quarta-feira, 12 de julho de 2017

Etapa regional do Jemg começa com a expectativa de mais de mil escolas participantes

Belo Horizonte, MG - A semana está sendo de muito esporte e emoção para cerca de 11 mil estudantes mineiros. Até o próximo 15 de julho será realizada a etapa Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) em cinco cidades-sede: Além Paraíba, Arcos, Caratinga, Ituiutaba e Montes Claros. De 17 a 22, Lavras também irá receber a disputa organizada pelas Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e de Educação (SEE). Estão previstas 2.207 partidas nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol e xadrez entre 1.078 escolas. As cerimônias de abertura acontecem a partir da noite do dia 10. Para o secretário de Estado de Esportes Arnaldo Gontijo, à medida que os Jogos avançam os competidores se envolvem mais com uma rotina própria de um atleta.
“Agora, com a chegada da Regional, os alunos buscaram estar mais preparados para a competição, intensificando os treinos, sendo mais disciplinados e preocupados com a alimentação. É uma oportunidade de estarem envolvidos com uma disputa que dá um grande suporte para outras, até a níveis internacionais, como é o caso do atleta Víttor Matheus, ouro no Mundial Escolar de Atletismo, disputado na França em junho”, destaca Gontijo.
Caratinga, no Território Vale do Aço, será a sede que mais receberá jogos e municípios nesta etapa – 499 partidas entre 92 cidades. Segundo o superintendente de Cultura e Esporte da prefeitura caratinguense, Clayton Gonçalves, receber a Regional após também sediar a Microrregional catalisa a integração da população com a prática esportiva.
“Sediar o Jemg possibilita o incentivo ao esporte dentro da cidade junto aos alunos-atletas. Muitas pessoas, até mesmo os adultos, que não conheciam determinada modalidade, a partir do momento que presencia as disputas pode criar o hábito e começar a praticá-la”, explica Gonçalves.
O superintendente ainda comenta que os hotéis de Caratinga já estão recebendo reservas e que as expectativas para a atividade turística são altas. “Esperamos um grande movimento na cidade, o comércio já aguarda os alunos. Para isso preparamos nossos espaços, reformamos o ginásio e trabalhamos todos os dias. Na nossa Regional, priorizando a integração, teremos um espaço de convivência, onde terá refeições e atividades como música todos os dias à noite”, conta.
Definida a sede da Estadual - A cidade de Uberaba, no Triângulo Sul, será a sede da etapa Estadual do Jemg, entre 31 de julho e 5 de agosto. Já com grande tradição em receber os Jogos, os uberabenses esperam milhares de alunos-atletas não apenas para as disputas nas modalidades coletivas, mas também nas individuais e paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Estarão em caráter de demonstração flag football, parabadminton, rúgbi e skate.
A etapa Estadual classifica os mineiros para competições nacionais: os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e Paralimpíadas Escolares, promovidos, respectivamente, pelos Comitês Olímpico do Brasil (COB) e Paralímpico Brasileiro (CPB).
Neste ano, o JEJ acontecerá em Curitiba, de 12 a 21 de setembro, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, e em Brasília, de 16 a 25 de novembro, para aqueles de 15 a 17 anos. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo, de 20 a 25 de novembro.

Nenhum comentário: