domingo, 14 de outubro de 2012

Projeto Raquetinha revela talentos e motiva melhora no desempenho escolar


Poços de Caldas, MG - O Projeto Raquetinha, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte número 8.624, tendo como incentivadores a Alcoa Alumínio S/A e a Hotelaria Minas Gerais, vem se tornando num grande celeiro de talentos. Realizado nas dependências da Academia Tennis Center, e coordenado pelo professor Sérgio Alcântara, muitas crianças já mostram afinidade com a raquete.
O projeto se trata de uma iniciativa esportiva, em que são ministradas aulas de tênis para crianças e adolescentes com idade de 6 a 11 anos, estudantes da Escola Municipal Professor Júlio Bonazzi, situada no bairro Santa Maria. “No começo do ano compramos material para a iniciação do tênis e após dois ou três meses de aulas, tivemos que fazer um reajuste e pedir para a comissão municipal de incentivo ao esporte a compra de um material de um nível acima. Notamos que haviam crianças jogando tênis com boa qualidade, demosntrando uma certa facilidade para a prática do esporte e necessitando de serem trabalhandos em outro estágio”, contou o professor. A comissão aprovou a compra do material e com isto o projeto agora conta com material para iniciação e também para os alunos que estão num nível mais avançado do aprendizado. Alguns já participaram de festivais de tênis e os resultados foram surpreendentes. “Na verdade começamos um projeto achando que teríamos apenas uma iniciação e agora já estamos pensando em tornar estas crianças jogadores de tênis. Foi uma grata surpresa que mostra que o projeto é um grande sucesso”, conta o professor.
A reportagem esteve durante a semana na academia e acompanhou de perto uma das aulas. Os meninos e meninas mostram muita empolgação com as aulas e alguns realmente possuem boa habilidade. O pequeno Rafael Dias, aluno da quarta série, não consegue imaginar um dia ficar sem as aulas de tênis. “Adoro praticar o tênis. Gosto muito do esporte e o professor Serginho ensina a gente muito bem. Já consigo jogar bem e quero continuar jogando pra sempre”, disse Rafael, que disse se espelhar em Guga. “Quero me tornar um jogador igual a ele e conquistar muitos campeonatos”, disse Rafael.

Novo projeto
Esta semana o professor Serginho participou de uma reunião na Secretaria Municipal de Esportes para discutir as regras para os projetos de 2013. O projeto Raquetinha termina no final do ano e precisa ser aprovado pela comissão para ter continuidade na próxima temporada.  O professor está preparando a documentação para dar nova entrada com o projeto. “Gostei muito da reunião que foi bastante esclarecedora. A comissão que analisa os projetos é muito séria e fez questão de explicar a todos como a documentação precisa ser feita”, contou o professor. Segundo Sérgio Alcântara, o projeto do ano que vem deverá ter pequenas modificações. Uma das propostas será de apoio para os garotos terem a chance de participarem de torneios de tênis. “Estes meninos merecem esta chance. O prazer de trabalhar com eles é indescritível. É gostoso ensinar as regras do esporte para eles que estão sempre muito interessados. Eles merecem crescer no esporte pela dedicação que estão mostrando”, contou o professor.

Comportamento
A participação dos alunos da escola no Projeto Raquetinha acabou ainda trazendo um outro benefício para todos. A grande maioria teve o desempenho escolar melhorado tanto na parte didática, como a significativa melhora das notas, além da parte comportamental. O professor acompanha de perto o desempenho dos alunos na sala de aula.
“Esta é uma das regras. O aluno precisa estar estudando direito para fazer parte do projeto”, disse. Para a diretora da escola Júlio Bonazzi, Carolina de Vergenes Nogueira, o projeto acrescentou no contra-turno escolar das crianças e acabou sendo uma grande opção de lazer para todos. “Fomos procurados pelo Serginho para fazer parte do projeto. O esporte vem junto com a escola, até para que um auxilie o outro no aprendizado e por isto aceitamos fazer parte imediatamente. Esta parceria foi muito importante para todos pois só trouxe benefícios para as crianças”, disse a diretora.

Cobrança
Os alunos não aceitam ficar mais sem o projeto e cobram isto do professor. “Sou cobrado desde o início do projeto pela sua manutenção. Muitas coisas começam e acabam não tendo um longo prazo e não queremos isto para o Raquetinha. As crianças querem a continuidade e estou me empenhando por isto. Vou me esmerar na elaboração do documento e se Deus quiser vamos ter este projeto durante muitos anos na cidade”, prometeu o professor. “Por eles estive na reunião esta semana. É um projeto difícil de ser apresentado, com bastante documentos, bastante detalhes, muito sério e não quero errar na hora da apresentação”, finalizou Sérgio Alcântara.

 Serviço
As aulas de tênis de campo do Projeto Raquetinha são ministradas na Academia Tennis Center por Sérgio Alcântara, sendo realizadas às quintas-feiras em dois horários diferentes, sendo um diurno de 09:30 às 10:30 horas e um vespertino de 15:30 às 16:30 horas e sextas-feiras em um horário vespertino de 14:30 às 15:30. Em cada horário conta com um grupo de 16 crianças e adolescentes presentes.

Nenhum comentário: