quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Poços fica fora de mais uma lista da Fifa


Poços de Caldas, MG - O Comitê Organizador da Copa do Mundo (COL) divulgou ontem a lista dos centros de treinamento de seleções (CTS) para o Mundial de 2014. Foram aprovados 54 locais nesta primeira versão da brochura eletrônica, que já está disponibilizada para as federações participantes das eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa (http://www.fifa.com/worldcup/organisation/documents/index.html). A escolha final dos CTS não tem nenhuma participação do Comitê ou da Fifa. Nesta primeira lista, Poços de Caldas ficou novamente de fora. As cidades mineiras escolhidas foram Belo Horizonte, Ipatinga, Matias Barbosa e Uberlândia.
O fato de não aparecer na lista divulgada ontem não descarta Poços definitivamente da possibilidade de receber seleções para a Copa do Mundo, porém, a cidade terá que fazer melhorias consideráveis para continuar com chances. “A divulgação de ontem não significa que aquela cidade que não entrou agora na lista não seja contemplada no futuro, provocando mudanças no catálogo até sua edição final. Para os municípios interessados é importante promover melhoras nesses requisitos fundamentais para atrair uma seleção durante a Copa”, informou o secretário extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo em Minas Gerais Sérgio Barroso.
Candidataram-se como subsedes em Minas as cidades de Araxá, Caxambu, Caeté, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba e Varginha.
De acordo com a Secopa-MG, para ser escolhido pela Fifa o centro de treinamento de seleção deve ter, pelo menos, um campo com excelentes condições e medidas oficiais, spa, piscina e área fitness. O tempo de deslocamento até o hotel deve ser de, no máximo, 20 minutos de ônibus. Com relação à hospedagem, é necessária disponibilidade de, no mínimo, 55 quartos com ar condicionado. A sala para conferência deve ter capacidade mínima para 100 pessoas.
Segundo o secretário de Esportes de Poços de Caldas Carlos Alberto dos Santos, tudo que a Fifa pediu foi feito. Recentemente a prefeitura e a Associação Atlética Caldense assinaram contratos viabilizando a inclusão do estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira e o Centro de Treinamentos Ninho dos Periquitos entre os CTs aptos a receber seleções. Estes contratos estão com a Fifa. Segundo Santos, faltou assinatura do contrato com o Sindicato dos Hotéis e isto pode ter pesado na exclusão de Poços de Caldas nesta primeira lista. “Ficar de fora desta lista não significa que Poços de Caldas está definitivamente descartada. O comitê local vai continuar trabalhando para que a cidade consiga trazer uma seleção durante o período de treinamentos”, disse.
Para o presidente do Comitê Municipal Organizador da Copa do Mundo, o empresário Laércio Martins, a falta de um aeroporto que atenda as exigências da Fifa é o que mais vem pesando contra Poços de Caldas. Segundo Martins, enquanto o governador do Estado não autorizar as obras de melhorias no aeroporto local, Poços não terá chances de brigar em igualdade com outras cidades de maior potencial. “Estamos de mãos atadas no momento. Sem aeroporto que atenda o que a Fifa quer não dá para fazer nada”, disse Martins. “Não desanimei e ainda acredito que vamos conseguir trazer uma seleção para nossa cidade. Temos estrutura bem melhor ou igual às cidades que foram escolhidas e não vamos ficar de fora”, completou. O presidente do Comitê Municipal garantiu que já existem seleções interessadas em treinar na cidade e outras que querem pelo menos conhecer a estrutura local. “No final das contas quem vai decidir onde treinar são os dirigentes das seleções. A Fifa vai apenas indicar um local, mas todos terão liberdade de aceitar ou não esta indicação”, completou Martins.

 R$ 15 milhões no aeroporto

O aeroporto local terá um investimento de R$ 15 milhões do governo do Estado. O projeto de melhorias inclui aumento da pista de pouso para 2.200 metros de extensão, construção de nova estação de embarque/desembarque ao lado da existente, sendo instalados modernos acessórios, tais como raio-X e esteiras de bagagem. Ainda, o aeroporto contará com uma brigada de incêndio e todos os equipamentos de segurança de voo, pouso e decolagem através de instrumentos de última geração. O projeto já foi aprovado, a obra foi licitada, mas falta ainda a data para o início.
“Fizemos nossa parte e esperamos que esta obra se inicie logo para tentarmos mais alguma coisa. Tenho esperanças que podemos reverter a situação, mas volto a dizer que sem aeroporto não vamos a lugar nenhum,” finalizou Martins.

O que diz a Fifa
Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servem como base de uma seleção durante a Copa do Mundo da Fifa e são gerenciados pelas próprias seleções. Toda a estrutura é montada pelas equipes, sem nenhuma ingerência do COL ou da Fifa. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Não existe limite de CTS para uma mesma cidade ou um mesmo Estado. É levada em conta a qualidade técnica dos locais oferecidos. Uma mesma cidade pode ter mais de um CTS, enquanto outras poderão não ter nenhum.
No evento que anunciou os locais escolhidos ontem, o diretor executivo de operações e competições do COL Ricardo Trade, fez questão de ressaltar a importância do legado que está sendo deixado.
“Este mapeamento é inédito. Estamos oferecendo oportunidades a 43 municípios de todo o país. Este é um legado que fica para o esporte brasileiro”, explicou Trade.
Outras janelas de inscrições acontecerão nos próximos meses. A segunda versão da lista será divulgada no primeiro semestre de 2013 e a versão final no segundo semestre do mesmo ano. Os locais que se inscreverem nas próximas janelas poderão ser incluídos nas novas versões, bem como outros que não foram incluídos inicialmente poderão se adequar e fazer parte da lista.
Exatamente por isso, o gerente de competições e serviços às equipes Frederico Nantes ressaltou que não se trata do fim da linha para os locais que não apareceram na primeira versão.
“Utilizamos critérios técnicos e estes 54 locais atingiram a pontuação mínima para fazerem parte desta primeira relação. Isso não quer dizer que houve um corte ou que os mais de outros 200 inscritos não tenham condições e não possam fazer parte da versão final. Eles terão de sofrer algumas adequações para conseguirem entrar na versão final”, esclareceu.
A escolha das seleções acontecerá após o sorteio dos grupos, marcado para acontecer em dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. As seleções terão até janeiro de 2014 para optarem por um local.

Nenhum comentário: