terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aventura e muito radicalismo nas trilhas da Serra de São Domingos


Poços de Caldas, MG - No último domingo Poços de Caldas recebeu uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Cross Country Olímpico da CBMTB - Confederação Brasileira de Mountain Bike. A competição foi disputada por 47 pilotos que largaram próximo a rampa de voo-livre. Um bom público prestigiou o evento. A prova também foi válida como uma das etapas do Campeonato Mineiro.

Aventura
A aventura dos pilotos pelo circuíto de cross country olímpico de Poços de Caldas foi bonita e radical. A reportagem acompanhou de perto a disputa pelas belas trílhas e presenciou a coragem e perícia dos ciclistas num percurso técnico e escorregadio. Devido as chuvas constantes que caíram na cidade no sábado, muito barro dificultava ainda mais o desempenho de todos.
Poços de Caldas esteve presente com pilotos de várias gerações. Nomes como Gijo, Adilson Durvalino, José Gabriel, Pedro Lemos, Gustavo Moreno, entre outros, fizeram bonito durante a disputa.

A disputa
Para ser campeão na categoria Pró (Elite) cada piloto teve que dar seis voltas pelo circuíto. O melhor nesta categoria foi Leandro Donizete. Na Pró Feminino, Josiane Danzieger foi a vencedora.
Na categoria Júnior, José Gabriel venceu com excelente desempenho. O piloto comemorou muito o resultado. “ Fiz uma belíssima prova. Larguei muito bem, entrando no singou track entre os cinco primeiros da Elite e primeiro na Júnior - categoria que atuei -, completei a primeira volta em quinto, acreditei em mim mesmo e fui além, ataquei o quarto e o terceiro e consegui me manter na posição. E com um conforto sobre o segundo colocado da categoria júnior até a chegada, me consagrando campeão brasileiro”, disse José Eduardo. O atleta tem apoio da Pedal Sport Poços de Caldas, Studio Personal H2O Essencial , Casas de Carnes e Frios Frimer, Casa de Tintas 7 Cores.
“Quero fazer um agradecimento especial para meu personal trainer Wagner Franco, meu treinador Célio Ferreira e minha fisioterapeuta Patrícia de Almeida pelo ótimo trabalho que eles estão fazendo comigo. Estou muito feliz com mais esse título importantíssimo”, disse José Eduardo.
Outra jovem revelação do esporte de Poços de Caldas é Gustavo Moreno. O piloto venceu na categoria Juvenil. Moreno dominou a prova quase que o tempo todo e cruzou a linha de chegada com sobras. Moreno tem apoio da Pedal Sport e da Togni S/A.
Entre os veteranos destaque para Luiz Lotti Neto, o Gijo e Adilson Duvalino. Gijo venceu na categoria Master D e Adilson terminou na segunda colocação na categorias Master E. Adilson agora se prepara para disputar o Downhill da Morte nas estradas da Bolívia.
No próximo final de semana Poços de Caldas continua sendo o centro das atenções no Mountain Bike brasileiro. A cidade sedia  a prova de Downhill, uma das modalidades mais radicais do MTB. Até ontem a competição já contavam com mais de 150 pilotos de todo Brasil inscritos, prometendo grandes disputas e muita adrenalina para o final de semana.
As competições são organizadas pela Federação Mineira de MTB e foi realizada com apoio da lei municipal de Incentivo ao Esporte nº 8624/09, tendo como incentivador a empresa Alcoa e patrocinadora a Prefeitura de Poços de Caldas.

O circuito
O circuito de cross country olímpico de Poços de Caldas fica localizado no alto da serra de São Domingos a aproximadamente 1.650 metros de altitude e tem acesso rápido com estrada asfaltada, a apenas 3 quilômetros do centro da cidade.
A pista fica em sua grande maioria dentro de uma floresta de pinus o que garante sombra aos atletas, mas o traçado exige muito do preparo físico, pois são poucos os trechos planos. Em um trecho da pista você está descendo uma forte descida e logo em seguida faz uma curva e logo vem uma subida muito íngreme, o que exige muito raciocínio rápido para saber trocar as marchas no momento certo.
O terreno em boa parte da pista é de terra batida, mas também tem muitas raízes e algum cascalho solto em alguns trechos, alguns pequenos saltos e alguns tobogãs de grande inclinação, sendo que nos mais difíceis existem passagens laterais(by-pass)para os atletas menos experientes passarem com segurança.
A extensão total da pista é em torno de 3,5 quilômetros com grande variação de altitude e agradou a todos, principalmente aqueles que gostam de circuitos desafiadores e técnicos.

Nenhum comentário: