domingo, 2 de julho de 2017

Tem início o Torneio Municipal de Bocha João Maiochi

Poços de Caldas, MG - Teve início, na tarde de ontem, o Primeiro Torneio Municipal de Bocha João Maiochi. A competição está sendo disputada no campo do Country Club e a abertura oficial do evento contou com a presença do prefeito municipal Sérgio Azevedo, do secretário de esportes Wellington Guimarães, o Paulista, do vereador Álvaro Cagnani e do homenageado João Maiochi, que, emocionado, falou sobre a homenagem que recebeu ao dar nome para a competição organizada pela Secretaria de Esportes. “Neste campo joguei minha vida toda, 75 anos dedicado à bocha e receber esta homenagem me emociona Muito. Ajudei a construir este campo, venci muitos jogos e perdi outros tantos, mas o mais importante foram as amizades que construí neste tempo. Isto não tem preço”, disse João Maiochi, que estava presente com todos os familiares.
Para o secretário de Esportes, a satisfação de organizar mais um importante campeonato na cidade é grande, mas poder homenagear João Maiochi faz uma justiça com a bocha, pois se trata de uma das pessoas que mais incentivou este esporte na cidade. “Uma pessoa que fez tanto pelo esporte e merece esta homenagem por parte da Secretaria. Temos ainda como meta o incentivo à prática da bocha na cidade e este campeonato vai se tornar tradicional e podem contar com todo o apoio da Secretaria”, disse Paulista.

Os primeiros jogos

Depois da cerimônia de abertura tiveram início os jogos. Confira os resultados: Paulo Silva 18 x 24 César Maiochi; Osmar Piva 16 x 24 Antonio Maia; Martin Maiochi 24 x 16 Paulo Maiochi; Antônio Zanetti 24 x 12 Irineu Moreira; Celso Brusqui 24 x 22 Nelson Jacob; Durval Dalava 24 x 16 Joaquim Lázaro e Gilson Nascimento 24 x 16 Benedito Marcon. O prefeito Sérgio Azevedo acompanhou algumas partidas e destacou que outras pessoas do esporte também serão homenageadas. “Homenagear o sr. João Maiochi é uma satisfação muito grande, ele é uma lenda da bocha de Poços de Caldas. Vamos estender este tipo de homenagem para outros esportes e a cada ano reconhecer o trabalho de um ícone do nosso esporte e com isto estaremos valorizando estas pessoas, nosso esporte e também a cidade”, disse Sérgio Azevedo.


O homenageado

O veterano atleta João Maiochi tem 95 anos e há mais de  70 anos participa das atividades de bocha em Poços de Caldas.
Primogênito de 12 irmãos, João é filho de Giuseppe Maiochi e Maria Basso Maiochi, tradicional família de Poços e do bairro Vila Cruz.
Sua neta Rafaela Maiochi diz que tem muito orgulho do avô ser homenageado. “Acho uma justa homenagem a um homem que dedicou tantos anos de vida a este esporte. A família fica muito feliz”, diz.


A modalidade

A bocha é um dos esportes preferidos dos imigrantes italianos e em Poços isso não é diferente. Membros da família Maiochi dizem que desde pequenos, quando ainda moravam na zona rural, eles observavam os mais velhos jogarem bocha. Cresceram em contato com esse esporte e ainda hoje muitos deles praticam. Os primos Cesar e João Maiochi são dois dos maiores incentivadores do esporte e seus nomes estão diretamente ligados à bocha.

Nenhum comentário: