domingo, 21 de outubro de 2012

Prefeito eleito diz que garantirá apoio aos atletas da cidade


Poços de Caldas, MG - O Mantiqueira conversou com o prefeito eleito Eloísio do Carmo Lourenço e seu vice Nizar El-khatib. Temas como apoio aos atletas e a parte estrutural da cidade foram bastante discutidos. O prefeito garantiu apoio total aos atletas da cidade dizendo que ninguém mais vai precisar deixar Poços de Caldas para encontrar condições melhores em outros locais. A criação de uma bolsa que visa remunerar os jovens talentos da cidade é uma das novidades prometidas. Quanto à parte estrutural ele deverá criar uma equipe para pequenos reparos que vai agir imediatamente na identificação de problemas, evitando casos como goteiras e sujeiras de pombos, comuns nas praças esportivas da cidade.

Profissionalização
O prefeito Eloísio promete muito trabalho na área esportiva. O fato de já ter praticado esporte durante muitos anos e seu vice Nizar ser  um reconhecido atleta são bons indícios de que teremos muitas novidades no setor. “O esporte muda a vida das pessoas e por isto nosso investimento neste setor será muito forte”, disse o prefeito eleito. Eloísio garante tratamento profissional para o esporte local e promoverá a integração entre as Secretarias de Esportes, Saúde e Educação. “O envolvimento destas Secretarias fará com que o esporte na cidade atinja um grande número de pessoas. Queremos que o esporte faça sua função que é a mudança de vida, uma qualidade na saúde e também na educação”, disse.

Apoio aos atletas
Ao longo dos últimos anos, Poços de Caldas perdeu muitos atletas. Casos como de Tatiele Roberta de Carvalho e Renato Rezende são os que chamaram mais a atenção. Tatiele é hoje uma conceituada atleta da equipe brasileira e com grandes possibilidades de disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Renato Rezende já é uma realidade. O piloto tem na bagagem uma Olimpíada e surge como favorito para uma medalha no Brasil em 2016. Ambos deixaram a cidade reclamando muito da falta de apoio. O prefeito eleito promete mudar este quadro de insatisfação. “Temos um projeto de inserir esporte em todas as escolas da cidade em tempo integral, sempre no contra-turno escolar”, disse. O prefeito vai implantar na cidade o projeto Mais Educação, do Governo Federal, que tem diversas atividades como aprendizado de idiomas, aulas de informática e esporte para crianças de todas as idades. Tudo terá acompanhamento de profissionais da área devidamente credenciados. Outro projeto do Governo Federal que será implantando será o Segundo Tempo. Este projeto é levado para determinada comunidade da cidade e terá recursos para manutenção de quadras, compra de material esportivo e pagamento de professores.

Busca de talentos
Após a implantação dos projetos nas escolas os profissionais irão garimpar talentos que podem representar a cidade em competições. Eloísio disse que os atletas selecionados serão atendidos por um programa paralelo que acompanhará de perto o desempenho dos meninos. Todos terão uma assistência diferenciada que possibilitará a cada um demonstrar e aprimorar seus talentos.

Bolsa
Outra importante ideia da próxima administração na área esportiva é implantação do Bolsa Atleta. Segundo Eloísio, esta bolsa irá remunerar os atletas locais, dando aos mesmos uma situação de estabilidade que permitirá que eles fiquem na cidade realizando seus treinamentos. “Durante a campanha identificamos que os recursos para isto não são muito grandes. Geralmente os atletas precisam de apoio para as viagens, alimentação e transporte. A falta deste apoio pesa muito na hora deles decidirem ir embora em busca de uma cidade que atenda suas necessidades. Muitos são bancados pelos pais, porém, depois de um certo tempo os pais não conseguem mais ajudar e estes meninos precisam se virar sozinhos. Vamos tratar este assunto com carinho e os atletas locais terão uma situação mais estável”, disse Eloísio. O prefeito sabe que em determinado momento o atleta realmente vai ter que sair, porém, enquanto ele estiver na cidade terá todo o apoio que precisar. “Claro que um atleta quando atinge determinado nível vai ter que sair. Ele vai ter que treinar numa seleção ou num clube de grande nome e aí não tem como segurar. Só que a saída dele será menos traumática”, completou.

Vitrine
O caso de Renato Rezende, que deixou Poços e chegou numa olimpíada representando Paulínia, foi citado por Eloísio como algo que não pode se repetir. Segundo o prefeito eleito, uma cidade jamais pode perder a chance de ser uma vitrine. “Poços investe muito na divulgação de seu nome e perder um atleta olímpico como foi o caso do Renato Rezende é lamentável. Não deve acontecer jamais. Como pode um garoto que nasceu para o esporte em Poços de Caldas, viveu uma vida esportiva na cidade e quando ele chega ao auge vai para uma olimpíada em Londres e quem leva a fama é Paulínia? Foi uma perda de divulgação do nome de Poços de Caldas e foi muito ruim. Estes atletas são vitrines para todos os meninos que sonham em vencer na vida. Não podemos permitir que casos assim se repitam”, disse Eloísio.

Oportunidades
A questão das drogas também foi lembrada por Eloísio. Ele salientou que o esporte ajuda a manter meninos e meninas longe deste problema e quanto mais opções eles tiverem, menos tempo terão para pensar em se desviar do bom caminho. “Os adolescentes infelizmente andam muito por este caminho. Se dermos para eles o rumo oposto que é a qualidade de vida, eles terão a chance de conviver com quem é vencedor e terão a oportunidade de ser alguém da vida. Queremos que estes meninos se entendam como praticantes do esporte e que tenham a vontade de ser alguma coisa boa na vida. Que tenham a vontade de conseguir as vitórias e isto é um fator de prevenção. Vamos tratar o esporte como uma forma de integração. Os meninos que se destacarem no esporte terão uma importância fundamental neste sentido. Eles serão exemplo para os mais novos”, disse Eloísio.

Estrutura
Outro problema grave enfrentado na cidade é a parte estrutural. É comum encontrar nos ginásios da cidade muitas goteiras, arquibancadas danificadas, redes furadas e sujeiras de pombos por todos os lados. A questão sempre foi muito cobrada da atual administração, porém, o problema continuou e incomoda todo mundo. O prefeito eleito disse que está ciente de tudo e que durante a campanha conseguiu identificar vários casos que precisam de atenção. “Quadras e ginásios da cidade estão num estado lamentável de abandono e vamos mudar este panorama”, disse. Uma equipe de manutenção deve ser criada para pequenos reparos. O prefeito afirmou que tem um compromisso de reforma em todas as unidades esportivas de Poços. “Entendemos que não adianta construir praças esportivas e mais praças esportivas e depois estes locais não tenham cuidado algum das autoridades. Para que nossos projetos funcionem bem e dentro do que planejamos, nossos ginásios e quadras precisam estar impecáveis”, disse. A reforma nas praças esportivas é prioridade e o prefeito eleito garante que os recursos para as melhorias já estão bem encaminhados. Sobre a reforma da pista de bicicross, Eloísio espera que a mesma seja inaugurada ainda na atual gestão, porém, ele disse que tem um amplo projeto de reforma no parque municipal. Dentre as melhorias no local, ele salientou que o campo de futebol society, que hoje se encontra em péssimas condições, terá uma atenção especial. Outro ponto lembrado pelo prefeito foi a pista de atletismo. “A pista hoje não é adequada para a prática de esportes e vamos procurar melhorar o local. Existe a intenção de colocar um piso que atenda corretamente a todos. Posso garantir que estamos estudando tudo que precisa ser feito e vamos realizar todas as melhorias possíveis”, disse o prefeito eleito.

Futebol profissional
Poços de Caldas possui atualmente duas equipes de futebol profissional. A Caldense, que disputa a primeira divisão do Campeonato Mineiro, e o Poços de Caldas FC, integrante do módulo II. Os dois times se queixam de falta de apoio do município e lamentam não conseguirem se manter em atividade o ano todo. A questão é polêmica, pois muitas pessoas acreditam que a cidade precisa apoiar o futebol profissional, enquanto outros acham que não. O prefeito garantiu que a questão será avaliada com carinho e não descarta qualquer ajuda para os times da cidade. “O profissionalismo do futebol passa por uma não dependência do dinheiro do poder público. As equipes precisam trabalhar profissionalmente na capitação de recursos para gerar suas receitas. A prefeitura pode ajudar de forma consistente conversando com as empresas e auxiliando os times na busca por patrocínio”, disse. Eloísio garante não ser contra um investimento da prefeitura no futebol em caso de urgência. “É um esporte que mexe com a paixão do brasileiro, estamos perto de sediar uma Copa do Mundo e temos que fazer investimentos. Se for o caso de precisarmos ajudar os times, vamos analisar com carinho, porém, se não precisar de recursos públicos será melhor para todos. Se tivermos que investir neste setor não acho errado e se formos solicitados vamos ver o que podemos fazer com o recurso viável dentro das possibilidades da prefeitura”, disse Eloísio.

Equipe
O prefeito evitou citar nomes de sua equipe esportiva. Segundo ele, haverá preferência por treinadores e pessoas que tiveram suas vidas ligadas ao esporte, que tenham conhecimento na área, profissionais que já estão trabalhando no setor também irão compor a equipe.

Competições
Poços de Caldas atualmente conta com a realização de algumas competições importantes do calendário nacional, como as Olimpíadas Escolares, ralis da Mitsubishi e Pegeout, além de treinamentos de seleções de base do voleibol brasileiro, entre outros eventos de grande porte. Eloísio garante que estes acontecimentos serão mantidos e algumas novidades ainda devem fazer parte do calendário esportivo da cidade. Uma das prioridades será o turismo de eventos. “Queremos que Poços de Caldas seja um polo e uma referência no setor esportivo. Temos estrutura para trazer eventos e vamos trabalhar muito neste sentido”, disse. O prefeito acredita que a ligação de seu vice com o esporte será um diferencial muito bom para a cidade. “O Nizar é um realizador de eventos esportivos e isto vai facilitar bastante neste sentido. Muitas coisas já estão sendo monitoradas, ele já tem um grande conhecimento, tem projetos em que atua com crianças e adolescentes e por isto a participação do nosso vice neste governo será fundamental”, disse Eloísio. Dentre os eventos que devem compor o calendário esportivo da cidade estão a Corrida da Fogueira e a criação de uma olimpíada escolar com mais modalidades para os alunos das escolas da cidade. “Vamos criar muitas opções, principalmente na área de atletismo e também em áreas olímpicas”, disse o vice-prefeito eleito Nizar. Existe a ideia de criar provas de atletismo que serão disputadas a cada início das estações do ano. “Temos muitas ideias diferentes que irão beneficiar os esportistas da cidade e queremos colocar tudo em prática”, disse. Nizar disse ainda que irá priorizar projetos para todas as idades. Neste governo deverão acontecer eventos como caminhadas ecológicas, em que as famílias serão beneficiadas. “Neste tipo de evento não existe limite de idade para participar e nossa cidade é muito privilegiada. Vamos estimular caminhadas aos museus e teatros. Nos espaços abandonados, que são muitos, vamos criar escolas de esportes que ensinarão atletismo, capoeira, danças, enfim, um monte de opções. Não queremos ninguém parado”, completou Nizar.

Igualdade
Eloísio garantiu que qualquer atleta que procurar por apoio será muito bem recebido e tudo será feito para que o atendimento agrade a todos. “Vamos abrir as portas para todos e queremos agradar o máximo possível”, finalizou o prefeito.

Nenhum comentário: