domingo, 7 de outubro de 2012

Professor Jorge Delnero ministra curso na Academia Tênnis Center


Poços de Caldas, MG - Jorge Delnero é uma das grandes autoridades no tênis brasileiro . Formado em Educação Física, atua como professor desde 1996 e se tornou um nome bastante solicitado para palestras e cursos. Recentemente ele representou o Brasil numa conferência realizada no Egito.
Durante todo o dia de ontem Delnero ministrou um curso para professores de Poços e região. O evento foi realizado na Academia Tennis Center. A estrutura do local foi bastante elogiada pelo professor. Segundo Delnero, poucas cidades no Brasil possuem uma academia com quadras cobertas e professores capacitados como acontece em Poços de Caldas.

O curso
Com foco na parte de estratégia e tática de jogo, formatado tanto para professores, quanto para tenistas, o evento em Poços de Caldas foi considerado um grande sucesso. Todos saíram bastante satisfeitos com o que aprenderam.
 “Muitos jogadores atuam durante vários anos e acabam não tendo a oportunidade de assistir uma palestra. Com isto, acabam sendo vulneráveis em alguns quesitos, principalmente na tática de jogo”, disse o professor. Ele ressalta que muitos tenistas de talento poderiam ter uma carreira mais vitoriosa, mas acabam pecando pela falta de tática e pouca concentração mental. “Quem pensa que isto acontece apenas com amadores se engana. No circuito mundial existem tenistas fortes fisicamente, muito bons tecnicamente, mas carentes na forma de jogar a partida.  Não sabem como definir un ponto, matar um jogo. Eles possuem o armamento mas não combinam bem a seleção de golpes”, lamentou Delnero. O curso ministrado ontem na Tennis Center abordou justamente estes pontos, levando uma base para os profissionais e atletas que tiveram a oportunidade de participar do evento.
Delnero destacou o interesse dos professores da região pelo tema. O curso ministrado em Poços contou com 18 pessoas e em sua maioria este público foi de profissionais da área.  “São pessoas que dão aulas no dia a dia e deixaram suas famílias e alunos para estarem aqui fazendo uma importante capacitação”, disse.
O professor comentou com o Mantiqueira que vê um bom futuro no tênis brasileiro. A modalidade que teve grandes nomes como Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten, vive um momento de transição. “Hoje somos o terceiro do mundo que coloca juvenis no ranking mundial. Este número é bastante significativo e acredito que dentro de uns quatro ou cinco anos teremos vários jogadores entre os quarenta melhores do mundo”, disse o professor.  “Nosso objetivo não é mais “fazer” um Guga. Ele foi um raio que caiu no Brasil e dificilmente isto se repetirá. Queremos, e  precisamos, colocar o maior número de tenistas possível entre os 100 do mundo”, completou.
O professor defendeu Tomaz Bellucci, o atual melhor tenista brasileiro. Bellucci está entre os 40 melhores do mundo, mesmo assim é muito criticado. “Ele, atingiu um lugar onde pouca gente tem condições de chegar e as críticas são completamente infundadas”, disse.
O tênis feminino também foi destacado devido ao terceiro lugar na Fed Cup juvenil.   “Este crescimento da modalidade no Brasil tem o dedo dos Correios.  A credibilidade voltou com o apoio da estatal ao esporte”, finalizou o professor . A palestra se encerrou por volta das 19hs.
 O professor Sérgio Alcântara, da Academia Tennis Center, ressaltou a importância do curso ministrado pelo professor na cidade. Foi a primeira vez que Poços recebeu um evento abordando sobre estratégia, tática e técnica da modalidade. “O evento recebeu alguns jovens tenistas, mesclados com professores de cidades como Machado, Pirassununga, Santa Rita do Passa Quatro, São João da Boa Vista e de Poços de Caldas. Todos estão buscando uma atualização e um algo mais para passar aos seus alunos. Foi muito bacana este interesse. Quero ainda destacar os alunos que treinam conosco na Caldense. Eles foram incentivados pelo presidente do clube, Antônio Bento Gonçalves, e ganharam este grande presente de aprendizado”, disse Serginho.

Nenhum comentário: