sábado, 24 de dezembro de 2016

Natureza, esporte e lazer compõem roteiro turístico na serra

Delma Maiochi
redação@mantiqueira.inf.br

Poços de Caldas, MG – Um dos patrimônios naturais mais importantes da cidade. Assim é considerada a serra São Domingos, que tem uma forte identidade com a população. Ao longo dos anos o local tem sido aproveitado para finalidades turísticas, esportivas e de lazer, oferecendo aos moradores e visitantes várias opções de passeios e atividades. A serra é considerada bem natural tombado. Com excepcional beleza cênica, compõe e emoldura a paisagem urbana, tornando-a singular. Seu topo atinge 1686m de altitude, contempla uma porção do bioma Mata Atlântica e está situada em numa região vulcânica com grandes reservas do mineral bauxita. Também é área de recarga de aquífero profundo, sendo um dos locais responsáveis pelo surgimento das fontes termais na área urbana e possui nascentes de água que abastecem mais de 30
fontanários espalhados pela cidade. Para resguardar sua diversidade ecológica, em 1988 foi criado o Parque Municipal da Serra de São Domingos e no ano seguinte a serra foi tombada e declarada Monumento Natural pela Constituição do Estado.

Teleférico
O teleférico é um dos diferenciais que a cidade oferece aos seus visitantes e moradores. O passeio tem saída no Parque José Affonso Junqueira e chegada no alto da serra São Domingos. Em um percurso de 1.600m de extensão, com duração de oito minutos,
aproximadamente, ao longo do trajeto pode-se contemplar uma bela vista panorâmica da cidade e da própria serra, que se mostra exuberante e incorporada à paisagem urbana.
Parque José Affonso Junqueira.

Fonte dos Amores
Bem cultural tombado. Integrada à diversidade ecológica da serra São Domingos, a Fonte dos Amores tem um ar romântico, com lendas, poemas e estátua dedicada ao amor. Por entre as vegetações e pedras corre uma cascata de água cristalina e ao seu lado fica a bela escultura feita em mármore e denominada “Grupo dos Amores”, feita em 1930 pelo artista italiano Giulio Starace.
No local também encontra-se uma fonte de água mineral, captada em uma rocha a 1500m de altitude na serra. De excelente qualidade, é considerada uma das mais leves do país, com classificação fluoretada e levemente radioativa.
É também a partir da Fonte dos Amores que sai a principal trilha que dá acesso ao topo da serra e aos pés do Cristo Redentor, descortinando belíssima vista panorâmica de Poços de Caldas, a
1686m de altitude.
Rua Piauí, 1, centro.


Pedra Balão
Próximo ao Cristo Redentor está a Pedra Balão, um conjunto de rochas moldadas pelo vento e pela chuva, formando uma curiosa obra da natureza. O local também proporciona uma linda vista panorâmica.

Monumento ao Cristo Redentor
No alto da serra São Domingos está o monumento ao Cristo Redentor, local muito visitado pela população poços-caldense e por turistas. Foi inaugurado em 1958. A imagem pesa cerca de
120 toneladas, possui 16 metros de altura e conta com cerca de 160 peças.

Rampa de voo livre
Seguindo pela estrada que passa pelo Cristo Redentor chega-se à Rampa de Voo Livre, considerada de ótima qualidade pelas suas condições meteorológicas. O local possui duas rampas com altitude de 1560 metros e está a 5 km do centro da cidade. Além de ser frequentada pelos esportistas, também recebe visitantes com interesse em fazer voos duplos, apreciar a paisagem ou assistir à performance dos pilotos.

Nenhum comentário: