sábado, 8 de julho de 2017

Projeto Poços Ativa é lançado e levará esporte para toda a cidade

Poços de Caldas, MG - Foi Lançado, na tarde de ontem, na Associação de Promoção Humana e Ação Social (Aphas), o projeto Poços Ativa. O evento teve presença do prefeito Sérgio Azevedo, do vice-prefeito Flávio Faria, da secretária de Promoção Social Luzia Martins, do vereador Lucas Arruda e da secretária de Administração Ana Alice de Souza, além de servidores da Secretaria de Esportes e do padre Graciano Cirina. O projeto conta com 27 profissionais de Educação Física, que atenderão as quatro regiões da cidade. O público-alvo abrange crianças a partir de 4 anos, adolescentes, adultos e idosos. Serão oferecidas atividades de handebol, futsal feminino e masculino, tênis de mesa, futebol de campo, pilates com bola, skate, basquete, psicomotricidade, ginástica para mulheres, aulas de iniciação esportiva nas escolas da zona rural, aulas de ritmos, dança, zumba, jump, step e ginástica, aulas em asilos, nas academias ao ar livre e nos diversos ginásios da cidade. Poços Ativa é desenvolvido por meio da Aphas, que já promove diversas ações na comunidade do bairro São José. Durante a solenidade, foi assinado um Termo de Colaboração, oficializando a parceria entre prefeitura e Aphas.
Para o padre Graciano Cirina, o esporte é o meio de tirar o jovem do caminho errado, além de gerar saúde e educação. “Como este trabalho é espalhado por diversas comunidades de Poços de Caldas, inclusive a zona rural, vai atender um número grande de pessoas que serão beneficiadas diretamente por este projeto. O esporte é capaz de deixar a cidade mais saudável, mais educada e mais protegida perante a vulnerabilidade, por isto esta iniciativa é de fundamental importância e nós da Aphas estamos muito satisfeitos com esta parceria”, disse o padre Graciano. Para ele, o projeto não é gigantesco devido ao tamanho de Poços de Caldas, mas vem num ótimo momento e vai ser um diferencial na cidade. “O projeto tem limitações de orçamento mas dentro do possível vai desenvolver um grande trabalho. Lembrando que foi através do esporte que nasceu a Aphas”, finalizou Cirina.
Além da ampliação da iniciação esportiva, o projeto visa ainda ao treinamento das equipes de competição da cidade e também à promoção da saúde através do esporte e também da socialização, oportunizando a convivência das pessoas e também ocupando o tempo ocioso de contraturno escolar de jovens e crianças.
Para Josiane Carvalho Vargas do Lago, da Aphas, o trabalho do Poços Ativa é fundamental para as comunidades por levar oportunidades de atividades para pessoas que necessitam desta prática. “Muito bonito este trabalho, que aliás já era feito pela prefeitura e agora está sendo ampliado e que vai ajudar muitas pessoas a terem chances de fazer algo de bom para o físico e saúde. Nós da Aphas estamos felizes em fazer parte deste projeto”, falou Josiane.
O secretário de Esportes Welllington Guimarães também abordou o lado social do projeto. “A Secretaria tem um compromisso muito grande com a população. Este lado social é que nos traz maior satisfação. Hoje vemos muitas crianças na criminalidade e é nosso papel, também, evitar isso, através das nossas ações. A responsabilidade de cada um é muito grande e conto com todos os professores nesta missão”.
Para o prefeito Sérgio Azevedo, o projeto é fundamental e a meta é alcançar principalmente as crianças. “Iremos preparar as próximas gerações para que não entrem no mundo das drogas e criminalidade. A expectativa é que o projeto cresça aos poucos, atendendo cada vez mais pessoas, agora contando com a credibilidade de uma instituição como a Aphas”.
(Também com informações da Assessoria de Comunicação da prefeitura)

Nenhum comentário: