domingo, 2 de julho de 2017

Realizado em Poços o Segundo Kangueiko de Veteranos

Poços de Caldas, MG - Foi realizado na cidade o Segundo Kangueiko de Veteranos. O evento aconteceu no Clube de Judô Poços de Caldas e reuniu cerca de 50 atletas. Foram dois dias de muito treinamento com professores gabaritados, como Elton Fiebig, Luiz Onmura, Sadal Fleming, Rodrigo Mota, Danilo Pietrucci e André Merbach. “O professor André trouxe um pouco do jiu-jitsu para o evento e eu e o sensei Danilo ficamos encarregados de trazer atletas da região para ter contato com importantes mestres. Nesta fase em que os jovens estão começando a vida esportiva é importante conhecerem a base do esporte e os técnicos que estiveram em Poços de Caldas são alguns dos mais capacitados que existem hoje no Brasil”, disse Elton Fiebig.
Durante o Kangueiko foram ministradas palestras e mostrados conhecimentos e técnicas novas para os alunos. “Foi uma honra ter participado deste evento com estes professores e a cidade mostra que tem condições de fazer eventos de alto nível, receber professores gabaritados e no futuro certamente terá grandes atletas. Agradeço ao apoio do secretário de Esportes Paulista e do prefeito Sérgio Azevedo pelo amplo apoio que nos deram para a realização deste Kangueiko no Clube de Judô Poços de Caldas”, finalizou Fiebig.
O sensei Sadal Fleming, de Ouro Fino, que mora no ABC Paulista, começou no judô em 1962 e hoje é um dos principais mestres do Brasil. Segundo ele, a formação do jovem no Brasil é o caminho certo para manter o esporte sempre vitorioso. “Visamos primeiro à formação do ser humano, do homem, depois do atleta. Alguns podem ser campeões, outros não, mas todos precisam lutar pela vida, pela dignidade, pela sobrevivência digna e é este meu principal ensinamento para jovens como os que estiveram neste Kangueiko em Poços de Caldas. Quem tem talento é campeão, os outros serão vencedores na vida”, disse Sadal, que viaja todo o Brasil ministrando palestras para os jovens. Levando sempre mensagens positivas, Sadal conta que consegue ajudar muito jovem em situações complicadas.  “Todo mundo vive por um significado, todos têm seus dons, seja no esporte, seja em outra atividade. O que procuramos fazer é buscar ajudar a todos a encontrarem seus caminhos”, finalizou o mestre.

Luiz Onmura
Um dos destaques do Kangueiko em Poços de Caldas foi o sensei Luiz Onmura. Ele foi o primeiro judoca nascido no Brasil a conquistar uma medalha olímpica. Onmura foi bronze em Los Angeles em 1984. Depois do evento ele esteve ao lado de Elton Fiebig na redação do Mantiqueira e comentou o trabalho de formação feito no Brasil hoje. “Foi uma grande honra participar deste Kangueiko em Poços de Caldas, após receber o convite do meu grande amigo Elton Fiebig. O primeiro passo nos meus ensinamentos é formar o atleta e não o competidor.  Depois este atleta tem que seguir em frente, superar as diversas adversidades que a vida impõe. Este é o caminho. Vejo o jovem de hoje meio desatento ao esporte, quer saber apenas de computador e o trabalho está cada dia mais difícil, mas não desisto e tento manter o interesse destes jovens para que nosso judô continue sendo um dos mais fortes do mundo”, disse Onmura, que é policial em São Paulo e trabalha com defesa pessoal. Ele não está muito satisfeito com o judô que atualmente é praticado em todo o mundo e espera que a tradição volte o mais rápido possível. “Antigamente as lutas eram decididas nos golpes, judoca partia para cima e tentava fazer o ponto, um ippon, enfim, vencer o duelo buscando a luta e hoje isto não acontece e a maioria quer provocar uma punição do adversário e vencer por pontos. Queremos resgatar os golpes e mostrar que o judô é muito mais que regras”, disse Onmura. Sobre a formação de jovens, o mestre defende os trabalhos sociais como o caminho mais fácil para a formação do atleta. Em Poços o sensei Elton Fiebig coordena vários projetos.

A medalha
Onmura comentou a importância da medalha de bronze que conquistou nas Olimpíadas de Los Angeles. “Hoje sou funcionário público e dou aulas de defesa pessoal na Academia de Polícia de São Paulo e levo minha vida normalmente. Recordo-me que quando conquistei a medalha foi uma grande festa, que durou um mês, mas depois acabou e com o tempo poucos se lembram. Naquela época o esporte era pouco divulgado, não havia competições e esta medalha vale menos que as amizades que conquistei com o esporte e a grande união que o judô consegue trazer”.

Nenhum comentário: