domingo, 26 de agosto de 2012

Falta de parceiros pode deixar karatecas de Poços fora do Sul-Americano na Argentina


Poços de Caldas, MG - Dezenove karatecas de Poços de Caldas foram convocados para a Seleção Brasileira da IKGA. Todos os atletas são da cidade e treinam na Academia Budo-Kai. Eles foram selecionados para disputar o Campeonato Sul-Americano, que acontece na cidade de Mendoza, na Argentina, nos dias 12 e 13 de outubro. Os convocados estão na faixa etária de 12 a  50 anos e divididos em todas as categorias.
Mesmo conseguindo a vaga dentro do tatame, nenhum competidor de Poços está confirmado no campeonato. As inscrições se encerram no próximo dia 30, quinta-feira, e ninguém conseguiu apoio para disputar o campeonato. O transporte é um dos principais problemas do grupo. Apenas a passagem para a cidade argentina custa pouco mais de mil reais, fora os custos de estadia e alimentação. Estima-se que cada um dos 19 competidores gastará cerca de R$ 2,5 mil. Nem mesmo Shiran Daniel Carvalho de Sousa, 5º Dan e representante principal da Budo- Kai de Poços de Caldas, está confirmado no evento. “Para ir até a Argentina os recursos teriam que serem próprios, o que dificilmente vai acontecer. Vamos precisar do apoio de empresários e parceiros.  Nossa cidade é uma força no karate mundial e não pode ficar fora de um evento tão importante como este”, disse o shiran Daniel.  Se não conseguir apoio, os karatecas da cidade, além de Daniel Carvalho, não disputam a competição, fato que vem sendo bastante lamentado na academia.

Seminário
Daniel ainda tenta participar de um seminário da IKGA que será ministrado pelo Shiran Goshi Yamaguchi, uma das maiores autoridades do Karate Goju-Ryu do mundo.  “Trata-se de uma pessoa fantástica, de uma competência impar, com grande sensibilidade e uma didática que comove e conquista a todos partilham algumas horas com ele. Estes seminários são muito rígidos, com matérias fundamentais e exclusivas para o evento. Seria muito importante estar presente”, disse Daniel.
“Se tivesse que decidir hoje se estaria presente no evento, infelizmente não daria para ir, não tenho recursos próprios para bancar a viagem. Fica a esperança de que neste dias que restam para o encerramento das inscrições apareça algum parceiro”, completou o shiran.
Daniel ressalta que um evento deste porte é o sonho de todos os praticantes do karate no mundo todo. Segundo ele, a oportunidade demora a aparecer. “Se não formos por conta de falta de apoio será muito triste para nossa academia”, lamentou.
Dentre os atletas da Budo-Kai convidados para a seleção, muitos possuem títulos importantes como Brasileiros, Mundiais, Sul-Americanos, Pan-Americanos, entre outros. A academia é exemplo no mundo todo e dentre os convocados destaque para uma família inteira que foi chamada para disputar o Sul-Americano. “Foi um exemplo de responsabilidade dentro da academia. Fazemos um trabalho onde famílias conquistam uma qualidade de vida através do karate e passam a se destacar no esporte.
Os atletas classificados para o campeonato continuam treinando especificamente para o evento. O psicólogo da seleção brasileira será o Dr. Roni, da Budo-Kai, porém sua ida ao evento também ainda não está confirmada.  
“São vagas conquistadas com muito suor e dedicação e seria uma pena ficarmos de fora.  Além do mais, nossa participação deixaria o enshi shihan Luiz Kotsubo muito feliz. Ele tem um grande apresso pela Budo-Kai Poços, mas infelizmente também não pode fazer nada para nos auxiliar neste momento.”, finalizou Daniel.



Nenhum comentário: