quinta-feira, 20 de julho de 2017

Cobrança para uso das dependências do Country Club gera reclamações

Delma Maiochi
redacao@mantiqueira.inf.br

Poços de Caldas, MG – Algumas reclamações em redes sociais levantaram a questão da cobrança para uso de algumas dependências do Country Club.
“Há cerca de um mês estive no Country Club com meu filho e a gente queria jogar um pouco na quadra de tênis. Mas fui informado que não poderia fazê-lo, pois teria que pagar 16 reais pela hora utilizada. Eu compreendo que o sócio tenha prioridade, por pagar mensalidade,mas não havia ninguém nas quadras e eu questionei se não seria natural que pudéssemos jogar, já que é público. Foi difícil explicar para uma criança que o nosso jogo não ia acontecer.
Eu não entendo o porquê de não haver acesso livre a uma quadra só por ser de tênis, como se para praticar esse esporte a gente tivesse que ser de algum tipo de elite. E também indago que se alguém for pagar para usar o local vai querer exigir uma estrutura boa, não uma quadra abandonada e mal cuidada como a do Country”, conta José Ricardo de Deus.
Ele lembra que se há uma lei que regulamenta esta cobrança, então é uma lei que segrega e afunila o direito à prática de todos os esportes. “É uma lei burra e injusta e eu espero que alguém faça algo para mudá-la”, reclama.

Legislação

A cobrança pela utilização das quadras de tênis e das piscinas do Country Club tem respaldo em leis e decretos municipais. A Lei 4.130, de 14 de dezembro de 1987, já fixava as tarifas para o uso das dependências do Country Cub, dizendo que “os usuários das dependências do Country Club, nas diferentes modalidades esportivas, respeitadas as isenções legais, deverão recolher as tarifas a partir de 1 de janeiro de 1987”.
Ela foi revogada pela Lei 4.533, de 1 de julho de 1989, que modificou o artigo 2 e estabeleceu que as tarifas seriam alteradas automaticamente, corrigidas pela variação do BTN (Bônus do Tesouro Nacional) ou índice que viesse a substitui-lo, trimestralmente.
“Existe a utilização do Country Club, das piscinas e quadras e tem um decreto que determina os valores. A gente conta com este valor do associado para as melhorias necessárias no local. Mas, infelizmente, as pessoas ocupam as quadras de tênis, sem o compromisso de se associar ao clube para contribuir com ele. Precisa ter o vínculo, nossa preocupação é que o associado não perca a oportunidade de usufruir do clube enquanto um não sócio utiliza as dependências”, diz o secretário de Esportes Wellington Alber Guimarães.

Sócios

O gerente do Country Club Darlei Jorge dos Santos diz que há mais de 85 anos existe o sistema de títulos e joias, com os sócios utilizando as piscinas, quadras de tênis, quadra de peteca e bocha. “Temos hoje cerca de 300 sócios, é um número pequeno e a intenção é ampliar este quadro. Para isto, estamos realizando melhorias no clube, fazendo reformas, para que o local tenha condições de receber mais gente associada”, diz ele.
Segundo Santos, o Country Club já teve a frequência de mais de mil sócios. “O Country passou por um período de abandono, este é um local maravilhoso, merece todo cuidado. E por conta desse abandono as pessoas também se afastaram, não se sentiam incentivadas a frequentar. E é isto que estamos tentando mudar, melhorar tudo para atrair novos sócios e também a visita da população e de turistas”, finaliza o gerente.

Nenhum comentário: