terça-feira, 23 de outubro de 2012

Equipe Verde é campeã da Maratona de Basquete


GUSTAVO MENDANHA
ACS Caldense

Poços de Caldas, MG - A equipe Verde foi campeã da 13ª Maratona de Basquete da Caldense, que teve início na noite de sexta (19), com os primeiros jogos da fase de classificação dos torneios de trios e de arremessos de três pontos, e reuniu cerca de 250 jogadores num ciclo de 18 horas de pura competição. O time esmeraldino triunfou ao vencer a equipe Branca por 672 a 629, num jogo que envolveu centenas de atletas em quatro categorias, e que teve 12 horas ininterruptas de duração.
Em quadra, alguns dos melhores jogadores de basquete da cidade deram show de habilidade em lances geniais em frente aos garrafões. Belas assistências e cravadas foram algumas das atrações da maratona, que se estendeu até a noite de sábado, com a fase final dos torneios de trios e de arremessos de três pontos, disputados paralelamente ao longo jogo entre as equipes Verde e Branca.

Torneios
A agitação tomou conta do ginásio Dr. Ronaldo Junqueira, na sede do clube, já durante as finais entre os trios masculinos e femininos. De um lado da quadra, as meninas faziam o jogo mais acirrado de toda a competição. Do outro, os principais jogadores do evento promoviam o duelo de maior nível técnico. A poucos segundos do fim do jogo, “As Panteras” – trio composto pelas consagradas atletas Bianca Ramos Rodrigues, Letícia Jonas de Freitas e Vitoria Nogueira Cintra – converteram uma cesta decisiva e venceram a final contra as jogadoras Bruna de Carvalho, Letícia Ferreira Ramos e Yolanda Gomes Cavini. Para Vitória, o título foi comemorado em dose dupla, pois a jovem atleta conquistou também o primeiro lugar no torneio de arremessos de três pontos, vencendo a colega Letícia de Freitas na decisão do torneio. “Estou muito feliz pela conquista dessas duas medalhas de ouro, pois sabemos do alto nível da competição. Todas nós, jogadoras da Caldense, fomos formadas dentro das maratonas de basquete, aprendendo muito sobre os fundamentos e macetes do basquete. E esses resultados hoje vêm nos mostrar que estamos no caminho certo, em sintonia com o grupo e com o esporte”, disse Vitória.

Veteranos 
Já no masculino, o trio “AAPDV”, formado pelos experientes Renan Freire Martins, José Nivaldo Honório Junior e Gustavo Ozias Borges, foi campeão do torneio ao derrotar o trio composto pelos jogadores Marcos Gonçalves Junior, Marcelo Terek dos Santos e Thalison Henrique Santana. Já nos arremessos de três pontos, o novato Gabriel Garcia Lopes faturou a medalha de ouro ao fazer uma campanha impecável no torneio, derrotando Vinicius Figueiredo Nogueira na final, e deixando para trás o veterano Renan Freire Martins, terceiro colocado da competição. “Não tenho palavras para descrever minha alegria neste momento. É muita emoção. Vencer o torneio de três pontos diante dos melhores jogadores da maratona é uma façanha incrível, da qual nunca mais me esquecerei”, comemorou emocionado o jovem Gabriel, acompanhado de sua família, que fez a festa no ginásio.

Solidariedade
A solidariedade foi outro ponto forte da 13ª Maratona de Basquete da Caldense. A organização conseguiu arrecadar pouco mais de uma tonelada de alimentos durante o evento, quantidade que agora será destinada a entidades assistenciais de Poços de Caldas. “Cada jogador inscrito doou 7 quilos de mantimentos no ato da inscrição, e esse é o belíssimo lado social da maratona, contribuindo com o social, ajudando pessoas carentes da nossa cidade”, ressaltou o coordenador de Esportes Especializados do clube, Wagner Sidney Silva.
Para o diretor de Basquete da Caldense, Júlio César de Freitas, o evento promoveu também a integração entre os praticantes da modalidade em Poços, gerando bons resultados dentro e fora da quadra. “Estamos muito felizes pelo sucesso da maratona, que investiu na solidariedade e socialização dos jogadores, junto à prática esportiva sadia. Apesar de um formato mais modesto, alcançamos nosso objetivo e traçaremos algo diferente para os próximos anos. Agradeço à Caldense pelo grande suporte dado para a realização do evento. Aos patrocinadores [Case Engenharia, L&A Móveis, Nutri Vidativa, Samuel Coiffure, Top Tours, Unimed e site mundodobasquete.com.br] e a todos os colaboradores da maratona, desde quem ajudou a pegar as bolas nos arremessos de três pontos até quem contribuiu financeiramente com o evento, o nosso obrigado”, declarou Freitas.

Nenhum comentário: