sábado, 10 de dezembro de 2016

Antônio Carlos Pereira fala da paixão pelo esporte

Poços de Caldas, MG - O Mantiqueira conversa neste domingo com o vereador reeleito, para seu sétimo mandato, Antônio Carlos Pereira. Membro do Legislativo mais ligado ao esporte, Pereira vem sendo a voz ativa nesta área em diversas comunidades da cidade, principalmente a zona rural. Crítico das condições em que se encontram as praças esportivas de Poços, ele cobra atitude para que este quadro se modifique e deposita bastante confiança no trabalho do próximo secretário de Esportes, que deve ser o ex-jogador Paulista.

Mantiqueira - Sabemos que o senhor tem um grande leque de atuação em vários assuntos da cidade, porém, é uma das poucas vozes ativas no setor esportivo. Como o senhor tem visto este setor nos últimos anos?

Antônio Carlos Pereira - A área esportiva tem uma grande importância para a comunidade de uma forma geral e a Secretaria de Esportes em Poços de Caldas tem um papel fundamental na realização de eventos, projetos, dentre outras muitas coisas. Sabemos que é preciso uma atenção maior da parte de quem comanda o Poder Executivo, mas, infelizmente, com a atual administração o que vimos foi um descaso com vários ginásios, estádios, demais praças esportivas. Alguns projetos foram abandonados como a Meia Maratona Poços/Pocinhos, dentre outros que ficaram esquecidos. Espero que de 2017 até 2020 a cidade possa a voltar a ter força no esporte, pois, infelizmente, a atual administração não conseguiu isto.

Mantiqueira - Como mudar este panorama, principalmente em relação ao estado em que as praças esportivas da cidade se encontram?

Antônio Carlos Pereira - Penso da seguinte maneira, tendo boa vontade e cuidado na manutenção. Cito como exemplo quando fui secretário de Esportes, na administração do Sebastião Navarro, todos os ginásios foram reformados e conseguimos mantê-los em bom estado enquanto estivemos por lá. Hoje falta este trabalho de manutenção e o descaso é muito grande. Os portões do estádio Benedito Bandola de Oliveira foram danificados em janeiro de 2016, ou seja, está fazendo um ano e eles continuam danificados do mesmo jeito. Não é possível que não deu para fazer nada no local. A prefeitura tem seu setor de carpintaria que já poderia, e deveria, ter feito as trocas dos portões. O ginásio Moleque César, no Cascatinha, virou um verdadeiro pombal, um poleiro de pombos. Uma vergonha e no meu ponto de vista aquele ginásio deveria ser interditado, pois está numa situação lamentável. Para não sermos severos demais na avaliação sabemos que alguns ginásios até que foram reformados, mas a grande maioria está em estado lastimável e precisando de cuidados urgentes. Falta atenção do secretário de Esportes em visitar no dia a dia estas praças esportivas, ver os problemas e correr atrás da manutenção. Não pode deixar que um portão de um importante estádio da cidade como o Bandolão, por exemplo, fique quebrado por um ano inteiro, pois assim fica um exemplo muito claro de descuido com o patrimônio público.


Mantiqueira - Você acredita que no novo governo do Sérgio Azevedo e do possível secretário Paulista estes problemas sejam resolvidos ou, pelo menos, amenizados?

Antônio Carlos Pereira - Estou muito confiante porque o prefeito eleito é um desportista e acredito que vá olhar com carinho para nosso esporte. Sobre o Paulista, é uma pessoa por quem tenho grande admiração desde os tempos de jogador de futebol e vai saber como lidar com os problemas que a Secretaria de Esportes tem. Me anima o fato do Sérgio pensar grande e querer, por exemplo, trazer de volta os Jogos Escolares para Poços de Caldas. Sempre conseguimos realizar este evento com grande sucesso e só o fato dele pensar em trazer novamente esta competição para a cidade mostra que ele será diferenciado. Voltando a falar do Paulista, trata-se de um menino do bem, uma pessoa com um caráter irretocável. Ele tem boa vontade e vai ter uma grande oportunidade ao receber a possível indicação para a Secretaria e acredito que ele tem tudo para fazer um grande trabalho. Capacidade ele tem de sobra, confio no seu potencial e tem tudo para dar certo. Só pelo fato de ser uma pessoa honesta e com boas intenções já é uma grande vantagem. Tendo um prefeito que realmente gosta do esporte acredito que poderemos ter uma administração voltada para atender os anseios da população que vive voltada ao esporte. Poços de Caldas é uma cidade que já teve um esporte fortíssimo com muitas modalidades campeãs de competições importantes e grandes eventos sendo realizados por aqui. Infelizmente, nos dias de hoje faltam mais atenção e qualidade com tudo isto e certamente o novo governo vai modificar este panorama e recolocar Poços de Caldas em seu devido lugar, em todos os setores.

Mantiqueira - E de que forma o senhor pretende colaborar com o crescimento do esporte na cidade trabalhando na Câmara Municipal?

Antônio Carlos Pereira - Pretendo abrir um canal de diálogo com o prefeito e sinceramente espero que exista este canal, e tentar ajudar a buscar solução para os principais problemas. Acredito que a prefeitura deveria buscar parcerias e cito novamente como exemplo o Bandolão. Qual empresa, de qualquer ramo de atividade, que não gostaria de colocar seu nome no muro do estádio e oferecer em troca recursos para a reforma do estádio. Qual empresa que não gostaria de explorar o lado interno e externo do ginásio Moleque César, local de grande movimento, e ajudar o município com as reformas no ginásio. Então, acredito que parcerias público-privadas seriam muito importantes. Precisamos buscar na Câmara projetos de lei com estes objetivos. A prefeitura realmente tem uma grande necessidade financeira e com estas parcerias poderia viabilizar recursos para melhorar nossas praças esportivas.

Mantiqueira - Mudando de assunto, como andam os preparativos para a premiação dos melhores do esporte na temporada com o Troféu Tempo de Esporte?

Antônio Carlos Pereira - Estamos pensando a próxima edição. Acredito que precisamos trazer pessoas que contribuíram para nosso esporte. Temos muita gente assim, que trabalha pelo esporte sem pedir nada a mais que um abraço e um sentimento de gratidão. Estou estudando homenagear este pessoal ampliando o leque de premiados em 2017 e reconhecer todos aqueles que independente de títulos fazem um belo trabalho voltado para o esporte de Poços de Caldas e principalmente pensando no lado social.


Saiba mais sobre Antônio Carlos Pereira
 

Ligação com o esporte

“Desde pequeno sempre tive vontade de ser um repórter esportivo. Quando eu ainda era garoto em Palmeiral minhas brincadeiras já eram, na fantasia, ser uma pessoa do esporte. Ouvia muito rádio, o dia todo, já que não tínhamos muito o que fazer. Na primeira oportunidade que tive, exatamente 30 anos atrás, fui trabalhar na rádio Difusora, juntamente com o Dutra Filho, o Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, Francisco Antônio e por certo tempo participei das coberturas esportivas da rádio como repórter. Foi quando tive o prazer de transmitir os jogos inaugurais do Ronaldão entre Caldense x Corinthians, Caldense x Londrina e Caldense x Fluminense. Após um período me transferi para a rádio Cultura e trabalhei com Lázaro Walter Alvisi, Marcelo Benedetti, Luiz Fernando, Orlando Gaiga, Toninho Couto, acompanhei ainda o trabalho do Lázaro como secretário de Esportes, vivi intensamente uma época, quando surgiu a Olimpíada dos Trabalhadores, a seleção brasileira principal treinou em Poços, acompanhava a Caldense em jogos inesquecíveis e históricos. Já nessa época acompanhei de perto o futebol amador da cidade, conhecia as escalações das equipes, na época Vila Cruz, Vila Nova, Flamengo, Expressinho, Botafogo, Mercado, São Sebastião. Sempre tive uma paixão muito grande pelo esporte e com o passar dos anos só aumentou com as atividade que desempenhei no rádio e na TV e como secretário”.

Repórter esportivo

“Quando ingressei na profissão de repórter, garoto ainda, trabalhava uma média de 15 horas diárias e essa rotina ainda me acompanha. Depois entrei para a política, tive oportunidade de trabalhar na TV e o esporte é que me proporcionou as coisas boas de minha vida. E ainda que faça muito como homem público acho que ainda será pouco para retribuir tudo que recebi até hoje em Poços de Caldas”.

Decisões como secretário

“Foi uma alegria imensa quando em 2005 recebi o convite do então prefeito Sebastião Navarro e tivemos alegrias e satisfações durante três anos e três meses ao atuar como secretário de Esportes. Foi um período muito bom e graças a Deus tudo deu certo, tivemos muitas obras importantes, apoio do prefeito, do vice-prefeito, o desempenho da equipe da Secretaria, que é maravilhosa, um pessoal extremamente competente, dedicado, tive o apoio dos demais secretários, da imprensa, a boa convivência com os clubes, com a Liga, enfim, foi algo que deixou uma alegria muito grande e uma saudade enorme do tempo que estive atuando como secretário. Grandes eventos, grandes realizações que tive o prazer de viver durante o tempo que atuei naquele cargo”.
 
Imprensa e o esporte

“O apoio da imprensa ao esporte é tudo. Quando eu cheguei à Secretaria já tinha acompanhado o trabalho do Lázaro Walter Alvisi como secretário e ele tinha uma relação muito grande e muito boa com a imprensa, já que foi um homem da imprensa. Sem a mídia, sem a imprensa não se consegue fazer nada. Se o trabalho não for bem divulgado, a cidade não tomar conhecimento, as coisas não andam bem. Eu tive essa sorte, um relacionamento ótimo com a imprensa e acho que a imprensa hoje continua sendo fator importantíssimo para a prática esportiva e para o sucesso das modalidades”.

Nenhum comentário: