quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Reportagem da ESPN chama pista de atletismo de Poços de indecente


Poços de Caldas, MG - Não precisa ser especialista no assunto para saber que a pista de atletismo de Poços de Caldas é completamente fora dos padrões para a prática esportiva. Este tema já foi tratado pelo Mantiqueira em diversas oportunidades, porém, nada mudou e o local continua sendo palco de competições importantes e treinamentos na formação de alunos da cidade. Agora, uma reportagem do canal pago ESPN constatou o que por aqui todos sabem. A pista é inadequada. Se para nós isto não é novidade alguma, para quem vem de fora o caso assusta.
Durante as Olimpíadas Escolares o Mantiqueira registrou alguns momentos ridículos acontecidos na referida pista. Durante a maior parte das provas, a poeira que se levantava do local criava uma situação constrangedora.
A cidade estava recebendo crianças do Brasil todo, treinadores gabaritados, além da mídia nacional. Claro que o fato não poderia passar em branco.
A reportagem da ESPN viu e “colocou a boca no trombone”.  Na semana passada exibiu uma reportagem sobre o tema. Enquanto a maioria das autoridades locais tentam vender a imagem de que Poços de Caldas tem estrutura de primeiro mundo e por isto recebe competições importantes como os jogos escolares, a ESPN tratou de mostrar que a cidade está longe disto.
A pista foi tratada o tempo todo com indecente e responsável pela contusão de diversos atletas. Apenas no primeiro dia de competições, 28 crianças tiveram que receber atendimento médico por lesões causadas pelo solo, formado de pedra brita misturado com pó de pedra. Esta mistura deixa a pista sem aderência e causa inúmeros riscos aos jovens praticantes do atletismo.
Durante a reportagem alguns professores se mostraram indignados. O técnico da equipe de Mato Grosso, Marcos Vieira, disse que disputa os jogos em Poços há quatro anos e a pista ainda piorou neste período. Já Fernando Oliveira, da Universidade Federal de Lavras,  lamenta as condições do local e disse que a pista é completamente inadequada por causar lesões sérias nos atletas.
Outro depoimento é de Edgar Hubner, um dos homens fortes do Cob. Segundo ele, algumas providências como uma melhor raspagem no solo havia sido solicitada, porém isto acabou não sendo feito.
A pista foi construída com um orçamento de R$ 10 milhões, porém, a reportagem da ESPN acredita que este dinheiro foi investido de forma incorreta. Ainda na parte financeira, a reportagem afirma que o dinheiro “correu a rodo” e o Cob teve um grande lucro com os jogos realizados em Poços de Caldas, porém, alguns luxos desnecessários foram vistos pela cidade durante a realização das Olimpíadas Escolares.
Os jogos aconteceram em Poços em setembro e reuniram 4.493 participantes de 26 Estados, além do Distrito Federal.

Outros problemas
A reportagem da ESPN ainda abordou o problema das drogas e da violência contra crianças na cidade. Uma reportagem do Mantiqueira sobre o tema foi exibida pelo canal. A ESPN, no entanto, não repercutiu outros problemas nas praças esportivas da cidade, talvez pelo fato deles não viverem o dia a dia esportivo na cidade. Ginásios com goteiras, sujeira de pombos, pouca iluminação também fazem parte do nosso esporte e isto pode ser presenciado por qualquer um que acompanha as atividades esportivas locais.
No último final de semana o pouco caso com o esporte na cidade voltou a se repetir em pelo menos duas praças esportivas. No sábado, durante jogos do Campeonato Infantil, o campo do Santa Rosária estava sem marcação alguma. Os árbitros pediram bom senso das equipes, que resolveram jogar mesmo nas condições precárias. Era praticamente impossível saber o local exato de uma falta ou se uma bola havia saído de campo. Já no domingo o sempre problemático Juca Cobra foi inundado. A chuva tomou conta do local e atrasou em uma hora a rodada da Copa do Comércio de Futsal. Sem contar o problema constante com os  pombos no local, que parecem “mirar” a cabeça de todos que estão abaixo. Outro problema do Juca Cobra são as arquibancadas. A estrutura está enferrujada e oferece grande perigo aos torcedores.

Serviço
A matéria completa da ESPN pode ser conferida pelo link: http://espn.estadao.com.br/video/285313_historias-do-esporte-jogos-olimpicos-escolares-revelam-problemas-e-promessas-do-esporte-brasileiro

Nenhum comentário: