terça-feira, 11 de julho de 2017

Foto rara revela vista aérea do Cristiano Osório em 1974

RENAN MUNIZ
Lama Verde

Poços de Caldas,MG -  A Associação Atlética Caldense nasceu por causa do futebol. Em 1925 um grupo de amigos se reunia para praticar o esporte, que ainda engatinhava no Brasil. O local onde as partidas aconteciam era em um campo no centro da cidade denominado “Chalé Procópio”. Nos anos 30, a simplicidade era tanta, que sequer havia como cobrar entradas dos torcedores para assistir aos jogos, pois não havia muro que cercasse o gramado. O campo era completamente aberto e isso inviabilizava a realização de alguns jogos em Poços de Caldas, pois qualquer um podia entrar, o que gerava prejuízo.
Anos mais tarde, o time foi crescendo e com isso veio a necessidade de se fazer investimentos e melhorias em sua infra-estrutura. O terreno onde se situava o Chalé Procópio pertencia à família do Coronel Cristiano Osório, que tinha um carinho muito grande pela Veterana. Por esse motivo, o local foi doado para a Caldense, que em troca batizou o campo com o nome de Cristiano Osório. Começava ali umas das mais gloriosas épocas da equipe alviverde.
Foram tantas passagens marcantes como a série de 57 partidas invictas, jogos contra grandes equipes nacionais, treinamento da seleção brasileira de 58, amistoso contra o Santos de Pelé e o Olaria de Garrincha, passagem de inesquecíveis craques alviverdes, acesso para a divisão especial, conquista de três títulos de campeã mineira do interior e tantas outras lembranças.
O local recebeu algumas melhorias ao longo dos anos, como a construção de arquibancadas e a implantação de um sistema de iluminação. Mas com a inauguração do Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira em 1979 acabou sendo desativado e em seu local foram construídas quadras de tênis, de squash, de peteca, piscinas, society, enfim. O campo se foi, a saudade ficou. Infelizmente nessa época não havia muita tecnologia e grande parte desses acontecimentos só ficaram registrados na lembrança de torcedores que marcaram presença no saudoso estádio.
Porém, entre os poucos registros existentes do Cristiano Osório, um chama muito a atenção. Tirada em outubro de 1974, esta imagem aérea revela a vista do gramado em um ângulo inédito. Na fotografia é possível observar a estrutura da sede social bem como toda a região acerca do clube e ainda pontos interessantes como o mercado municipal, a fonte das rosas, o chalé da casa da cultura, entre outros.
Mais legal ainda é comparar as mudanças que o tempo trouxe. Nesta imagem capturada mais de 40 anos depois, podemos notar a presença daquilo que foi construído no lugar do gramado, além das mudanças na paisagem e arquitetura ao redor. A região se mostra muito mais urbanizada e povoada.

Nenhum comentário: