sábado, 31 de dezembro de 2016

Secretaria de Esportes fecha ano comemorando sucesso nos projetos da Lei de Incentivo

Poços de Caldas, MG - Termina o ano e a Secretaria de Esportes comemora mais uma temporada de muitas realizações e eventos com apoio na Lei de Incentivo ao Esporte. Foram ações esportivas e físicas que atenderam toda população de Poços de Caldas em todas as faixas etárias. “A Lei de Incentivo traz atividades que não diferenciam crianças de idosos. São opções para todos e em toda a cidade. Sempre tem uma academia, um projeto, um professor dedicado, enfim, sempre tem o que se fazer para ter uma vida menos sedentária”, disse Andréa Martins, do setor de projetos da Secretaria de Esportes.
Em 2016 foram realizados cerca de 111 projetos esportivos diferentes, em diversos ginásios e quadras poliesportivas. A pista de atletismo, piscinas da cidade e outras praças esportivas atenderam cerca de 5.300 alunos por semana, sendo que todos tiveram atividades em média duas vezes por semana.


Os projetos

Os projetos realizados na cidade são divididos em três etapas. A primeira é o Programa de Atividades da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Esta etapa conta com professores de educação física que fazem parte do quadro de funcionários da prefeitura. Nesta etapa são realizadas aulas de iniciação esportiva e treinamento de equipes para participação em competições oficiais, representando o município nas modalidades de atletismo, balé, futsal, judô, voleibol masculino e feminino, basquetebol (parceria com a Caldense) e natação (parceria com Sesc e Coopoços).
Nesta etapa foram atendidas 1.500 pessoas por semana, que tiveram atividades físicas para adultos e idosos, que tiveram aulas de hidroginástica, academia ao ar livre, ginástica localizada e yoga.      

Viva o Esporte

A segunda etapa são os projetos do programa Viva o Esporte, que tem convênio com a Liga Poços-caldense de Futebol . Esta etapa desenvolve as modalidades de futsal, futebol de campo, ginástica rítmica, handebol, natação e aulas nas academias ao ar livre. Nesta etapa foram realizadas 24 ações diferentes e quase toda a cidade e cerca de mil alunos foram atendidos semanalmente.


Lei Municipal

A terceira etapa são os projetos da Lei Municipal de Incentivo ao Esportes. A Lei nº 8.624/09 determina a utilização de 1% da receita proveniente do Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN). Os projetos executados através da Lei de Incentivo são selecionados conforme edital de apresentação de projetos e analisados documentalmente e tecnicamente pela Comissão Municipal de Incentivo ao Esporte.  “Neste ano de 2016 tivemos 37 projetos inscritos, sendo 28 aprovados e 23 projetos captados, tendo investido o valor de R$ 334.937,79, atendendo 1.800 alunos. Os projetos atendem desde crianças até idosos, promovendo o esporte e atividades físicas e de lazer em todo o município, além de incentivar projetos esportivos de atletas amadores que disputam competições oficiais em todo o Brasil e no exterior”, disse Andréia Martins.

Os eventos são realizados mediante parceirias importantes com a Climepe Total, Unimed, DC Turismo, S.I.H Poços de Caldas, W.M. Turismo Ltda, Carlton Vilage Hotelaria e Eventos SPE Ltda, Hotel Minas Gerais, Instituto Donato Oftalmologia, Gran Japan Veículos e Peças Ltda, Work Team Eletron E. Indústria Ltda, Construtora Etapa Ltda, Unicentro Fer e Usinagem Ind. Ltda.
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informa que toda e qualquer empresa que paga este Imposto pode se transformar em “empresa incentivadora” auxiliar na execução de vários projetos que atendem a população com diversas atividades esportivas e físicas. Para que o projeto seja incentivado, o mesmo deve seguir todas as orientações do Edital de apresentação de projetos esportivos, publicado no segundo semestre/ano, para ser execução no ano seguinte.
   Para o ano de 2017, os projetos já foram protocolados e analisados pela Comissão e os resultados foram publicados esta semana pelo diário oficial.


Projetos com Patrocínio Direto do Grupo DME
      O Grupo DME, há alguns anos, patrocina diretamente projetos esportivos, promovendo a fomentação do esporte no município, procurando beneficiar a população.
      Neste ano de 2016, foram patrocinados 32 projetos esportivos e de atividades física, totalizando R$ 388.000,00 de patrocínio direto, atendendo cerca de 1.000 alunos por semana.
      Os projetos são apresentados conforme Edital de Regulamento e analisados pela Comissão de Análise Técnica (CAT).
      Para o ano de 2017, os projetos também já foram protocolados e analisados e os resultados foram publicados pelo Grupo DME no diário oficial
“Para o ano de 2017, com a nova administração, pretendemos dar continuidade aos projetos já desenvolvidos, atendendo a população de Poços de Caldas com profissionalismo, visando à melhora da qualidade de vida das pessoas, oferecer atividades para todos e implementar ações novas”, finalizou Andréa Martins.

Nenhum comentário: