sábado, 25 de agosto de 2012

Poços disputa Olimpíadas Escolares de 2014 com seis importantes capitais


Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas é a única cidade, que não é um capital brasileira, ainda está na briga para sediar as Olimpíadas Escolares de 2014. O Cob anunciou que João Pessoa, Poços de Caldas, Goiânia, Recife, Porto Alegre, Vitória e Salvador  podem abrigar os jogos mais importantes entre os jovens estudantes do Brasil. “Novamente somos candidatos a receber as Olimpíadas Escolares e isto mostra a importância que Poços de Caldas tem no cenário brasileiro. O Cob - Comitê Olímpico Brasil - sabe do nosso potencial, conhece nossa estrutura e isto nos enche de satisfação. Recebemos os jogos em outras oportunidades e se estamos novamente na disputa é porque conseguimos agradar os dirigentes da entidade e realizar nosso trabalho com sucesso”, disse Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, Secretário de Esportes de Poços de Caldas.
A escolha das sete cidades ainda na disputa veio após o Cob analisar 12 cidades interessadas. “Para escolhermos uma cidade como sede das Olimpíadas Escolares precisamos levar em consideração três fatores fundamentais. Primeiro, a vontade política do governo; segundo, a capacidade da rede hoteleira local, pois serão delegações de todo o país hospedadas em hotéis da região; e terceiro, as instalações esportivas que receberão as competições”, explica Edgar Hubner, Gerente Geral  de Juventude e Infraestrutura do COB.
Uma equipe composta por membros do COB irá vistoriar cada uma das cidades para uma avaliação minuciosa, que apontará as vencedoras”, completa.  “Adotamos o mesmo sistema do COI para candidaturas olímpicas. Isso garante que teremos um alto nível de qualidade e padrão de organização. Ao contrário dos anos anteriores, não estamos dividindo as finalistas para cada categoria específica. Todas as sete classificadas podem receber as competições de 12 a 14 ou de 15 a 17 anos”, ressalta Hubner.
Para escolher os vencedores, o Comitê Olímpico Brasileiro enviará uma comissão a cada uma das cidades finalistas para avaliar a infraestrutura e as instalações que receberão as competições de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As cidades vencedoras serão anunciadas em abril de 2013 na sede do Comitê Olímpico Brasileiro, no Rio. Em 2012, as Olimpíadas Escolares serão realizadas em Poços de Caldas (MG) e Cuiabá (MT). Para 2013, já estão escolhidas como sedes as cidades de Natal (RN) e Belém (PA).

Edição de 2012
 Poços de Caldas está em contagem regressiva para sediar as Olimpíadas Escolares de 2012. O evento acontece na cidade pela quarta vez e começa dia 6 de setembro. A cidade vai receber mais de três mil atletas de 12 a 14 anos vindos de todo o país.
Ao todo, são 13 modalidades esportivas: atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, basquetebol, futsal, handebol e vôlei.
A Judoca Sarah Menezes estará no evento de Poços.
As Olimpíadas Escolares acontecem sempre em duas cidades diferentes, cada uma responsável por determinada categoria: 12 a 14 anos ou 15 a 17 anos. Assim como vem fazendo desde a sua criação em 2005, o sistema de avaliação feito pelo COB segue o mesmo modelo implantado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para definir as cidades-sede de Jogos Olímpicos. Os sete municípios finalistas estão na disputa das duas categorias.
Realizada desde 2005, quando Brasília recebeu as delegações de todo o país, a competição é um grande celeiro de atletas. De lá surgiram grandes nomes do esporte nacional que hoje brilham internacionalmente.
 “As Olimpíadas Escolares representam um grande investimento no aspecto social e educacional dos estudantes. São cerca de 40 mil escolas participantes com dois milhões de jovens em todo o Brasil. Esses números transformam-se em uma grande oportunidade de revelarmos atletas com potencial de conquistar resultados expressivos em competições de alto rendimento?, afirma o Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB.

Nenhum comentário: