quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Jogadoras campeãs fazem balanço da campanha mineira no nacional


GUSTAVO MENDANHA
ACS Caldense

Poços de Caldas, MG - De volta a Poços de Caldas, depois da conquista do título nacional, junto à Seleção Mineira, no Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino Sub-15 (2ª Divisão), que aconteceu na capital federal entre os dias 25 e 30 de setembro, as jogadoras da Caldense Ana Laura de Assis Pereira, Letícia Jonas de Freitas e Vitória Nogueira Cintra se apresentaram na sede do clube, onde foram recebidas com alegria por toda a equipe do departamento de Esportes Especializados. As atletas participaram de gravações no estúdio da TV Caldense, onde fizeram um balanço da campanha mineira na competição nacional.
Durante a entrevista, as poços-caldenses afirmaram que “superação” é a palavra que resume a proeza da equipe estadual no campeonato. “Foi uma experiência inesquecível pela grandeza dessa conquista. Não foi fácil ficar longe de casa por quase duas semanas, tendo que enfrentar situações adversas dentro e fora das quadras nesse período de concentração. Então, o título expressa a dedicação e esforço de cada jogadora para levar Minas de volta à 1ª Divisão do Brasileiro”, definiu Letícia.

Rivalidades
A citação da jogadora logo foi explicada por uma das colegas de elenco, no que diz respeito às rivalidades internas que pairaram no ar durante a maratona de treinos e jogos da Seleção Mineira em Uberlândia e Brasília. “As rivalidades entre Caldense e Lavras foram um grande contraponto desde o início da concentração. As jogadoras não conseguiam desvincular essa alta competitividade, que surgiu nos campeonatos estaduais, do ambiente da Seleção. E isso nos trazia problemas durante os treinamentos. Após muito esforço por parte da comissão técnica, elas resolveram deixar para trás as rivalidades e passaram a nos tratar como irmãs, sabendo que, naquele momento, Caldense e Lavras não existiam mais, pois éramos Minas Gerais na competição, e que o que estava em jogo era o fortalecimento do elenco para a busca do título. Nesse sentido, o espírito de grupo foi decisivo para minimizar as rivalidades internas”, revelou Vitória.

Presença marcante
Outro fator positivo levantado pelas atletas foi a presença do treinador da Caldense, Júlio César de Freitas, na comissão técnica da Seleção. “A presença dele foi fundamental, pois nos ajudou quando precisávamos, nos apoiando integralmente. Quando tínhamos dúvida sobre algo, o Júlio era a primeira fonte de socorro que buscávamos. Era a pessoa em quem tínhamos a maior confiança dentro da comissão técnica. A presença dele foi decisiva para o nosso bom desempenho em quadra”, ressaltou Ana Laura.

Avanço
Para as atletas da Caldense, o título nacional representou um grande avanço em suas carreiras esportivas. Para Vitória, a conquista teve um significado ainda mais especial, pois veio no dia de seu aniversário. “Ser convocada para a Seleção foi o início de um sonho lindo, já que desde que começamos a treinar, essa era a nossa meta. E esse sonho começou a se tornar realidade e culminou com a conquista desse título de relevância nacional, que veio como presente de Deus bem no dia do meu aniversário. Essa experiência nunca mais será esquecida por mim, por minha família e também por todos aqueles que sempre me incentivaram na busca dos meus objetivos de vida”, definiu Vitória.

Janeth
Durante a estada da Seleção Mineira em Brasília, as atletas da Caldense tiveram oportunidade de assistir aos jogos da equipe profissional do Distrito Federal na liga nacional e conversar com grandes ídolos do basquete brasileiro, como a veterana Janeth, ex-jogadora da Seleção Brasileira e da WNBA (versão feminina da NBA). “Ela é a humildade em pessoa. Veio ao nosso encontro e nos contou um pouco de sua experiência como jogadora olímpica. A Janeth nos ensinou que sempre é possível alcançar nossas metas. Basta querer e treinar sempre”, destacou Letícia.

Mensagem
“Acreditar”. Esse foi o lema aprendido e vivenciado pelas três heroínas de Poços na conquista do Campeonato Brasileiro pela Seleção Mineira. “O apoio de toda a Caldense, desde nossas companheiras de equipe até a diretoria, foi essencial para a conquista dessa medalha de ouro. Às atletas do clube, a mensagem que temos a passar é que ‘tudo é possível sim’. Basta ter força de vontade para chegar lá. Desejamos continuar neste meio. Para o ano que vem, teremos que trabalhar duro, treinar de forma redobrada, para voltarmos às competições nacionais já em outra categoria, uma vez que não teremos mais idade para disputar competições sub-15, e as atletas acima dessa categoria são mais fortes e mais competitivas. Por isso, temos que estar à altura”, concluiu Vitória, a jogadora eleita seleção do campeonato.

Nenhum comentário: