quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Renato Rezende comemora título e aposta em novos ares para o esporte de Poços


Poços de Caldas, MG - A reportagem recebeu ontem a visita de Renato Rezende, principal piloto do BMX brasileiro da atualidade. Renato foi representante do Brasil nas Olimpíadas de Londres e surge como um dos favoritos para uma medalha olímpica no Rio em 2016. Sua fase é tão boa, que o atleta acaba de conquistar o título Sul-Americano no Chile, mesmo se recuperando de contusão sofrida em Londres. O resultado no Chile no final de semana acabou surpreendendo até mesmo o atleta, que não vinha treinando em tempo integral devido a contusão. A rotina de Renato ultimamente foi baseada em tratamento e fisioterapia, o que acabou afastando o piloto dos treinos com a bicicleta e pista.  “Para competir em Londres eu treinei demais, me dediquei muito e acredito que isto fez a diferença no Chile. Minha cabeça estava muito boa e mesmo não acreditando muito que poderia vencer, meu foco foi sempre o primeiro lugar”, disse Renato.
O piloto destaca que a parte emocional fez a diferença e compensou o fato de fisicamente ele não estar no melhor de sua forma. Outro fator positivo destacada pelo atleta foi a pista recém inaugurada onde foi realizado o Sul-Americano. Poucos ciclistas haviam disputado competições no local, o que acabou deixando o campeonato num nível de igualdade entre os favoritos. Uma das vantagem de Rezende é sua rápida adaptação as pistas e este fato acabou sendo um diferencial que pesou bastante na hora da prova decisiva. “O resultado me deixou muito feliz. Fui com o pensamento de fazer pontos para o ranking e as coisas acabaram acontecendo de uma forma sensacional”, disse Rezende.


Duelo com argentino

Para ficar com o título de campeão Sul-Americano, Renato Rezende travou um duelo emocionante com o argentino Ernesto Pizarro. O brasileiro largou atrás, ultrapassou o rival, que deu o troco em seguida e faltando pouco metros para a chegada, Renato deu o bote final e chegou na primeira posição.

Família talentosa
A família Rezende foi duplamente representada no Chile. Eduardo Rezende, irmão de Renato, competiu pela categoria Junior Man e chegou na final. O atleta venceu todas as baterias, porém, acabou sofrendo uma queda e ficou fora do pódio. Eduardo representou o clube Paulínia/Petrobras. Ano que vem ele se junta ao irmão Renato na elite e a promessa são de grandes duelos em família.

 Recuperação
A recuperação de Renato pouco tempo após a queda em Londres foi uma grata surpresa para todos. O atleta já descarta qualquer possibilidade de cirurgia. “Antes do Chile eu competi no Canadá e acabei ficando nas quartas. Meu ombro não estava nada bom e isto prejudicou muito. Fiz um trabalho de fortalecimento e graças a Deus as coisas foram bem feitas. Hoje não sinto mais nada e meu ombro está 100%”, disse. Renato deve realizar um treinamento especial com seu pai, Paulão Rezende, mestre de jiu-jitsu. Segundo o atleta, estas aulas serão para ele aprender a cair e se machucar menos durante as competições.  “Este trabalho visa eu me machucar menos na hora que a queda for inevitável. O Jiu-Jitsu vai me ajudar, muito pois suas técnicas são muito boas e desafiadoras”, continuou.


Terra do Mickey Mouse

O próximo desafio de Renato será na terra do Mickey Mouse. Com apoio da Dirt Bike, de Poços de Caldas e do Monreale, o piloto vai disputar o Disney Cup. “Estarei realizando o sonho de ir para os Estados Unidos disputar esta prova e quero mais uma vez representar o Brasil muito bem”. falou Renato Rezende. A prova acontece em Orlando e terá três dias de competições.

Pista de Poços
Renato elogiou a pista de Poços de Caldas, que está em fase final de construção no Parque Municipal. No últimos dias o piloto ajudou na construção e acredita que será um local muito bom para seus treinamentos quando estiver de passagem na cidade. “Grande parte da pista foi eu que fiz junto com o Caic Milani, que está morando em Americana. Pegamos na enxada e fizemos o traçado. No local haviam tratores trabalhando, o pessoal da prefeitura estava fazendo o trabalho, porém, não tinham muita noção do que fazer. Acabamos dando as instruções e eles fizeram tudo muito bem e com muito boa vontade. A pista praticamente está terminada, faltando detalhes finais. Com boa vontade,  logo os pilotos de Poços terão um grande local para seus treinamentos”, contou Renato.

Esperança
Sempre muito crítico ao tratamento ao esporte local dado pelas autoridades de Poços, Renato está esperançoso que com a mudança do cenário político, o esporte da cidade venha a ganhar. Ele cogita até a possibilidade de voltar para a cidade caso tenha condições e apoio para praticar o esporte que gosta perto da família.  “Espero que os novos gestores olhem para o esporte e que nossos atletas não fiquem abandonados como estavam. O vice-prefeito eleito, Nizar, chegou a comentar, durante a campanha, que o esporte será uma das prioridades do novo governo. Ele inclusive citou meu nome ao falar que a cidade não pode perder seus talentos. Tomara que eles realmente incentivem o esporte. Um atleta de auto rendimento precisa de apoio. As escolinhas precisam de incentivo e continuidade. Queremos pessoas na secretaria de esportes que realmente gostem no esporte da cidade e que ajudem os atletas. Sempre são as mesmas pessoas que estão a frente da pasta. Infelizmente são pessoas que não incentivam o esporte de auto rendimento e isto realmente precisa mudar”, finalizou Rezende.

Filhos de volta
Paulão Rezende vê a possibilidade em ter a família de volta a cidade. “Estou colocando muita fé de que as coisas vão melhorar no esporte de Poços. Quero meus filhos perto de mim, treinando aqui, se preparando em alto nível aqui. O Nizar é um homem do esporte e sei que junto com o Eloísio, eles vão olhar por todos os atletas locais que sofreram durante anos apoio para representar a própria cidade”, disse Paulão.

Nenhum comentário: