sexta-feira, 21 de julho de 2017

Uso de cerveja na reidratação se torna tendência entre esportistas

Em Poços, Corrida do Homem  se junta a maratonas importantes, como a de Berlin e a de Boston, e disponibilizará cerveja para hidratação após a prova

(Rafael Santos) - Já foi o tempo que bebida alcóolica e esporte não combinavam. Pesquisa recentes provam que a cerveja é uma grande aliada dos atletas se consumida com moderação, principalmente no que diz respeito a hidratação. Ciente disso, a organização da Corrida do Homem, que acontece no dia 12 de agosto com largada do Estádio Ronaldo Junqueira, segue a tendência de maratonas importantes, como a de Boston e a de Berlin, e disponibilizará hidratação especial com chopp artesanal.
 Na maratona de Berlin,  o final da corrida é comemorado pelos alemães com muita cerveja. Postos de hidratação de cerveja são encontrados bem após a entrega das medalhas. Na maratona de Boston, as cervejarias da cidade ficam fechadas para participar do evento e distribuir cervejas de baixo teor alcoólico para hidratação durante a prova.
Luciana Marinoni, uma das organizadoras do evento ao lado de Carol Cagnani, explica que, pensando nos amantes da corrida de rua que apreciam cerveja, elas optaram por trazer este diferencial para prova, oferecendo a hidratação na chegada, além do kit convencional,  a degustação de Chopp Artesanal.
“Seguimos os moldes das grandes maratonas internacionais Boston e Berlin, que também usam este tipo de hidratação. Os componentes presentes na cerveja são benéficos aos atletas. Além disso, a bebida de faz parte do cenário de socialização pós-prova, criando um ambiente amigável, descontraído e gerando várias conversas interessantes, sobre treinamento, sobre provas, entre outros”, explica Luciana.
Luciana destaca ainda que Poços vem caminhando para se tornar um grande polo cervejeiro e nada melhor do que poder associar a prática esportiva a este produto que, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Granada, na Espanha,  é tão  eficiente quanto a água na hora de hidratar, desde que seja ingerido de forma moderada, em até duas horas depois do exercício físico.
“Através dessas pesquisas recentes, ficou provado que o esportista pode tomar sua cervejinha gelada sem culpa. Afinal, se estiver alinhada a uma dieta equilibrada, não terá perda de desempenho e nem prejuízo para a saúde. O consumo ainda ajuda na proteção aos ossos, no sistema cardiovascular, contra alergias, entre outros benefícios. Mas, beba sempre com moderação, corredor”, alerta a organizadora.

Cervejaria Gonçalves


Entre ótimas opções de cervejarias na cidade, a Aviya Assessoria & Eventos, empresa organizadora da prova, buscou a Gonçalves Cervejaria Artesanal como parceira da Corrida do Homem, juntamente com a Loren Truck Beer, por fazerem parte do mesmo grupo empresarial,o  Atittude De Impacto, administrado pela Vanessa de Faria, que busca manter a parceria entre empresários que fazem parte do grupo.
A sommelier de cerveja da Cervejaria Gonçalves, Fernanda Alves Garcia Gonçalves, destaca que o chopp é natural e artesanal e que muitos médicos falam que ele hidrata como água, claro que se consumido de forma moderada. “O chopp artesanal só tem produtos naturais: água, malte, lúpulo e levedura, mais nada. Não tem conservantes, nem nenhum produto não maltado. É produto que se assemelha a pães, já que o malte é um carboidrato. São inúmeros os benefícios do chopp. Antes, se acreditava que bebida alcoólica era prejudicial e agora sabemos que não”, diz Fernanda, que destaca ainda que grande parte do público da cervejaria é composto por esportistas.
“Entre o público que frequenta aqui aos sábados e aos domingos de manhã estão muitos ciclistas que, após pedalar, passam por aqui para se hidratar. Além disso, nos eventos de ciclismo na região nós sempre estamos presentes com um posto de abastecimento. Porque já entrou no gosto deste público. Com certeza é o início de uma longa parceria”, afirma a sommelier.
O mestre cervejeiro da Cervejaria Gonçalves, Alessandro de Oliveira Gonçalves, explica que as matérias primas da cerveja artesanal são produtos selecionados, de ótima qualidade e, por isso, favorecem a saúde. “As cervejas especiais são ricas em vitaminas e minerais, por conta dos nutrientes que têm no malte, no lúpulo e na levedura, que é rica em vitamina B12. Isso ajuda na hidratação. Em alguns países, principalmente na Holanda e na Bélgica, os ciclistas usam cerveja de baixo teor alcoólico para reidratação”, salienta Alessandro, que lembra que os produtos da Cervejaria são muito bem selecionados e de fornecedores escolhidos a dedo.

Corrida do Homem

A Corrida do Homem, em Poços de Caldas, será a primeira corrida no Brasil dentro da modalidade e acontecerá dia 12 de agosto. O evento vem para comemorar o Dia do Homem e o Dia dos Pais, data tão expressiva para as famílias. A corrida visa reunir cerca de 500 corredores, nas categorias de nove e seis quilômetros, além da caminhada de quatro quilômetros. A arrecadação de leite como parte das inscrições será destinada à Associação de Voluntários Contra o Câncer (AVOCC).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Autoescola Unitran (rua Prefeito Chagas,310), ou no site corpuseventos.com.br,  pelo valor de R$ 60, promoção para quem fizer as inscrições até o dia 20 de julho. Além disso, os atletas que se inscreverem até esta data terão o número de peito personalizado com os próprios nomes e escolha do tamanho da camiseta.
A Corrida do Homem é uma realização e organização da Aviya Assessoria & Eventos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e da TV Poços . A corrida também tem como parceiros o site Poços Já – Esporte e Bem Estar, Unitran, Massas Marinoni, Royal Coffee, Shopping Poços de Caldas, Porto Seguro Seguros, Palace Hotel, Brand News, Layout, INB, Start Outdoor, MAK Radio, Climepe, Hospital Poços de Caldas, Power Run e PUC – Engenharia Elétrica.

Nenhum comentário: