Terezinha Moreno, presidente do Bicicross Poços Clube,  definiu o projeto Pedalando com Energia, que teve início ontem na cidade. A iniciativa vai reunir alunos do clube e da Apae e tem como incentivador o grupo DME. Ontem, os garotos receberam as bicicletas e os equipamentos de segurança que vão utilizar durante as aulas. O material ficará sob a responsabilidade do Clube de Bicicross e será entregue aos alunos apenas nos dias de aulas do projeto. “Em 22 anos de existência, o Bicicross Poços Clube nunca tinha feito um projeto social deste tipo e agora chegou o momento de termos uma escolinha em Poços de Caldas”, disse Terezinha. “Termos nosso projeto aprovado pelo DME foi uma satisfação muito grande e pretendemos continuar com ele durante muitos anos em Poços de Caldas e quem sabe assim vamos conseguir formar novos pilotos”, continuou a presidente do clube. Segundo Terezinha, o projeto deverá crescer aos poucos e passar a atender um número maior de crianças em um curto período de tempo.

Treinamento
A pista de bicicross da cidade continua em obras e, segundo o secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos, sem prazo determinado para ser entregue. Sem local ideal para os treinamentos, as aulas do projeto Pedalando com Energia serão realizadas na praça da Vila Cruz, coordenadas por Ismael Alexandre, vice-presidente do Bicicross Poços Clube, que deve começar um trabalho de iniciação esportiva e coordenação motora. “Muitos meninos, principalmente os da Apae, ainda não sabem andar de bicicleta e têm muitas dificuldades com coordenação motora. A progressão de cada um será diferente e temos que saber lidar com isso”, disse. O projeto atenderá de início dez meninos carentes e dez portadores de necessidades especiais. “Nosso objetivo e ensiná-los a andar de bicicleta para depois começarmos os treinamentos em terreno próprio. Quando a pista ficar pronta deverá ser mais fácil para todos”, continuou Alexandre. Outra intenção do projeto é levar os garotos para competições pelo interior paulista. Na próxima semana alguns alunos vão participar de um campeonato na cidade de Sorocaba. “Vou avaliar quem tem condições de participar do evento e vou colocá-los em contato direto com o esporte. Claro que não haverá nenhuma cobrança por resultados, mas é muito importante que eles já comecem a saber com funciona este lado esportivo”, finalizou. As aulas do projeto serão ministradas às terças e sextas-feiras, sempre às 15h.

Apae
Para Andréia Marcondes de Assis, vice-diretora da Apae de Poços de Caldas, o projeto chega em grande momento e deve mexer com os alunos da entidade, que em 2012 completa 40 anos. “É um projeto pioneiro e muito bem-vindo, tanto pela diretoria escolar quanto pelos pais dos alunos e mais ainda para os alunos. A gente acredita que a inclusão social, igualdade de oportunidade, de demonstrar capacidade, competência farão parte deste projeto. Ele está vindo para comprovar tudo isto e com ele a gente vai poder mostrar para a sociedade o que somos capazes se tivermos a oportunidade”, disse Andréia. A Apae fez uma pré-seleção dos alunos que foram incluídos no projeto. “O bicicross está chegando para estes alunos como um recurso pedagógico. Além de toda habilidade física necessária para andar de bicicleta, a educadora física da Apae avaliou todos os aspectos importantes para a crianças para selecionar os alunos que vão estar dentro deste projeto”, continuou. “Queremos que estes meninos possam se desenvolver, que as famílias possam criar segurança e que eles possam competir e serem meninos de sucesso como já temos outros por aí”, finalizou a vice-diretora. A Apae de Poços atende hoje aproximadamente 570 alunos e o bicicross não é o primeiro projeto esportivo na vida deles. Alguns fazem atletismo em parceria com prefeitura e ginástica rítmica.

 Secretaria
A cerimônia de entrega dos equipamentos aos alunos ontem foi prestigiada por diversas autoridades. O secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos destacou o valor educativo do projeto por lidar com meninos carentes e portadores de deficiência. “Além de ser um projeto que vai ajudar muito a equipe de competição do clube, ele atinge um lado social muito grande. Este projeto vai atender meninos que realmente precisam desta atividade, deste desenvolvimento, de atividade motora, etc. Todos estão de parabéns pela iniciativa, além do Grupo DME que está financiando um programa que vem a calhar com o propósito da Secretária de Esportes, que é a qualidade de vida”, disse o secretário.

Nenhum comentário: