domingo, 12 de agosto de 2012

Equipe de Luta Olímpica de Poços está formada


Poços de Caldas, MG - A equipe de Luta Olímpica de Poços de Caldas já está formada. Os integrantes do time que irá representar a cidade nas Olimpíadas Escolares foram escolhidos em seletiva realizada ontem. O evento reuniu alunos de várias escolas da cidade e foi coordenado por  Luís Cláudio Patriani, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes. Foram selecionados os seguintes atletas: Até 12 anos, masculino, categoria leve até 40 quilos: Diego Mateus Bruno Siqueira, da escola Cleusa Lovato; Iuri Rangel da Costa, da escola Washington Luiz. Categoria masculino médio até 55 quilos: Daniel Geraldo Ribeiro, da escola João Eugênio de Almeida; Adriano Batista Jr, do Colégio Municipal.  Atletas com 14 anos - categoria feminino - peso pesado, até 60 quilos: Talita Geraldo Ribeiro, da escola João Eugênio de Almeida; Jéssica dos Santos da Silva, da escola João Eugênio de Almeida. Categoria masculino médio - até 55 quilos: Anderson Trindade da Fonseca, da escola Washington Luiz. Categoria pesado até 75 quilos:  Adonai Carlos da Silva, da escola Vitalina Rosi, Clayson Rodrigues da Silva, do Caic e Carlos Eduardo Pateli do Polivalente.
 Agora os atletas selecionados intensificam os treinamentos para a estreia nas Olimpíadas Escolares.
 O Secretário de Esportes, Carlos Alberto dos Santos, destacou a importância de um time da cidade na disputa dos Jogos.  “A inclusão da Luta Olímpica pelo Cob nas Olimpíadas Escolares foi muito interessante. A modalidade certamente vai agradar o público, que terá a chance de ver de perto um esporte bastante competitivo”, disse Lelo.
Os jogos escolares serão disputados por 27 estados. Poços de Caldas como cidade sede participa do evento sem precisar passar por etapas municipais. “A luta olímpica é uma modalidade que tem uma estrutura muito boa no Brasil, está em crescimento e estamos satisfeitos em trazer este esporte para Poços”, disse o secretário.  A apresentação da Luta Olímpica nos Jogos acontece nos dias 7,8 e 9 de setembro, no ginásio Moleque César, no Cascatinha.
Luís Cláudio Patriani ficou satisfeito com o nível técnico da seletiva. Ele acredita que a equipe tem condições de uma boa apresentação no evento. O prazo é curto. Os atletas precisam ser inscritos no Cob até o próximo dia 15.  Luis destacou o crescimento da modalidade, mas lamenta a falta de apoio de alguns setores. “É uma modalidade nova, ainda pouco difundida no Brasil, mas aos poucos vai conquistando seu espaço”, disse Luiz, que sonha em trazer para Poços de Caldas um Centro de Treinamento Olímpico. O professor acredita que a cidade pode se tornar um pólo neste esporte. “Poços poderia se tornar num celeiro de formação de atletas caso tivesse este centro de treinamento”, disse Luis. “Claro que precisamos de apoio e pedimos para os empresários que gostam de esporte e se interessem pelo projeto, que invistam. O esporte é o caminho para tirar jovens de rumos errados e quanto mais oportunidade eles tiverem, mas chances terão de ser alguém na vida”, continuou. “Poderíamos formar mais atletas para as próximas olimpíadas, pois Poços de Caldas é uma cidade com muito potencial, só falta um pouco de investimento”, finalizou o professor .

 O esporte
A luta olímpica é considerada um dos esportes mais antigos. Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga já se disputavam combates de luta no estilo da atual greco-romana.
São três as modalidades de lutas (greco-romana, livre e luta feminina), divididas por categorias: sete na Greco-romana; sete na Livre; e quatro na Feminina.
Estilo Livre e Greco Romano: a pontuação e as regras são as mesmas. O objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão e, além disso, golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo são proibidos.
Os combates são disputados em três rounds de dois minutos cada. Caso nenhum dos atletas consiga imobilizar o oponente, a luta é decidida por pontos, que variam de acordo com os golpes e punições aplicados.
A diferença entre os estilos Livre e Greco Romano está em um simples aspecto. No segundo não é permitido utilizar os membros inferiores (pernas e pés), nem para o ataque nem para a defesa. Ou seja, só se pode usar os braços e o tronco. Desta maneira, exige-se mais preparo físico dos atletas com grandes projeções.
Luta Feminina: São permitidos todos os golpes do Estilo Livre. Não há diferença nas regras nem pontuação, apenas o role (rolê) não pode ser realizado com a cinturada sobre os seios. Para as mulheres não existe disputa no estilo Greco-Roman. A luta olímpica é considerada um dos esportes mais antigos. Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga já se disputavam combates de luta no estilo da atual greco-romana.

Nenhum comentário: