sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Projeto Ideia Fixa comemora 15 anos com muitas histórias e conquistas

Poços de Caldas, MG - Neste mês, mais precisamente dia 17,  o Projeto Ideia Fixa por um sertão 100 fome completou 15 anos de criação. Marcado por crescente sucesso, chega a esta data com muitas histórias para contar e números que superam as expectativas. Com o objetivo de ajudar principalmente crianças carentes, durante as provas de Rally pelo Brasil, o projeto já beneficiou mais de 139 mil pessoas em 16 Estados brasileiros por meio de atividades lúdicas, educativas e doações, que somam 208 toneladas. A iniciativa ainda é responsável pela distribuição de 160 mil livros novos e usados.
Tudo começou com uma promessa da jornalista Tânia Mara, que após escrever seu primeiro livro, chamado “Cêis é rali, é?”, decidiu trocar exemplares por cestas básicas e levá-las para comunidades sertanejas, conhecidas anteriormente, quando trabalhava como assessora de comunicação de pilotos e equipes de Rally.
O sonho em ajudar inicialmente os sertanejos que encontrava pelo caminho acabou tornando-se um projeto de vida e ajudou a transformar a vida de muita gente.
Com muita perseverança, dedicação, desprendimento, garra e muita coragem, ela fez com que o Projeto Ideia Fixa se posicionasse como um dos mais antigos e contínuos trabalhos sociais dentro das provas de rali no Brasil.

Retrospectiva 2016

Todos os anos o trabalho do projeto é avaliado e é feito um balanço do que foi realizado. Porém, em meio a problemas políticos e o país passando por uma grave crise econômica, é claro que isto acabaria impactando diretamente à sociedade e o terceiro setor também.

Porém, segundo Tânia Mara , as metas foram alcançadas com adaptações às condições atuais. “Mesmo em meio a dificuldades financeiras, deixamos muitas sementes pelo caminho. Vivenciamos a alegria com que as crianças e os profissionais das escolas nos receberam. Eles se sentiram valorizados com a nossa presença e nós vivemos vários momentos emocionantes. Fomos homenageados com a apresentação de orquestras, corais e danças regionais. Muitos enfeitaram as escolas com faixas e cartazes, alusivos à nossa visita. A emoção brotou e não tivemos como segurar”, diz Tânia Mara.

Cidades que receberam a visita do Ideia Fixa neste ano: Poços de Caldas, São Manuel, Barretos, Botucatu, Itu e Ilha Comprida, no estado de São Paulo, Goiânia, Padre Bernardo, Posse e o distrito de Domiciliano Ribeiro, no Estado de Goiás, Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, Novo Jardim, Almas e Palmas no Tocantins.

Por volta de 2 mil crianças tiveram a oportunidade de conhecer as histórias da Turma do Tupício, através do teatrinho de fantoches, interagiram com a Gata Tata, brincaram com a personagem Bolinda e aproveitaram para vivenciar momentos lúdicos e repletos de surpresas e alegrias.

Além das atividades desenvolvidas nestes encontros, as crianças receberam os kits “Sorria para o Rally”, contendo creme dental e escova, giz de cera e folhas de atividade para colorir. Além do kit “Ideia Bela” recheado com produtos de higiene e beleza, que beneficiaram também as famílias, e ainda o kit “Ideia Fixa pela Educação e Cultura”, composto por três livros de histórias infantis e personagem em EVA, tudo acondicionado em uma pasta plástica ou sacola social do Instituto Duda & Adelina. E vale destacar que o Projeto Ideia Fixa alimentou as Mini Bibliotecas do Rotary Clube de Poços de Caldas com a doação de livros, que somaram 2.500 unidades, só em 2016.

“Se me perguntarem o que eu espero para os próximos 15 anos, eu digo: farei tudo da mesma forma, ou seja, estarei celebrando a vida, sonhando com dias melhores, porém, tendo a certeza que para se realizar algo, é preciso agir. Por isto, celebro estes 15 anos de muita superação, agradecendo a todos que fazem parte desta grande conquista. Foram muitas experiências vividas, muito aprendizado e, acima de tudo, muito respeito ao próximo, marca registrada desta Ideia Fixa”, finaliza.

Nenhum comentário: